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Operações em Turismo e Hospitalidade 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Assegurar a capacitação técnica de intervir nos serviços que advêm da cadeia de valor da viagem.
2. Desenvolver competências na criação de reputação junto dos elementos principais do sistema turístico do destino;
3. Reforçar competências face ao trabalho em parceria com os principais atores locais com o propósito de estabelecer redes de cooperação para a estruturação de produtos e serviços turísticos.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Aulas expositivas com recurso a sessões de debate sobre as temáticas lecionadas; Estudos de caso e visitas técnicas.
A avaliação será realizada através de um trabalho de benchmarking sobre uma empresa ou destino e deverá incidir sobre o respetivo estudo de posicionamento face a uma das fases do ciclo de valor da viagem.

Conteúdos Programáticos

1. Analisar o ciclo de valor da viagem;
2. Desenvolver as matérias essenciais relacionadas com a atividade turística, nomeadamente a monitorização, o acolhimento, a comercialização e a promoção;
3. Reforçar o conhecimento face aos agentes turísticos locais, nomeadamente locais de visita, restauração, alojamento, animação turística e alugueres;
4. Estimular o estabelecimento de redes de contato e parceria, e o trabalho entre o setor público e privado.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

BERITELLI, P., LAESSER, C. (2011). Power dimensions and influence reputation in tourist destinations: Empirical evidence from a network of actors and stakeholders. Tourism Management, Volume 32, Issue 6, December 2011, 1299–1309. [Em Linha], Disponível em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261517711000021, [Consultado em 27-02-2019].

CALDEIRA, A. M. B. (2014), A experiência de visita dirigida a múltiplas atrações: análise do comportamento espacial do turista e da sua satisfação. Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro, [Em Linha], Disponível em http://ria.ua.pt/handle/10773/12755, [Consultado em 27-02-2019].

ECHTNER, C., RITCHIE, B. (2003). The Meaning and Measurement of Destination Image. The Journal of Tourism Studies, Vol. 14, No. 1, 37 – 48. [Em Linha], Disponível em https://www.jcu.edu.au/__data/assets/pdf_file/0006/122487/jcudev_012328.pdf, [Consultado em 27-02-2019].

Bibliografia Complementar

FRANCH, M., MICH, L. & MARTINI, U. (2001). A Method for the Classification of Relationships and Information Needs of Tourist Destination Players. [Em Linha], Disponível em http://www.researchgate.net/profile/Luisa_Mich/publication/260810871_A_method_for_the_classification_of_relationship_and_information_needs_of_tourism_destination_players/links/53d404e30cf228d363e997bc.pdf, [Consultado em 27-02-2019].

KOSAK, M. (2004). Destination benchmarking: concepts, practices and operations. An International Journal, Vol. 11, Issue 6, [Em Linha], Disponível em http://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/bij.2004.13111fae.00, [Consultado em 27-02-2019].

LUND, N. F. (2015). The mediation of tourism experiences through storytelling in social media: How DMO’s can utilize consumer storytelling in their brand narratives. [Em linha], Disponível em http://surrey.academia.edu/FredLund, [Consultado em 27-02-2019].

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

Objetivo 1 e 2: conteúdo programático 1 e 2
Objetivo 3: conteúdo programático 3 e 4

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Objetivo 1 e 2: Conteúdo expositivo seguido de sessões de debate; Estudos de caso.
Objetivo 3: Estudos de caso e visitas técnicas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacional  
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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