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Economia Internacional e Globalização 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No final do semestre, o estudante deverá:
(i) descrever a evolução histórica da Economia Internacional;
(ii) explicar, distinguir e discutir as principais teorias explicativas do comércio internacional;
(iii) distinguir os benefícios e custos dos diferentes níveis de integração económica;
(iv) identificar as moedas e taxas de câmbio;
(v) explicar o funcionamento dos mercados cambiais;
(vi) explicar a importância do investimento direto estrangeiro;
(vii) aplicar as teorias explicativas do investimento direto estrangeiro.

Pré-Requisitos Recomendados

Introdução à Economia

Método de Ensino

A metodologia adotada é do tipo expositivo-ativo, recorrendo sempre que adequado, em paralelo, à apresentação de exemplos ilustrativos. No decurso das aulas serão utilizadas técnicas pedagógicas como a exposição, o debate, e a resolução de Estudos de Caso em grupo com acompanhamento tutorial (learning by doing).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Âmbito da Economia Internacional
1.2. Globalização: a globalização económica
1.3. Comércio internacional
2. Teorias do Comércio Internacional
2.1. O mercantilismo
2.2. A teoria das vantagens absolutas
2.3. A teoria das vantagens comparativas
2.4. Outras teorias do comércio internacional
3. Política Comercial e Integração Económica
3.1. Política comercial
3.2. Integração económica
4. Integração Financeira Internacional e Política Cambial
4.1. A convertibilidade da moeda e os regimes cambiais
4.2. O mercado cambial e a balança de pagamentos
4.3. O futuro dos sistemas monetários internacionais.
5. Investimento Direto Estrangeiro (IDE)
5.1. Tipos de IDE
5.2. O papel das multinacionais
5.3. Teorias do IDE

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Krugman, P., Obstfeld, M. & Melitz, M. (2015), International Economics: Theory and Policy, 10th Edition, Pearson.

Africano, A.P., Castro, F.B., Fonseca, M., Afonso, O., Forte, R. & Alves, R.H. (2018), Comércio Internacional – Teorias, Políticas e Casos Práticos, Almedina.

Bibliografia Complementar

Bénassy-Quéré, Agnès, Coeuré, Benoît, Jacquet, Pierre and Pisani-Ferry, Jean (2010), Economic Policy: Theory and Practice, Oxford University Press.

Gerber, J.(2017), International Economics, 7th Edition, Pearson Education.

Medeiros, E. R. (2013), Economia Internacional: Comércio e Finanças, 9ª Edição, Escolar Editora.

Planificação Semanal

Semanas 1-2: Introdução: (i) Âmbito da Economia Internacional; (ii) Comércio internacional; Globalização.
Semanas 3-7: Teorias explicativas do comércio internacional: (i) O mercantilismo, (ii) A teoria das vantagens absolutas; (iii) A teoria das vantagens comparativas; (iv) Outras teorias do comércio internacional
Semanas 8-10: Política Comercial e Integração Económica.
Semanas 11-13: Moeda e Taxa de Câmbio
Semanas 14-15: Investimento Direto Estrangeiro (IDE)

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos foram desenhados para que os estudantes adquiram conhecimentos específicos sobre todos os aspetos ligados à atividade económica entre as nações. A lecionação das matérias especificadas no programa permitirá aos alunos a obtenção de uma visão global sobre a evolução ao longo dos tempos da atividade económica entre as nações, bem como o debate sobre a importância do sistema comercial e dos diferentes níveis e entidades de integração económica.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A exposição teórica das matérias acompanhada de exemplificações reais e atuais permite aos estudantes reconhecer a importância dos conteúdos lecionados e alcançar os objetivos definidos para a unidade curricular. A análise e discussão de casos de estudo permitirão ao estudante o relacionamento entre a aprendizagem teórica e a sua aplicação prática.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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