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Democracia e Governança Internacional 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão com sucesso desta UC, o aluno deverá ser capaz de:
1. Definir democracia como regime político e sistema de governo.
2. Descrever a evolução histórica do pensamento político sobre a Democracia.
3. Descrever a evolução histórica da Democracia como sistema governo.
4. Relacionar a Democracia com princípios de liberdade, igualdade, controlo, representação e cidadania.
5. Identificar as principais críticas e alternativas à democracia.
6. Descrever os processos de liberalização, transição e consolidação democráticas.
7. Avaliar o papel de agentes na promoção democrática.
8. Avaliar a qualidade da democracia, aplicando modelos teóricos e medições.
9. Identificar os principais desafios contemporâneos à democracia.
10. Definir governança internacional.
11. Identificar as principais teorias da governança internacional.
12. Identificar as principais críticas à governança internacional.
13. Analisar estudos de caso concretos à luz do enquadramento teórico dos estudos

Pré-Requisitos Recomendados

Teoria das Relações Internacionais.
Ciência Política.
Metodologia da Investigação em Relações Internacionais.

Método de Ensino

Na Unidade Curricular de Democracia e Governança Internacional, será privilegiado o método expositivo da matéria teórica prevista no programa. Este método tem como objetivo fornecer os conhecimentos e as ferramentas necessárias à aplicação de outros a implementar, tal como o debate em contexto de sala de aula, estudos de caso, learning by doing e a análise de documentos e textos fundamentais.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao estudo da democracia

2. A evolução no tempo da ideia e da prática de democracia

3. Conceitos em democracia

5. Democratização

6. Desafios contemporâneos

7. Governança Internacional

(Conteúdos mais detalhados na palnificação semanal)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Blaug, Ricardo; Schwartzmantel, John. (eds) (2016) Democracy. A reader. 2nd edition. Edinburgh: Edinburgh University Press. ISBN: 978-0-7486-9614-7

Hobson, Christopher. (2015) The Rise of Democracy. Revolution, War and Transformations in International Politcs since 1776. Edinburgh: Edinburgh University Press. ISBN: 978-0-7486-9281-1.

Isakhan, Benjamin; Stockwell, Stephen. (eds) (2012) The Edinburgh Companion to the History of Democracy. From Pre-History to Future Possibilities. Edinburgh: Edinburgh University Press. ISBN: 978-1-4744-0014-5.

Munck, Gerardo. (2009) Measuring democracy: a bridge between scholarship and politics. Baltimore: The John Hopkins University Press.

Bibliografia Complementar

Berg-Schlosser, Dirk. (ed) (2007) Democratization. The State of the Art. 2nd edition. Opladen: Barbara Budrich Publishers. ISBN: 978-3-86649-102-1.

Bühlmann, Marc; Merkel, Wolfgang; Wessels, Bernhard. (2007) “The Quality of Democracy: Democracy Barometer for Established Democracies”, National Center for Competence in Research, Working Paper no. 10, http://www.nccr-democracy.uzh.ch/publications /workingpaper/pdf/WP10.pdf [2010.07.01].

Bühlmann, Marc; Merkel, Wolfgang; Müller, Lisa; Weßels, Bernhard. (2012) “The Democracy Barometer: A New Instrument to Measure the Quality of Democracy and its Potential for Comparative Research”, European Political Science, no. 11, 519-536.

Fattah, Moataz. (2006) Democratic Values in the Muslim World. Colorado/London: Lynne Rienner Publishers.

Matos, André. (2015) EU’s democracy promotion in Turkey. Lisboa/Paris: Nota de Rodapé. ISBN: 978-989-20-6011-8

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da UC: avaliação, bibliografia, conteúdos e outras regras de funcionamento.
1. Introdução ao estudo da democracia
1.1. As origens do Estado
1.2. Regimes políticos
1.3. Sistemas de governo


Semana 2

2. A evolução no tempo da ideia e da prática de democracia
2.1. A era pré-clássica
2.2. Grécia Antiga
2.2.1. Aristóteles
2.3. Império Romano e democracia medieval
2.4. Época Moderna
2.4.1. N. Maquiavel
2.4.2. T. Hobbes
2.4.3. J. Locke
2.4.4. Montesquieu

Semana 3

2.5. Revoluções liberais e democracias constitucionais
2.5.1. J.-J. Rousseau
2.5.2. Alexis de Tocqueville
2.5.3. John Stuart Mill

Semana 4

3. Conceitos em democracia
3.1. Liberdade
3.2. Igualdade

Semana 5
3.3. Controlo
3.4. Representação e cidadania

Semana 6
4. Críticas e alternativas à democracia
4.1. Conservadorismo e elitismo
4.1.1. Platão
4.1.2. Mussolini
4.1.3. M. Weber
4.1.4. J. Schumpeter

Semana 7
4.2. Marxismo e Socialismo
4.2.1. K. Marx
4.2.2. V. Lenin
4.3. Feminismo
4.3.1. S. Rowbotham
4.3.2. S. Mendus

Semana 8
5. Democratização
5.1. A tríade: liberalização, transição e consolidação
5.2. A agência na democratização: OI, sociedade civil e media

Semana 9
5.3. A estrutura na democratização
5.4. Qualidade da democracia – modelos e indicadores

Semana 10
6. Desafios contemporâneos
6.1. Participação
6.2. Democracia digital / e-democracy
6.3. Nacionalismo e populismo
6.4. Religião e multiculturalismo

Semana 11
7. Governança Internacional
7.1. Democracia cosmopolita e transnacional
7.2. Teorias da Governança Internacional

Semana 12
7.3. “Multilevel governance”
7.4. Críticas

Semana 13
Revisão dos conteúdos. Esclarecimento de dúvidas.
Teste de avaliação

Semana 14
8. Estudos de caso
Apresentação de trabalhos

Semana 15
8. Estudos de caso
Apresentação de trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC de Democracia e Governança Internacional foram desenhados de forma a contribuir para o cumprimento dos objetivos previamente definidos. Nesse sentido, o objetivo 1 é concretizado através da lecionação do tema 1 do programa; os objetivos 2 e 3 cumprem-se com o tópico 2 e os objetivos 4 e 5 são alcançados através da apresentação das temáticas 3 e 4 respetivamente. O tópico 5 pretende cumprir os objetivos 6, 7 e 8; o tema 6 será trabalhado tendo em vista o objetivo 9 e o tema 7 cumprirá os objetivos 10 a 12. Os estudos de caso previstos na parte 8 do programa permitirão o cumprimento do objetivo 13.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo será utilizado para apresentação da matéria teórica abrangida pelos objetivos 1 a 12.
A implementação do debate permitirá o cumprimento do objetivo 13; os métodos dos estudos de caso e do learning by doing serão aplicados ao objetivo 13 também. Os objetivos 2, 3 e 5 serão alcançados através da discussão e da análise dos textos fundamentais para estas temáticas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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