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Economia Industrial e da Regulação 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Os alunos devem ser capazes de descrever e explicar as determinantes das estruturas económicas dos mercados, nomeadamente as estruturas oligopolistas, as estratégias de concentração e outros comportamentos estratégicos das empresas que visem influenciar a estrutura do mercado onde operam. Devem ainda lograr apresentar e explicar os instrumentos de intervenção governamental a nível de política industrial e de concorrência.

Pré-Requisitos Recomendados

Microeconomia; Análise Microeconomica de Mercados

Método de Ensino

Metodologia expositiva/ativa; metodologia interrogativa; Metodologia da Sala de Aula Invertida

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Definição de Economia Industrial
1.2. Questões Centrais da Economia Industrial
1.3. O Papel das Políticas Governamentais
1.4. Paradigma da Economia Industrial
2. Estruturas de Mercado
2.1. Concentração Horizontal
2.2. Concentração Vertical
2.3. Concentração Global
2.4. Medidas de Concentração
2.5. O Papel do Regime Jurídico e da Autoridade da Concorrência
3. Modelos de Oligopólio
3.1. Teoria dos Jogos
3.2. O Modelo de Cournot
3.3. O Modelo de Cournot: Aplicações
3.4. O Modelo de Bertrand
3.5. O Modelo de Stackelberg
3.6. Fusões Horizontais
4. Estruturas de Mercado e Comportamento das Empresas
4.1. Preço Limite
4.2. Proliferação de Produtos
4.3. Diferenciação de Produtos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Pepall, L., Richards, D., Norman, G. (2014) Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications. (5/E) Wiley-Blackwell

Marques, A., Macedo, D., Pereira, D., Leal, P., Neves, S. (2018) Economia Industrial: Teoria e Prática. Almedina

Legislação sobre: “Regime Jurídico da Concorrência”, Decreto-lei 48/IX:
http://www.concorrencia.pt/vPT/A_AdC/legislacao/Documents/Nacional/Lei_19_2012-Lei_da_Concorrencia.pdf

Bibliografia Complementar

Varum, C., Valente, H., Resende, J., Pinho, M., Sarmento, P., Jorge, S. (2018) Economia Industrial. Teoria e Exercícios Práticos. (2/E). Lisboa: Edições Sílabo

Planificação Semanal

1
Apresentação
1.1 Definição de Economia Industrial
2
1.2. Questões Centrais da Economia Industrial
3
1.3. O Papel das Políticas Governamentais
1.4. Paradigma da Economia Industrial
4
2.1. Concentração Horizontal
5
2.1. Concentração Horizontal
6
2.2. Concentração Vertical
2.3. Concentração Global
7
2.4. Medidas de Concentração
2.5. O Papel do Regime Jurídico e da Autoridade da Concorrência
8
Revisões para o primeiro teste da avaliação contínua.
Primeiro teste da avaliação contínua
9
3.1. Teoria dos Jogos
10
3.1. Teoria dos Jogos
3.2. Modelo de Cournot
11
3.3. Modelo de Cournot: Aplicações
12
3.4. O Modelo de Bertrand
3.5. O Modelo de Stackelberg
13
3.6. Fusões Horizontais
14
4.1. Preço Limite
4.2. Proliferação de Produtos
4.3. Diferenciação de Produtos
15
Revisões para o segundo teste de Avaliação Contínua
Segundo teste da avaliação contínua

Coerência do programa para com os objetivos

A sequência dos conteúdos programáticos da unidade curricular estão adaptados aos objectivos, fazendo inicialmente uma apresentação de Conceitos Introdutórios nos pontos 1.1, 1.2 e 1.4; explicam-se os instrumentos de intervenção governamental a nível de política Industrial e da Concorrência no ponto 1.3, seguindo-se a abordagem aos temas relacionados com as estruturas de mercado (determinantes das estruturas económicas dos mercados nomeadamente as estratégias de concentração) no ponto 2, passando às estruturas oligopolistas no ponto 3, e no ponto 4 abordam-se os temas do comportamento estratégico das empresas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Na medida em que os objectivos propostos se concentram na descrever e explicar as determinantes das estruturas económicas dos mercados, a metodologia adoptada cumpre aqueles objectivos, iniciando com explicações teóricas seguidas de aplicação a casos reais, nomeadamente notícias sobre os temas lecionados por forma a demonstrar a importância bem como a atualidade dos mesmos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
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