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Análise de Política Externa 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Demonstrar um conhecimento aprofundado das principais questões e quadros teóricos em Análise de Política Externa, bem como as respetivas críticas
2. Aplicar conceitos e quadros teóricos fundamentais da Análise de Política Externa
3. Distinguir os níveis de análise em política externa
4. Analisar criticamente as principais práticas internacionais neste campo, seja na formulação (decision-making), seja na implementação
5. Comparar estratégias de política externa de diferentes atores (estatais e não-estatais)

Pré-Requisitos Recomendados

É aconselhável que os alunos que frequentam esta UC tenham concluído com sucesso as seguintes unidades:
- Teoria das Relações Internacionais
- Política Internacional Contemporânea
- Geoestratégia e Recursos

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Apresentação de textos
- Debate e discussão de textos
- Visualização de intervenções de atores com competências em matéria de política externa
- Análise de discursos (orais e escritos)

Conteúdos Programáticos

1. História e evolução da Análise de Política Externa
2. Perspetivas teóricas sobre Análise de Política Externa
3. Os diferentes níveis de análise no estudo da política externa
4. O processo de tomada de decisão em política externa
5. O processo de implementação de decisão em política externa

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Smith, S.; Hadfield, A.; Dunne, T. (eds.) Foreign Policy: Theories, Actors, Cases. 2nd Edition. Oxford: Oxford University Press, 2012. ISBN: 9780199596232.
Mintz, A.; DeRouen Jr., K. Understanding Foreign Policy Decision Making. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. ISBN: 9780521700092.

Bibliografia Complementar

Artigos em revistas científicas, entre as quais:
International Organization
International Security
International Studies Quarterly
Review of International Studies
Security Studies
World Politics
British Journal of Politics and International Relations
Cambridge Review of International Affairs
European Journal of International Relations
Geopolitics and International Boundaries
Global Governance
Global Society
International Affairs
International Journal
International Politics
International Relations
International Studies Perspectives
International Studies Review
Journal of Common Market Studies

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação. Funcionamento da UC.
Metodologia e elementos de avaliação.

Semana 2
1. História e evolução da Análise de Política Externa
1.1. A relevância do estudo da política externa
1.2. A evolução da disciplina

Semana 3
2. Perspetivas teóricas sobre Análise de Política Externa
2.1. O realismo e o estudo da política externa

Semana 4
2.2. O liberalismo e o estudo da política externa

Semana 5
2.3. O construtivismo e o estudo da política externa

Semana 6
2.4. Pós-estruturalismo, análise de discurso e o estudo da política externa

Semana 7
Conclusão do tópico 2.
O caso da Política Externa Portuguesa.

Semana 8
3. Os diferentes níveis de análise no estudo da política externa
3.1. Os níveis micro, meso e macro
3.2. O papel dos agentes e das estruturas nos processos e políticas externas

Semana 9
Preparação para o mini-teste.
Mini-teste.

Semana 10
4. O processo de tomada de decisão em política externa
4.1. Modelos racionais

Semana 11
4.2. Modelos psicológicos
4.3. Modelos neurológicos

Semana 12
4.4. Constrangimentos no processo de tomada de decisão em política externa
4.4.1. Constrangimentos domésticos
4.4.2. Constrangimentos internacionais

Semana 13
5. O processo de implementação da decisão em política externa
5.1. A importância do contexto

Semana 14
5.2. Instrumentos de política externa

Semana 15
Preparação para o mini-teste e conclusão do semestre.
Mini-teste.

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos 1 e 2 da uc serão concretizados com a lecionação dos conteúdos programáticos 1 e 2, sendo consolidados ao longo dos restantes conteúdos programáticos. O objetivo 3 será alcançado no tópico 3 do programa da uc. O objetivo 4 será concretizado com os conteúdos lecionados nos tópicos 4 e 5 do programa. O objetivo 5 tem uma natureza mais transversal, contando com o contributo de todos os conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1-5 implicará o recurso ao método expositivo, complementado por debates e apresentação/discussão de textos que permitam a consolidação da matéria lecionada, numa lógica de aprendizagem ativa. Para alcançar os objetivos 4 e 5, o método expositivo será complementado pela visualização de intervenções de atores com competências em matéria de política externa e pela análise de discursos (orais e escritos).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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