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Comunicação Integrada nos Meios Digitais 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

a) Compreender as metodologias e estratégias do processo de comunicação;
b) Compreender como funciona o meio online e o relacionamento das pessoas com as marcas através deste;
c) Saber usar as plataformas e conteúdos para a implementação de campanhas de comunicação nos meios digitais;
d) Desenvolver um plano de comunicação, construindo uma estratégia para a criação e difusão de mensagens com base nos meios online e offline;

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Nas horas de contacto, o processo de ensino/aprendizagem estará orientado para o conhecimento teórico-prático, necessário à elaboração de um projeto de comunicação interdisciplinar em conjunto com a UC de Gestão de Marcas.
Os conhecimentos serão transmitidos em sessões teórico-práticas com exposição de casos de estudo, com a respetiva análise dos mesmos.
Nas horas de não contacto, os alunos serão alvo de uma participação ativa, analisando e resolvendo casos práticos, procurando fomentar a discussão das matérias expostas e a relação destas com os casos apresentados.

Conteúdos Programáticos

1. Natureza e o conceito da comunicação;
2. Comunicação estratégica: elementos da política de comunicação, públicos, segmentação, meios e mensagens;
3. Comunicação na era digital: o meio online e a interatividade como eixo de novas metodologias de comunicação;
4. Plataformas e meios para transmissão de mensagens com base em conteúdos digitais;
5. Estratégia e desenvolvimento de conteúdos para comunicação online;
6. Planeamento estratégico de comunicação – estratégia, desenvolvimento e implementação de um plano;

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A. Young (2014) Brand Media Strategy: Integrated Communications Planning in the Digital Era, New York, Palgrave Macmillan.
Tracy L. Tuten, Michael R. Solomon (2014) Social Media Marketing, 2nd ed., London, SAGE Publications.
Stephan Dahl (2015) Social Media Marketing: Theories and Applications, London, SAGE Publications.
Javier Curtichs, Sandra Antunes, Antonio Toca (2011). Sentido Social – A Comunicação e o Senso Comum na Era da Internet Social. Platano Eitora.
Dowd, T., Niederman, M., Fry, M., Steiff, J. (2013). Transmedia: One Story Many Media. New York: Focal Press.
Scolari, C. A., (2013).Narrativas Transmedia: Cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Centro Libros PAPF.

Bibliografia Complementar

n/a

Planificação Semanal

Semana 1.
Natureza e o conceito da comunicação;

Semana 2.
Comunicação estratégica: elementos da política de comunicação, públicos; comunicação institucional

Semana 3.
Comunicação estratégica: segmentação, meios; comunicação interna e endomarketing

Semana 4.
Comunicação estratégica: mensagens;

Semana 5
Comunicação na era digital: o novo consumidor online

Semana 6.
Comunicação na era digital: o meio online e a interatividade como eixo de novas metodologias de comunicação (Social Media)

Semana 7 e Semana 8.
Plataformas e meios para transmissão de mensagens com base em conteúdos digitais (SEO, SEM e Google Ads);

Semana 9.
Trabalhos práticos

Semana 10.
Estratégia e desenvolvimento de conteúdos para comunicação online (marketing de conteúdo)

Semana 11 e Semana 12
Planeamento estratégico de comunicação – estratégia, desenvolvimento e implementação de um plano;

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo a) é atingido pelos conteúdos programáticos 1 e 2;
O objetivo b) é atingido pelo conteúdo do ponto 3;
O objetivo c) é atingido pelos conteúdos dos pontos 4 e 5 dos conteúdos programáticos.
O objetivo d) é atingido pelo ponto 6 dos conteúdos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas teórico-praticas com exposição de casos serão orientadas para os objetivos objetivos a), b) e c);
As aulas teórico- praticas com desenvolvimento de um projeto prático serão orientadas ao objetivo d).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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