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Gestão Estratégica 2019/2020

  • 15 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular (UC) de Gestão Estratégica tem como objetivo dar a conhecer as
principais teorias da gestão estratégica e dar uma visão interdisciplinar das questões contemporâneas da gestão estratégica. Esta UC adota uma abordagem diversificada para compreender o desempenho da empresa.
Concluída esta unidade curricular, o estudante deverá:
1. Estar familiarizado com as tradições teóricas, empíricas e metodológicas da gestão estratégica;
2. Ter adquirido conhecimento aprofundado de todo o processo de gestão estratégico, os seus componentes chave e os instrumentos usados na formulação e implementação estratégica;
3. Conseguir dominar as ferramentas de formulação e implementação estratégica e aplicá-las a casos concretos, relacionando-os com as teorias fundamentais da área;
4. Compreender como comunicar a análise e diagnóstico estratégico desenvolvido;
5. Ter desenvolvido as competências de análise e avaliação critica para conseguir contribuir para o conhecimento em gestão

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Esta UC é Teórico - Prática, dando particular relevo às atividades de pesquisa, organização, análise crítica e estudo conduzidas pelo aluno.
Serão realizados seminários com oradores convidados, para apresentação e discussão de casos concretos. Isto irá enriquecer a experiência da sala de aula e realçar o papel que os instrumentos e processo estratégico têm num mundo empresarial, dinâmico e exigente.
Para as aulas será necessário os alunos virem preparados com os materiais já lidos para poderem participar de forma ativa nas discussões. Para isso, cada aluno terá que preparar um resumo critico de um artigo para uma aula (20% da nota final). Adicionalmente, cada aluno será designado líder de uma sessão de debate, onde terá a responsabilidade de conduzir o mesmo e no final de preparar um documento com uma visão integral dos artigos e casos debatidos (30% da nota final). Por fim, cada aluno terá que elaborar um artigo científico em Gestão Estratégica (50% da nota final).

Conteúdos Programáticos

I. Introdução
• Definição de Estratégia
• Definição da organização – metáforas da teoria organizacional
•A variável dependente em gestão estratégia: medir o desempenho
II. Análise Externa
•Teoria da relação organização-envolvente
•Análise da Indústria
•Estrutura de mercado
III. Análise Interna
•Visão Baseada em Recursos
•Visão Baseada em Conhecimento
•Capacidades Dinâmicas
IV. Formulação Estratégica
•Liderança estratégica e a tomada de decisão
•Influência da gestão de topo (Top Management Teams & Upper Echelons Theory)
•A perspetiva cognitiva na formulação estratégica
V. Implementação Estratégica
•Pessoas e Processos
•Aprendizagem Organizacional e adaptação
VI. Evolução e Controlo
•Mudança Estratégica

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Barney, J. (2001). Is the resource-based view a useful perspective for strategic management research? Yes. Academy of Management Review, 26: 41-56.
Eisenhardt, K.M. & Martin, J.(2000). Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, 21:1105-1121.
March and Sutton (1997). Organizational performance as a dependent variable,
Organization Science 8(6): 698-706
McGahan, A.M. & Porter, M.E. (1997). How much does industry matter, really? Strategic Management Journal 18: 15-30
Mintzberg, H., & Waters, J. A. (1985). Of Strategies, Deliberate and Emergent. Strategic Management Journal 6 (3):257–272.
Morgan, G. (1986). Images of Organizations. Newbury Park: Sage.
Oxley, J., J. Rivkin, M. Ryall.(2010). The Strategy Research Initiative: Recognizing and encouraging High quality research in strategy. Strategic Organization,8(4): 377-386.
Porter, M. E. (1996). What Is Strategy? Harvard Business Review, Nov/Dec, 61-78
Kaplan, S. (2011). Research on cognition a

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

O programa proposto pretende capacitar os estudantes com conhecimentos sólidos dos principais fundamentos teórico-práticos e familiarizá-los com as temáticas contemporâneas da gestão estratégica. O primeiro capítulo proporciona uma introdução à gestão estratégica e à sua importância no que se refere ao desempenho da empresa. No segundo capítulo exploram-se os componentes essenciais que comportam a análise do meio envolvente e indústria. No capítulo 3 aborda-se numa perspectiva estratégica a organização interna. O capítulo 4 visa fornecer e analisar as principais ferramentas de formulação estratégica. Estes conhecimentos permitem contribuir para a explicação e desenvolvimento do capítulo 5 – implementação da estratégia. Finalmente, no capítulo 6 apresentam-se as ferramentas estratégicas de avaliação e controlo do processo de gestão estratégica.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia de ensino apresentada visa garantir o acompanhamento do aluno de forma coerente ao longo do processo de aprendizagem, de modo a garantir que cada aluno apreenda tradições teóricas e metodológicas fundamentais da gestão estratégica e o conhecimento profundo de como é desenvolvido a análise e formulação estratégica (objetivos de aprendizagem 1 e 2).
Promovendo uma maior independência na realização de investigação aplicada na área da gestão estratégica permitirá atingir os objetivos 3 e 5. Apresentação e discussão dos artigos e estudos de caso propostos para cada aula, irá auxiliar aos alunos desenvolver as suas capacidades de comunicação (objetivos de aprendizagem 4) e apreciação crítica (objetivos de aprendizagem 5).
Durante os seminários, pretende-se que os alunos percebam e discutam as opções estratégicas tomadas pelas empresas convidadas, o que esta diretamente relacionado com o objetivos de aprendizagem 3.
A abordagem dos vários casos, quer na sala de aula, quer n

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
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