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Marketing 2018/2019

Objetivos

i. Comparar, relacionar e criticar os conhecimentos teóricos e metodológicos nas áreas fundamentais do marketing, através do contacto com o estado de arte em cada um dos temas abordados
ii. Construir e organizar análises críticas, avaliando e sintetizando os grandes temas de marketing, através da reflexão teórica e conceptualmente fundamentada
iii. Estimular a aplicação de quadros teóricos e conceptuais, e transferir o conhecimento para realidades e problemas de marketing concretos.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

A metodologia de ensino recorre sobretudo a métodos activos e participativos, sendo os alunos chamados a analisar e discutir artigos, apresentando as suas conclusões.
Avaliação:
- trabalho de análise e síntese do conhecimento actual de um tópico de marketing ou elaboração de relatório centrado na resolução de um problema concreto de marketing apresentado por uma das empresas parceiras, no formato de working paper (80%)
- participação activa nas discussões dos artigos/casos propostos durante as sessões de contacto (20%).

Conteúdos Programáticos

Os temas a abordar serão definidos tendo como base as seguintes áreas fundamentais do marketing e dos avanços em cada uma delas:
Marketing Estratégico
Comportamento do Consumidor
Marketing Relacional
Marketing Global
Gestão de Produtos e Marcas
Marketing Digital
Marketing Sectorial (serviços, turismo, territorial, business-to-business, público, não-lucrativo).

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Eteokleous, P. P.; Leonidou, L. C.; Katsikeas, C. S. (2016), “Corporate social responsibility in international marketing: review, assessment, and future research”, International Marketing Review, Vol. 33 No. 4, pp. 580-624
Kannan, P. K. and Li, H. A. (2017), “Digital marketing: A framework, review and research agenda”, International Journal of Research in Marketing, Vol. 34 No. 1, pp. 22-45
Khan, I. and Rahman, Z. (2015), “A review and future directions of brand experience research”, International Strategic Management Review, Vol. 3 No. 1, pp. 1–14.
Kienzler, M. and Kowalkowski, C. (2017), “Pricing strategy: A review of 22 years of marketing research”, Journal of Business Research, Vol. 78, pp. 101-110
de Mooij, M. (2015), “Cross-cultural research in international marketing: clearing up some of the confusion”, International Marketing Review, Vol. 32 No. 6, pp. 646–662

Bibliografia Complementar

A bibliografia estará sujeita a atualizações, em função dos avanços no conhecimento de cada área. Ter-se-á igualmente em conta os temas a privilegiar em cada momento.

Planificação Semanal

A definir

Coerência do programa para com os objetivos

A abordagem ao estado-de-arte dos temas definidos nos conteúdos permitirá concretizar os objectivos de aprendizagem i. e ii. Por outro lado, esta abordagem crítica aos temas de marketing selecionados proporcionará a informação e instrumentos necessários para a concretização do objectivo iii.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias activas e participativas permitem centrar o processo de ensino-aprendizagem no aluno, concretizando os objectivos i. e ii. Simultaneamente, as referidas metodologias permitem o desenvolvimento de competências de análise, síntese e aplicação do conhecimento, concretizando o objectivo iii.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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