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Gestão da Qualidade 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de…

1. Explicar os princípios fundamentais da Gestão pela Qualidade Total.
2. Desenvolver competências que lhe permitam integrar-se com facilidade em organizações que adotam ou venham a adotar a Gestão pela Qualidade Total.
3. Desenvolver, implantar, analisar e melhorar continuamente os Sistemas de Gestão da Qualidade
4. Conhecer e explicar os outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho).
5. Desenvolver competências de trabalho e de investigação individual, bem como a apresentação e discussão de trabalhos.

Pré-Requisitos Recomendados

N.d.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos de trabalho colaborativo e métodos ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Resolução guiada de problemas.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos básicos de Gestão da Qualidade.
2. Custos da Qualidade.
3. Sistema Português da Qualidade.
4. Técnicas, Ferramentas e Metodologias da Qualidade.
5. A Norma ISO 9001: 2015.
6. Sistemas de Gestão Ambiental.
7. Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
8. Gestão da Qualidade Total.
9. Modelos de Excelência e Prémios de Qualidade.
10. Gestão de reclamações.
11. Gestão da Qualidade nos Serviços.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Branco,Rui Fazenda (2012),O Movimento da Qualidade em Portugal O contributo da gestão da qualidade para a gestão global das organizações, Edição/reimpressão, Edições Vida Económica.
David L.Goetsche Stanley Davis(2012), Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality, 7th Edition, Prentice Hall
Romana, Fernando (2013), O Gestor Lean, edições IPAM

www.apq.pt (Associação Portuguesa para a Qualidade)
www.asq.org (American Society for Quality)
www.caf.dgaep.gov.pt (Estrutura Comum de Avaliação – Common Assessment Framework)
www.efqm.org (European Foundation for Quality Management)
www.ipq.pt (Instituto Português da Qualidade)
www.iso.ch (International Organization for Standardization)

Bibliografia Complementar

Feigenbaum, A. (1991), “Total Quality Control”, 3rd. Ed., McGraw-Hill.
Juran, Joseph e Gryna, F. (1993), “Quality Planning and Analysis”, 3rd. Ed. McGraw-Hill.
Liker, Jeffrey K., Ross, Karyn (2016), The Toyota Way to Service Excellence: Lean Transformation in Service Organizations, McGraw-Hill Education
Pardy, Wayne, Andrews, Andy (2010), Integrated Management Systems: leading strategies and solutions, Lanham: Governement Institutes
Pinto, A. e Soares, I. (2009), “Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação”, Ed. Sílabo.
Saraiva, M. e Teixeira, A. (2009), “A Qualidade numa perspectiva multi e interdisciplinar”, Ed. Sílabo.

Planificação Semanal

1 Apresentação: programa, bibliografia, avaliação. Regras para a elaboração de trabalhos. Conceitos básicos.
2 Introdução à Gestão da Qualidade: conceitos básicos. Análise de um caso.
3 Principais filosofias da Qualidade. Análise de casos.
4 Custos da Qualidade. Análise de casos.
5 Movimento da Qualidade em Portugal. Análise de casos.
6 Sistema Português da Qualidade. Análise de casos.
7 Família das normas ISO 9000. Análise de casos.
8 Técnicas, Ferramentas e Metodologias da Qualidade.
9 Sistemas de Gestão Ambiental.
10 Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
11 Gestão da Qualidade Total. Modelos de Excelência e Prémios de Qualidade.
12 Gestão de Reclamações.
13 Gestão da Qualidade nos Serviços.
14 Apresentação de trabalhos/avaliação.
15 Apresentação de trabalhos/avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que pretende enquadrar a importância da Gestão da Qualidade.
Cada um dos capítulos desenvolvidos ao longo das aulas está estruturado de forma a permitir a compreensão de cada área da Gestão da Qualidade e o relacionamento com outros Sistemas de Gestão.
Os conteúdos programáticos permitem ao aluno desenvolver uma visão integrada desta área na vida das empresas.
O 1º objetivo é desenvolvido nos conteúdos 1 e 8 do programa; o 2º nos conteúdos 2, 9, 10 e 11; o 3º nos 2º, 4º e 5º; o 4º objetivo nos conteúdos 6º e 7º. O objetivo 5º relaciona-se com todos os conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria, com a participação dos alunos (objetivos 1 e 4), e a aplicação de métodos ativos e demostrativos (objetivos 2, 3 e 5) permitem aos alunos a familiarização com os conceitos e a aplicação a situações reais.
O sistema de avaliação adotado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e ao valorizar processos autónomos de aprendizagem e investigação, desenvolve as capacidades de análise crítica e de argumentação do aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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