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Comportamento Organizacional 2019/2020

  • 7.5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i. Examinar e compreender as bases teóricas e os estudos empíricos mais relevantes na área do comportamento organizacional;
ii. Analisar, comparar e sintetizar o estado da arte em temas específicos e fundamentais do comportamento organizacional, através da leitura e discussão de artigos científicos relevantes e actuais;
iii. Interpretar e discutir os desafios que se colocam às organizações na óptica do comportamento organizacional, propondo soluções para problemas concretos;

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

As aulas assumirão essencialmente formatos participativos, baseando-se em métodos activos. Neste contexto, os alunos serão convidados a realizar leituras prévias e a apresentar e discutir as suas conclusões durante as aulas, em debates orientados.
Adicionalmente, os alunos serão expostos a situações concretas e reais, sendo chamados a analisar e interpretar as ditas situações, apresentando e defendendo possíveis soluções, suportadas nos conhecimentos produzidos no âmbito do comportamento organizacional.

Conteúdos Programáticos

1. Grandes Marcos da Teoria do Comportamento Organizacional
2. Temas Fundamentais do Comportamento Organizacional
a. Indivíduo
b. Grupo
c. Organização Sistémica
3. Novas Tendências e Desafios em Comportamento Organizacional
a. Diversidade
b. Inovação e Mudança
c. Work-Life Balance
d. Abordagens Positivas ao Contexto de Trabalho
e. Desafios Geracionais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Anderson, DL (2014) Organization Development: The Process of Leading Organizational Change, Third Edition, SAGE Publications
Freire, A (2015) Mapa EGOS – Transforme a sua Vida Pessoal e Profissional, Bertrand Editora
Robbins, S. & Judge, T. (2017). Organizational Behavior (17th ed.). Harlow: Pearson Education
Podsakoff, N. P., Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., Maynes, T. D. and Spoelma, T. M. (2014), Consequences of unit-level organizational citizenship behaviors: A review and recommendations for future research. J. Organiz. Behav., 35: S87–S119
Schaufeli W.B., Taris T.W. (2014) A Critical Review of the Job Demands-Resources Model: Implications for Improving Work and Health. In: Bridging Occupational, Organizational and Public Health. Springer, Dordrecht
Lyons, S. & Kuron, L. (2014) Generational differences in the workplace: A review of the evidence and directions for future research. J. Organiz. Behav., 35: S139–S157

Bibliografia Complementar

Berg, J.(2016). Balancing on the Creative Highwire: Forecasting the Success of Novel Ideas in Organizations. Administrative Science Quarterly, 61, 3, 433-468
Day, D. V., & Dragoni, L.(2015). Leadership development: An outcome oriented review based on time and levels of analyses. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2, 133-156

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

O exame e compreensão das bases teóricas do comportamento organizacional (objectivo i.) será atingido através do primeiro tópico dos conteúdos programáticos.
A análise, comparação e síntese do estado da arte em temas específicos (objectivo ii.) será atingido através do segundo tópico dos conteúdos programáticos.
A interpretação dos desafios actuais que se colocam às organizações (objectivo iii.) será atingido através do terceiro tópico dos conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas participativas, com recurso a métodos activos, servirão sobretudo para o cumprimentos dos objectivos de aprendizagem i. e ii.
O contacto com problemas concretos e reais permitirá essencialmente cumprir com o estipulado no objectivo iii.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSim 
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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