Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Sistemas de Informação para a Gestão 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

(1) Descrever o conceito "sistema de informação"
(2) Identificar o papel dos sistemas e tecnologias de Informação na gestão das organizações
(3) Identificar e caraterizar tipos de sistemas de informação
(4) Identificar as melhores praticas a adotar para aumentar o impacto do STI
(5) Utilizar sistemas de Informação; Software Primavera (ERP) e Qlikview (BI); Excel avançado

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum

Método de Ensino

Recorrer-se-á a diferentes estratégias da aprendizagem ativa (aula invertida, discussão em grupo e inter-grupos, brainstorming, role playing, casos de estudo, entre outras), método expositivo, seminários, prática guiada e exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

1. Sistemas de Informação
a. Conceito de sistemas de informação
b. Papel e impacto dos STI nas organizações
c. Evolução da digitalização nas organizações: novos modelos de organização
2. Sistemas de Informação e a estratégia organizacional
a. Práticas a adotar
b. Planear e selecionar SI
3. Caraterísticas e funcionalidades de diferentes tipos de SI de gestão: ERP, CRM, SCM, BI
4. Utilização de um ERP (Primavera) e um BI (Qlickview); Excel Avançado

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Mallach, Efrem G., Information Systems - what every business student nedds to know, CRc Presse, 2016
Pearlson, K.E. e C. S. Saunders, Managing and Using Information Systems A Strategic Approach, John Wiley & Sons, 2016
Chaffey, D. e Wood S., Business Information Management: Improving Performance Using Information Systems, Prentice Hall, 2014

Bibliografia Complementar

Consultar Moodle

Planificação Semanal

SEMANA 1: Apresentação da unidade curricular, objetivos de aprendizagem, avaliação, métodos de ensino
SEMANA 2: Conceito de sistemas de informação; Papel e impacto dos STI nas organizações
SEMANA 3: Evolução da digitalização nas organizações: novos modelos de organização
SEMANA 4: Apresentação TP + Excel
SEMANA 5: Excel
SEMANA 6: Excel
SEMANA 7: Trabalho Excel
SEMANA 8: Alinhamento SI com estratégia organizacional
SEMANA 9: ERP
SEMANA 10: CRM, SCM, BI
SEMANA 11: Teste
SEMANA 12: ERP PRIMAVERA
SEMANA 13: ERP PRIMAVERA
SEMANA 14: ERP PRIMAVERA
SEMANA 15: Momento 4 de avaliação ( prova prática em grupo Primavera)

Coerência do programa para com os objetivos

Através da identificação dos SI organizações os alunos ficarão capazes de Identificar o papel dos sistemas e tecnologias de Informação na gestão das organizações. De forma a ficarem aptos para conhecer o impacto dos sistemas e tecnologias de Informação na gestão das organizações e a identificar as melhores praticas a adotar para aumentar o impacto do STI serão apresentados novos modelos de negócio suportados pelos STI, discutida a necessidade do alinhamento do SI com a estratégia organizacional e das melhores práticas a adotar. Finalmente através da apresentação e caracterização de diferentes tipos de STI os alunos ficarão capazes de caraterizar diferentes tipos de STI e definir SI. Através da demonstração e prática guiada os alunos ficarão capazes de utilizares diferentes sistemas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para qualquer um dos cinco primeiros objetivos de aprendizagem recorrer-se-á sempre a diferentes estratégias da aprendizagem ativa. Através de pesquisas e discussão em grupo e inter-grupos os alunos descreverão o conceito de sistema de informação e identificarão o papel das tecnologias de informação nos sistemas de informação. Através de leituras guiadas, um seminario, visualização de vídeos e discussão em grupo e inter-grupos os alunos reconhecerão o impacto dos sistemas de informação nas organizações e identificarão as melhores práticas a adotar para aumentar o impacto os STI. Para que os alunos fiquem a saber caracterizar tipos de sistemas de informação (ERP, CRM, BI e SCM) recorrer-se-á ao método expositivo com interpolação pelos alunos e seminário. Para qualquer um destes objetivos no final das aulas colocar-se-ão questões para se conciliarem conceitos e elaborar-se-á o mapa de conceitos. Através da demonstração (Primavera, QlikView, Excel) os alunos ficarão capazes de saber usar estes sistemas

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)