Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Sociedade da Informação e do Conhecimento 2019/2020

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
i. Explicar a influência das tecnologias de informação na sociedade, nas organizações, nas comunidades e a nível individual
ii. Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e saber selecioná-los de acordo com as necessidades
iii. Descrever as tendências e perspetivas de evolução das tecnologias de informação no contexto da licenciatura
iv. Analisar as vantagens da utilização das diferentes tecnologias de informação no contexto da licenciatura
v. Conhecer as aplicações das tecnologias de informação na resolução de problemas em vários setores de atividade
vi. Conhecer ou identifica aspetos sociais, éticos e legais da utilização das TI em diferentes contextos
vii. Utilizar as ferramentas de suporte ao trabalho a desenvolver no contexto da licenciatura.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Nas aulas Seminário utiliza-se o método expositivo-ativo para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com o visionamento de videos e a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Algumas aulas de Seminário serão reservadas para apresentações de empresas visando os tópicos lecionados e, em particular, de soluções e aplicações de TI utilizadas no mercado.
Nas aulas TP, utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1. As Tecnologias da Informação (TI) na sociedade da informação e conhecimento
1.1. Perspetivas sobre os impactos das TI
1.2. Alteração das estruturas organizacionais e hábitos
1.3. A importância da informação
1.4. As TI no desempenho de funções anteriormente desempenhadas pelos humanos
2. Infraestruturas de TI
2.1. Componentes da infraestrutura de hardware
2.2. Plataformas de sofware
2.3. Plataformas móveis
2.4. Internet e redes de computadores
3. Aspetos sociais, éticos e legais das TI
4. Tecnologias emergentes e disruptivas
5. Ferramentas de suporte ao trabalho no contexto da licenciatura

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Laudon, K. e Laudon, E. (2016) Management Information Systems – Managing the Digital Firm, 14th Edition, Person Edition Education Limited, England.
Williams, B. e Sawyer, S. C. (2015) Using Information Technology, 11/e, McGrawHill Higher Education.

Marques, P., Costa, N. (2013) Word 2013 fundamental, FCA.
Jesus, C. (2011) Exercícios de Word 2010 & 2007, FCA.

Rodrigues , L. S. (2016). Utilização do EXCEL para Economia & Gestão, FCA.
Loureiro, H. (2013) EXCEL 2013 Macros & VBA, FCA.

Planificação Semanal

A planificação semanal está disponível na área da unidade curricular de cada curso no Moodle.
Planificação de Seminário
01ª semana, Apresentação  da UC
02ª semana, O Mundo Digital
03ª semana, A sociedade da Informação e a Sociedade do Conhecimento
04ª semana, A importância da informação
05ª semana, Word
06ª semana, Empresa Digital/Comercio eletrónico
07ª semana, Hardware e Software
08ª semana, Seminário
09ª semana, Páscoa
10ª semana, PowerPoint
11ª semana, Aspetos Sociais, éticos e legais das TSI
12ª semana, Queima das fitas
13ª semana, O Futuro: Tecnologias emergentes e disruptivas
14ª semana, Exame
15ª semana, Ferramentas de suporte ao trabalho colaborativo

Planificação de TP
01ª semana, Excel
02ª semana, Excel
03ª semana, Excel
04ª semana, Excel
05ª semana, Excel
06ª semana, Apoio à primeira fase do trabalho
07ª semana, Apresentação da primeira fase do trabalho
08ª semana, Excel
09ª semana, Pascoa
10ª semana, Excel
11ª semana, Excel
12ª semana, Queima das fitas
13ª semana, Excel
14ª semana, Apresentações da segunda fase do trabalho
15ª semana, Apresentações da segunda fase do trabalho

Coerência do programa para com os objetivos

O obj. (i) é endereçado pelo ponto (1) do programa. O obj. (ii) é visado pelo ponto (2), uma vez que o aluno ficará a conhecer as características diferenciadoras dos diferentes tipos de infraestrs. TI existentes. O obj. (vi) é assegurado por (3), uma vez que o aluno conseguirá identificar as implicações éticas e legais inerentes à utilização das TI em diferentes contextos. O ponto (4) contribuirá para a satisfação dos objs (iii), (iv) e (v), dado que o aluno conseguirá, numa 1ª. fase, reconhecer as tendências e perspetivas de evolução das TI. O aluno compreenderá ainda as vantagens da utilização dessas tecnologias em vários setores de atividade, identificando aplicações no endereçamento de problemas em vários domínios. Finalmente, o ponto (5) permitirá a concretização do obj. (vii) criando competências práticas através da realização de vários exercícios tipo e de um proj. prático que endereçará um problema organizacional no contexto da licenciatura.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas de Seminário, o método expositivo-ativo permitirá atingir os objetivos i, ii e iii; o visionamento de videos e a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo, visa atingir os objetivos iv, v e vi;
Finalmente, nas aulas TP, as metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios, permitirão atingir o objetivo vii.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)