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Gestão de Pessoas 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Esta unidade curricular visa promover competências no domínio da Gestão de Pessoas, de modo a contribuir para a gestão do principal activo de qualquer organização moderna. Contribui-se, deste modo, para a melhoria da competitividade das organizações e a valorização dos seus colaboradores. Os alunos adquirirão competências que permitam:
1. Enquadrar estrategicamente a actividade de Gestão de Pessoas
2. Planificar e operacionalizar as directrizes de um plano de RH
3. Desenvolver e implementar um plano de recrutamento e selecção
4. Desenvolver e implementar um plano de desenvolvimento de pessoas
5. Reconhecer as principais ferramentas de gestão de carreiras
6. Reconhecer os principais elementos da gestão de desempenho
7. Desenvolver e implementar esquemas de gestão de recompensas
8. Reconhecer os principais desafios da gestão de pessoas em ambiente internacional

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Método misto, contemplando técnicas expositivas/demonstrativas e técnicas activas, como discussão de casos e resolução de problemas.
Os alunos Erasmus são aconselhados a agendar periodicamente tutorias com o professor.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Gestão de Pessoas (GP) nas organizações
1.1. Natureza e evolução histórica da função
1.2. Enquadramento legal da GP
2. Planeamento e Análise Organizacional
2.1. Análise e descrição de funções
2.2. Gestão previsional de Pessoas
3. Atracção de Pessoas
3.1. Recrutamento
3.2. Selecção
3.3. Integração
3.4. Novas tendências no RSI
4. Desenvolvimento de Pessoas
4.1. Planeamento da Formação
4.2. Desenvolvimento de Competências
4.3. Gestão de Carreiras
4.4. Novas tendências no desenvolvimento de pessoas
5. Retenção de Pessoas
5.1. Gestão da avaliação de desempenho
5.2. Gestão de remunerações e incentivos
5.3. Novas tendências na retenção de pessoas
6. Gestão Internacional de Recursos Humanos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ARMSTRONG, Michael (2006) Strategic Human Resource Management – A guide to action, 3rd ed., London, Kogan Page.
CÂMARA, Pedro B.; RODRIGUES, Joaquim Vicente; GUERRA, Paulo Balreira (2013) Humanator XXI. Recursos humanos e sucesso empresarial. Lisboa, D. Quixote.
REES, Gary; SMITH, Paul (2014) Strategic Human Resource Management An International Perspective, London, SAGE.
ARMSTRONG, Michael (2017) Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice, 14th ed., London, Kogan Page

Bibliografia Complementar

Cartwright, S. & Cooper, C.L. (2012). The Oxford handbook of personnel psychology. Oxford University Press (978-019-9655881-6).
Pina, M & Rego, A. (2009). Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos. Editora RH
Pina e Cunha et al (2010). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Redman, T. and Wilkinson, A. (2006) Contemporary human resource management: text and cases (2ªed.). FT/Prentice Hall.

Planificação Semanal

Semana 1: Introdução à Gestão de Pessoas (GP) nas organizações
Semana 2: Planeamento e Análise Organizacional
Semana 3: Atracção de Pessoas
Semana 4: Atracção de Pessoas
Semana 5: Atracção de Pessoas
Semana 6: Apresentação do Caso 1
Semana 7: Desenvolvimento de Pessoas
Semana 8: Desenvolvimento de Pessoas
Semana 9: Apresentação do Caso 2
Semana 10: Retenção de Pessoas
Semana 11: Retenção de Pessoas
Semana 12: Retenção de Pessoas
Semana 13: Apresentação do Caso 3
Semana 14: Gestão Internacional de Recursos Humanos
Semana 15: Gestão Internacional de Recursos Humanos

Coerência do programa para com os objetivos

O objectivo 1 é alcançado pelo tema 6 dos conteúdos programáticos O objectivo 2 é alcançado pelo tema 2 e parcialmente pelos temas 3, 4 e 5 dos conteúdos programáticos O objectivo 3 é alcançado pelo tema 3 dos conteúdos programáticos O objectivo 4, 5 e 6 são alcançados pelo tema 4 dos conteúdos programáticos O objectivo 7 é alcançado pelo tema 5 dos conteúdos programáticos O objectivo 8 é alcançado pelo tema 7 dos conteúdos programáticos

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os métodos expositivos e demonstrativos permitem atingir todos os objectivos de aprendizagem. Os métodos activos permitem atingir especialmente os objectivos de aprendizagem 2, 3, 4 e 7

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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