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Economia Pública 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos:
- Compreendam de forma sistemática a necessidade de existência de um Estado e os diferentes papéis que o mesmo pode assumir num sistema económico contemporâneo.
- Compreendam o trade-off existente entre equidade e eficiência, presente na maior parte dos problemas relativos à organização política e económica do Estado.
- Sejam capazes de discutir de forma fundamentada as diferentes questões relacionadas com a organização do estado e com a despesa pública: Votações, informação assimétrica e externalidades.
- Sejam capazes de discutir de forma fundamentada as questões relacionadas com a obtenção de receita por parte do Estado: Nomeadamente, que sejam capazes de avaliar as vantagens e desvantagens de um certo sistema de tributação.
- Interpretem de forma adequada os problemas atuais dos Estados contemporâneos e do Estado Português.

Pré-Requisitos Recomendados

Microeconomia, Macroeconomia

Método de Ensino

Metodologia Expositiva, interrogativa e de sala invertida: Sendo uma unidade curricular onde os alunos têm alguns conhecimentos básicos e opiniões sobre a matéria e os problemas em questão, a apresentação da matéria permitirá de forma contínua questionar os alunos sobre os tópicos que estão a ser apresentados, confrontando-os com as opiniões que têm sobre o assunto e convidando-os a discutir os problemas apresentados com o resto da turma.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: conceitos fundamentais
2. O Setor Público: estrutura, dimensão e crescimento
3. Eficiência e Falhas de Mercado
4. Distribuição e Justiça Social
5. O Sistema Fiscal

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Pereira, Paulo Trigo; Afonso, António; Arcanjo, Manuela; Santos, José. (2016) Economia e Finanças Públicas. Escolar Editora (5/E)

Stiglitz, Joseph; Rosengard, Jay. (2015) Economics of the Public Sector. W. W. Norton & Company (4/E)

Bibliografia Complementar

Pereira, Paulo Trigo. (2010) Portugal: Dívida Pública e Défice Democrático. Fundação Francisco Manuel dos Santos

Pereira, Paulo Trigo; Nunes, Francisco. (2020) Economia e Finanças Públicas- Da Teoria à Prática. Almedina (6/E)

Planificação Semanal

1. Introdução
2. Introdução
3. O Setor Público: estrutura, dimensão e crescimento
4. O Setor Público: estrutura, dimensão e crescimento
5. O Setor Público: estrutura, dimensão e crescimento
6. Eficiência e Falhas de Mercado
7. Eficiência e Falhas de Mercado
8. Revisão de Conteúdos e Primeiro Teste da Avaliação Contínua
9. Eficiência e Falhas de Mercado
10. Distribuição e Justiça Social
11. Distribuição e Justiça Social
12. Distribuição e Justiça Social
13. O Sistema Fiscal
14. Revisão de conteúdos; Teste Final da Avaliação Contínua
15. Apresentação dos Ensaios

Coerência do programa para com os objetivos

A necessidade de existência de um Estado, os diferentes papéis que este pode ter no sistema económico de um país e o “trade-off” entre eficiência e equidade estão detalhados na primeira parte dos conteúdos programáticos. O aluno aperfeiçoará a resposta a este primeiro objectivo ao longo da unidade curricular.
A segunda, terceira e quarta partes dos conteúdos programáticos permite ao aluno atingir o objectivo relativo a melhor compreensão dos fenómenos políticos que levam à formação de uma maior ou menor despesa pública. De igual forma, a quinta parte dos conteúdos programáticos detalha os mecanismos de construção e as principais problemáticas relativas à obtenção de receita fiscal por parte do Estado.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia de ensino baseada na discussão e na troca de opiniões entre os alunos sobre os temas permite, à medida que os conteúdos programáticos são apresentados de forma expositiva, uma melhor compreensão dos próprios conteúdos e um consequente aumento da probabilidade de sucesso de obtenção dos objectivos por parte dos alunos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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