Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Sociedade da Informação e do Conhecimento 2019/2020

  • 3 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
i. Explicar a influência das tecnologias de informação na sociedade, nas organizações, nas comunidades e a nível individual
ii. Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e saber selecioná-los de acordo com as necessidades
iii. Descrever as tendências e perspetivas de evolução das tecnologias de informação no contexto da licenciatura
iv. Analisar as vantagens da utilização das diferentes tecnologias de informação no contexto da licenciatura
v. Conhecer as aplicações das tecnologias de informação na resolução de problemas em vários setores de atividade
vi. Compreender os aspetos sociais, éticos e legais da utilização das TI em diferentes contextos
vii. Utilizar as ferramentas de suporte ao trabalho a desenvolver no contexto da licenciatura.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Nas aulas Seminário utiliza-se o método expositivo-ativo para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com o visionamento de videos e a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Algumas aulas de Seminário serão reservadas para apresentações de empresas visando os tópicos lecionados e, em particular, de soluções e aplicações de TI utilizadas no mercado.
Nas aulas TP, utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1. As Tecnologias da Informação (TI) na sociedade da informação e conhecimento
1.1. Perspetivas sobre os impactos das TI
1.2. Alteração das estruturas organizacionais e hábitos
1.3. A importância da informação
1.4. As TI estão a realizar funções anteriormente desempenhadas por seres humanos
2. Infraestruturas de TI
2.1. Componentes da infraestrutura de hardware
2.2. Plataformas de sofware
2.3. Plataformas móveis
2.4. Internet e redes de computadores
3. Aspetos sociais, éticos e legais das TI
4. Tecnologias emergentes e disruptivas
5. Ferramentas de suporte ao trabalho no contexto da licenciatura

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Laudon, K. e Laudon, E. (2016) Management Information Systems – Managing the Digital Firm, 14th Edition, Person Edition Education Limited, England.

Loureiro, H. (2013) EXCEL 2013 Macros & VBA, FCA.

Marques, P., Costa, N. (2013) Word 2013 fundamental, FCA.
Jesus, C. (2011) Exercícios de Word 2010 & 2007, FCA.

Rodrigues , L. S. (2016). Utilização do EXCEL para Economia & Gestão, FCA.

Williams, B. e Sawyer, S. C. (2015) Using Information Technology, 11/e, McGrawHill Higher Education.

Planificação Semanal

A planificação semanal está disponível na área da unidade curricular de cada curso no Moodle.
Planificação de Seminário
01ª semana, Apresentação da UC
02ª semana, O Mundo Digital
03ª semana, A sociedade da Informação e a Sociedade do Conhecimento
04ª semana, A importância da informação
05ª semana, Word
06ª semana, Empresa Digital/Comercio eletrónico
07ª semana, Hardware e Software
08ª semana, Seminário
09ª semana, Páscoa
10ª semana, PowerPoint
11ª semana, Aspetos Sociais, éticos e legais das TSI
12ª semana, Queima das fitas
13ª semana, O Futuro: Tecnologias emergentes e disruptivas
14ª semana, Exame
15ª semana, Ferramentas de suporte ao trabalho colaborativo

Planificação de TP
01ª semana, Excel
02ª semana, Excel
03ª semana, Excel
04ª semana, Excel
05ª semana, Excel
06ª semana, Apoio à primeira fase do trabalho
07ª semana, Apresentação da primeira fase do trabalho
08ª semana, Excel
09ª semana, Pascoa
10ª semana, Excel
11ª semana, Excel
12ª semana, Queima das fitas
13ª semana, Excel
14ª semana, Apoio à segunda fase do trabalho
15ª semana, Apresentações da segunda fase do trabalho

Coerência do programa para com os objetivos

O obj. (i) é endereçado pelo ponto (1) do programa. O obj. (ii) é visado pelo ponto (2), uma vez que o aluno ficará a conhecer as características diferenciadoras dos diferentes tipos de infraestrs. TI existentes. O obj. (vi) é assegurado por (3), uma vez que o aluno conseguirá identificar as implicações éticas e legais inerentes à utilização das TI em diferentes contextos. O ponto (4) contribuirá para a satisfação dos objs (iii), (iv) e (v), dado que o aluno conseguirá, numa 1ª. fase, reconhecer as tendências e perspetivas de evolução das TI. O aluno compreenderá ainda as vantagens da utilização dessas tecnologias em vários setores de atividade, identificando aplicações no endereçamento de problemas em vários domínios. Finalmente, o ponto (5) permitirá a concretização do obj. (vii) criando competências práticas através da realização de vários exercícios tipo e de um proj. prático que endereçará um problema organizacional no contexto da licenciatura.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos. A utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula serão utilizados para a interação frequente com os alunos, com vista a estimular o seu pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais. A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais. O visionamento de vídeos e as apresentações por parte de empresas serão utilizados para os alunos obterem conhecimentos complementares de alguns tópicos lecionados, assim como de soluções e aplicações utilizadas no mercado. A resolução de exercícios práticos será utilizada para verificar a capacidade dos alunos de aplicarem os conhecimentos obtidos em situações reais de contextos organizacionais. O desenvolvimento do projeto prático tem como

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)