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Planeamento e Estratégia em Turismo e Lazer 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Compreender as abordagens utilizadas no planeamento e desenvolvimento do turismo e lazer;
2. Reconhecer a complexidade do planeamento e estratégia em turismo e lazer
3. Identificar as principais variáveis no planeamento do turismo e lazer
4. Avaliar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças em planeamento e estratégia do turismo e lazer;
5. Reconhecer o papel do Planeamento e Gestão Territorial no desenvolvimento do turismo
6. Reconhecer as etapas para a implementação de uma estratégia de turismo, apoiada nas premissas da sustentabilidade

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, tais como “Think Pair Share”, Sala de aula invertida. Utilização de textos de apoio e tutoria para compreensão dos assuntos abordados.
Atividades de pesquisa e análise de documentos para desenvolvimento de tarefas propostas, nomeadamente a realização de um projeto individual, que será acompanhado pelo docente.
Pretende-se ainda a realização de visitas de estudo técnicas, que permitam a consolidação dos conhecimentos adquiridos

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos e abordagens utilizadas em planeamento e estratégia em turismo e lazer
2. A complexidade do planeamento e estratégia em turismo e lazer
2.1. As dificuldades no planeamento turístico
2.2. Características do planeamento turístico
2.4. As variáveis em planeamento do turismo e lazer
3. O Planeamento e Ordenamento do Território
3.1. As organizações em Planeamento e Gestão do Território
3.2. Os Planos de Ordenamento do Território
3.3. O Planeamento e a Gestão dos espaços turísticos
4. Planeamento e estratégia em turismo e lazer - estudos de caso

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Silva, F. & Umbelino, J. (Coord.) (2017), Planeamento e desenvolvimento turístico. Lisboa, Lidel

Silva, E. (2016). Planeamento Estratégico para o desenvolvimento do turismo: o casod e Vila Franca do Campo. Departamento de Economia e Gestão, Universidade dos Açores

Araújo, L. (coord). (2017). Estratégia Turismo 2027. Turismo de Portugal

Costa, C. , Panyik, E., Buhalis, D: (2014). European tourism planning and organization systems. Channel View Publications, Bristol

Bibliografia Complementar

Ferreira, L. (2009). Planeamento Estratégico de Destinos Turísticos, 1º Congresso de Desenvolvimento Regional de Cabo Verde, 15º Congresso da APDR, 2º Congressos Lusófono de Ciência Regional

Planificação Semanal

Semana 1
1. Conceitos e abordagens utilizadas em planeamento e estratégia em turismo e lazer
Participação na conferência ICTR

Semana 2
2. A complexidade do planeamento e estratégia em turismo e lazer
2.1. As dificuldades no planeamento turístico
2.2. Características do planeamento turístico
2.4. As variáveis em planeamento do turismo e lazer

Semana 3
3. O Planeamento e Ordenamento do Território
3.1. As organizações em Planeamento e Gestão do Território
3.2. Os Planos de Ordenamento do Território
3.3. O Planeamento e a Gestão dos espaços turísticos

Semana 4
4. Planeamento e estratégia em turismo e lazer - estudos de caso

Semana 5
4. Planeamento e estratégia em turismo e lazer - estudos de caso

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. O tema 1 relaciona-se com o objetivo 1, sendo pretendido que os alunos compreendam os conceitos básicos a utilizar em planeamento e estratégia em turismo.
O tema 2 está relacionado com os objetivos 2, 3 e 4 e aborda as questões da complexidade do planeamento e estratégia em turismo e lazer. O tema 3 relaciona-se com o objetivo 5, permitindo que os alunos reconheçam a importância de compreender a organização territorial e a sua gestão estratégica.
O tema 4 aborda casos de estudo, relacionando-se com o objetivo 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. A utilização do método expositivo, associado ao método interativo e à análise de estudos de caso permitirá ao aluno compreender os conceitos fundamentais relacionados com planeamento e estratégia em turismo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação Sim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigação Sim
Competência em informática e uso de novas tecnologias Sim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita Sim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade Sim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade Sim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir Sim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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