Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Economia e Gestão da Inovação 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender a relevância dos investimentos em I&D para o reforço da cultura de inovação e do seu contributo para o negócio; 2. Saber aplicar os modelos e instrumentos para melhorar a capacidade inovadora; 3. Compreender a inovação aberta e saber valorizar as suas especificidades; 4. Reconhecer a inovação social e saber aplica-la;5. Saber implementar Sistemas de Gestão da IDI

Pré-Requisitos Recomendados

Concluída a UC Organização de Empresas.

Método de Ensino

O método expositivo-ativo será utilizado para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo. Utiliza-se ainda uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1º. A inovação e os seus efeitos no desenvolvimento sustentado das organizações; 2º. Natureza e Classes de Inovação e abordagem aos Modelos de Inovação; 3º. Motivações e Constrangimentos à Inovação; 4º. Abordagem à Inovação Social; 5º. Abordagem à Inovação Aberta;6º. Implementação de Sistemas de Gestão da IDI.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

How Innovation Works , by Matt Ridley , Kindle Edition , 2020
Soumodip Sarkar, Empreendedorismo e Inovação, 3ª edição, 2014, Escolar Editora;
Managing Innovation: Integrating Technological, Market And Organizational Change, by Joe Tidd John Bessant (Author), 2015
Manual do innovation Scoring da Cotec 2º. edição, 2017

Bibliografia Complementar

Jorge Vasconcellos Sá, Magda Pereira, Fátima Olão e Elizabeth Borges, COMO INOVAR – A minha empresa é o meu primeiro emprego, 2015, Grupo Editorial Vida Económica.
Informação de Patentes, Criatividade e Inovação: O Caso de Portugal relativamente às áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina (Portuguese) Paperback – 2018 by Sérgio Paulo Maravilhas Lopes

Planificação Semanal

1 e 2ª.Aula: A inovação e os seus efeitos no desenvolvimento sustentado das organizações; 3º. Aula: Motivações e Constrangimentos à Inovação; 4 e 5º. Aula: Natureza e Classes de Inovação e abordagem aos Modelos de Inovação; 6º, 7º. E 8º. Abordagem aos modelos de inovação; 9º e 10º.Aula: Abordagem à Inovação Social; 11º. Aula: Abordagem à Inovação Aberta; 12ª e 13. Apresentação dos projetos; 14ª e 15ª. Implementação de sistemas de gestão da IDI.

Coerência do programa para com os objetivos

Para os objetivos 1 e 4 contribuem as matérias lecionadas no ponto 1 do programa, os quais permitirão um desenvolvimento das competências dos alunos relativamente à compreensão do contexto e sua evolução. O objetivo 2 é assegurado pelas secções 2, 3 e 4 do programa que permitirão aos alunos compreender e implementar os Modelos de Inovação. Para o objetivo 3 contribuem as matérias lecionadas no ponto 5, 6 e 7 do programa, os quais permitirão ao aluno compreender e implementar os instrumentos de Gestão da Inovação.
Para o objetivo 5 contribuem as matérias lecionadas no ponto 10 e para o 6 as lecionada nas matérias 11 e 12º.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo-ativo será empregue para apresentar os principais conceitos subjacentes aos objetivos da UC. O método interrogativo, a resolução de exercícios práticos e a análise e discussão de casos de estudo têm como finalidade a aquisição de competências dos seis objetivos da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)