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Política Económica 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta unidade curricular o aluno deverá:
1. identificar os principais instrumentos de política económica;
2. compreender o processo de elaboração da política económica;
3. compreender as diferenças e complementaridades da análise económica e política;
4. compreender e utilizar os principais conceitos da teoria da política económica;
5. compreender e aplicar a teoria da política económica
6. desenvolver a análise crítica dos impactes da política económica e compreender os debates actuais.

Pré-Requisitos Recomendados

Microeconomia, Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira e Crescimento Económico

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas.
A componente teórica é essencialmente caraterizada pela exposição oral dos conteúdos programáticos, sendo incentivada a participação dos alunos a partir de métodos ativos de ensino. Para o aprofundamento das matérias desenvolvidas os alunos deverão ler diversos capítulos de livros seminais.
A componente prática tem como principal objetivo aplicar a matéria teórica lecionada.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos fundamentais de Política Económica
2. Política Orçamental (PO)
3. Política Fiscal (PF)
4. O Desafio das Alterações Climáticas
5. Política Monetária (PM)
6. Política Cambial (PC)
7. Políticas de Crescimento Económico (PCE).

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bénassy-Quéré, Agnès, Coeuré, Benoît, Jacquet, Pierre and Pisani-Ferry, Jean (2010), Economic Policy: Theory and Practice, Oxford University Press.
Tirole, Jean (2018), Economia do Bem Público, Lisboa: Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

Alesina, Alberto, and Guido Tabellini. (2007). “Bureaucrats or Politicians? Part I: A Single Policy Task.” American Economic Review 97: 169-179;
Akerlof , George (1970), The Market for "Lemons": Quality Uncertainty and the Market Mechanism, The Quarterly Journal of Economics, Vol. 84,
No. 3 (Aug., 1970), pp. 488-500;
Clarida, R, J. Gali, and M. Gertler (1999), "The Science of Monetary Policy: A New Keynesian Perspective", Journal of Economic Literature, 37. pp. 1661-707.
Persson, T. (1998), "Economic Policy and special interest politics", The Economic Journal, 108, pp. 310-27.
Sutherland, A. (1997), "Fiscal crises and aggregate demand: can high public debt reverse the effects of fiscal policy?", JPE, 65. pp. 147-62.
Rogoff, K. (1985), "The optimal degree os Commitment to an Intermediate Monetary Target", Quarterly Journal of Economics, 100. pp. 45-78.
Solow, R. (1956), "A Contribution to the Theory of Economic Growth"

Planificação Semanal

Semanas 1 - 2: Capítulo 1
Semanas 3 - 4: Capítulo 2
Semanas 5 - 6: Capítulos 3-4
Semana 7: Revisões e Teste
Semanas 8 - 9: Capítulo 5
Semana 10: Capítulo 6
Semanas 11 - 12: Capítulo 7
Semana 13: Revisões e Teste
Semanas 14 - 15: Apresentação dos trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos do programa foram desenhados para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos e actualizados nos principais temas da política económica.
Objectivo 1 - todos os capítulos
Objectivo 2 - capítulo 1
Objectivo 3 - capítulo 1
Objectivo 4 - todos os capítulos
Objectivo 5 - capítulos 2-4
Objectivo 6 - capítulos 2-4

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A componente teórica das aulas permite aos alunos contextualizar a Política Económica como uma aplicação avançada de questões micro e macro económicas. A componente prática das aulas permite aos alunos interpretar os vários indicadores económicos e perceber as suas implicações. O sistema de avaliação adotado na unidade curricular fomenta a análise e discussão dos problemas na aula e valorizar a capacidade de análise e de argumentação do aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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