Como chegar
|
Contactos

Sistemas e Tecnologias de Informação na Gestão 2019/2020

  • 7.5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

i. Sistematizar as principais tendências digitais que impactam o rumo estratégico e modelos de negócio das organizações;
ii. Explicar o processo de evolução e transformação das organizações potenciado pelas oportunidades criadas pelas profundas alterações sociais e tecnológicas (informação em tempo real, mobilidade, redes sociais, cloud computing, big data);
iii. Justificar a importância e o potencial das tecnologias de informação na aquisição de vantagens competitivas e na melhoria do planeamento e a tomada de decisão;
iv. Avaliar como a tecnologia pode trazer vantagem competitiva para a organização.

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

Nas aulas utiliza-se sobretudo a análise e discussão de artigos científicos e de casos de estudo, com utilização pontual do método expositivo-ativo.
Serão considerados Seminários para apresentações por parte de empresas de casos concretos de transformação digital e de tecnologias emergentes.

Avaliação:
Avaliação mista, 2 componentes:
- Participação nas aulas (20%)
- Projeto (80%)

Conteúdos Programáticos

1. A transformação digital na definição da estratégia organizacional de STI: os aceleradores tecnológicos de inovação nas organizações (Internet das Coisas, realidade aumentada, impressão 3D, robótica, plataformas na Cloud)
2. Análise de dados e sistemas de apoio à decisão empresarial (Business Intelligence, Data Warehousing, OLAP; Data e Web Mining, Big Data)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Hess, T., Matt, C., Benlian, A., & Wiesböck, F. (2016). Options for Formulating a Digital Transf. Strategy. MIS Quarterly Executive, 15(2), 123-139.

Majchrzak, A., Markus, M. L., & Wareham, J. (2016). Designing for Digital Transformation: Lessons for IS Research from the Study of ICT and Societal Challenge. MIS Quarterly, 40(2), 267-278.

Provost, F., Fawcett, T. (2013) Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking, O´Reilly Media.

Sharda, R., Delen, D., Turban, E. (2017) Business Intelligence, Analytics and Data Science, A Managerial Perspective, Pearson.

Swaminathan, A and Meffert J (2017) Digital @ Scale: The Playbook You Need to Transform Your Company, John Wiley & Sons

Planificação Semanal

14-03 - Transformação Digital
21-03 - Transformação Digital
28-03 - Transformação Digital
04-04 - Análise de dados e sistemas de apoio à decisão
11-04 - Análise de dados e sistemas de apoio à decisão
26-04 - Análise de dados e sistemas de apoio à decisão
02-05 - Análise de dados e sistemas de apoio à decisão

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos (i) e (ii) da uc são satisfeitos pelo ponto (1), uma vez que este permite a sensibilização do aluno para um mundo novo de oportunidades para as organizações e respetivos decisores e gestores, através da tecnologia, transformarem os processos e a forma de fazer negócios e considerarem a TD na definição das suas estratégias de STI. O ponto (2) contribuirá para o objetivo (iii) de sensibilizar o aluno para a importância das organizações de disporem de STI adequados, nomeadamente de SSD, de forma a poderem analisar e extrair valor do volume imenso e disperso de dados gerado pela TD e perceber o papel essencial destes sistemas na melhoria do desempenho organizacional e na tomada de decisão sustentada, num contexto de negócios competitivo e instável. Os pontos (1) e (2) contribuirão em conjunto para a criação de um quadro conceptual suficientemente lato que permita a avaliação, por parte do aluno, de como a tecnologia pode trazer vantagem competitiva à organização (iv).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A análise e discussão de artigos científicos visará estimular o espírito crítico e promover o interesse e as competências dos alunos em investigação nas temáticas abordadas, permitindo-lhes mais facilmente ter uma perspetiva holística e efetuar sistematizações da introdução ou adoção por parte das organizações de tecnologia, assim como avaliações do respetivo impacto.
A análise e discussão de casos de estudo e os seminários serão utilizados para a apresentação e discussão de casos concretos de transformação digital e de tecnologias emergentes, de forma a que os alunos, nomeadamente através do contacto com especialistas na implementação das temáticas visadas, fiquem aptos a julgar e avaliar como a tecnologia pode trazer vantagem competitiva para a organização. O método expositivo-ativo servirá para a apresentação pontual de alguns conceitos.
O desenvolvimento do projeto servirá para os alunos complementarem e aprofundarem os conhecimentos obtidos nas temáticas abordadas, nomeadamente

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)