Como chegar
|
Contactos

Gestão de Negócios Internacionais 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1) Compreender e interpretar o funcionamento dos negócios internacionais bem como utilizar uma lógica de
raciocínio própria das ciências empresariais.
2) caracterizar o ambiente dos negócios internacionais.
3) compreender os modelos teóricos utilizados para analisar o funcionamento dos mercados internacionais e
os processos de internacionalização.
4) compreender o processo de avaliação e selecção de países.
5) identificar e caracterizar os diferentes modos de entradas em mercados internacionais.
6) Identificar os diferentes fatores a contemplar na definição de estratégias de internacionalização.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

O método expositivo-activo será utilizado para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com análises evolutivas dos mercados e exemplos reais e discussões em sala de aula.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos negócios internacionais
2. Dimensões da Internacionalização: Motivações, Timing ideal, Envolvente internacional dos negócios.
3. Teorias explicativas do Comércio Internacional.
4. Internacionalização e Globalização
5. O Processo de internacionalização da empresa
5.1. Avaliação e seleção dos mercados internacionais.
6. Formas de entrada nos Mercados Internacionais.
7. Estratégias de Posicionamento e Segmentação em mercados Globais.
8. Decisões ao nível do composto de marketing da empresa para um programa de internacionalização da
empresa/marca.
9. O Marketing Internacional e a Internet

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Silva, S., Meneses, R. & Pinho, J. (2018) Marketing Internacional Negócios à Escala Global, 1ª Edição,
Editora Actual, Grupo Almedina: Coimbra.
Maçães, M. (2017). Estratégias e Processos de internacionalização, Editora Actual, Edições Almedina: Coimbra.
Hill, L. (2017), International business: competing in the global market place, 11th Edition: McGraw Hill.
Daniels, D., Radebaugh, H. & Sullivan, D. (2018) International Business: Environments and Operations, 16th Edition, Pearson: New Jersey.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação; 1. Introdução aos negócios internacionais
Semana 2 e 3: Dimensões da Internacionalização.
Semana 4 e 5: Teorias Explicativas da Internacionalização.
Semana 6 e 7: Internacionalização e Globalização; o Processo de internacionalização da empresa; avaliação e
seleção dos mercados internacionais. Exercício prático.
Semanas 8 e 9 e 10: Formas de entrada nos Mercados Internacionais. Análise de exmplos.
Semana 11: Teste escrito. Estratégias de Posicionamento e Segmentação em mercados Globais.
Semana 12 e 13: Decisões ao nível do composto de marketing da empresa para um programa de
internacionalização. A Internacionalização e a Internet.
Semana 14: Realização do Projeto em Grupo e entrega da Análise crítica de Artigo.
Semana 15: Apresentações do Pr.Grupo

Coerência do programa para com os objetivos

Objetivo 1 - atingido através dos pontos 1 e 2. Objetivo 2 - conseguido pelo ponto 2. Objetivo 3 - conseguido pelos pontos 3, 4 e 5. Objetivo 4 - atingido pelo ponto 5. Objetivo 5 - atingido pelo ponto 6. Objetivo 6 - conseguido pelos pontos 7, 8 e 9

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas o método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos relativos à disciplina, suportado nos objectivos 1 e 2. A discussão em sala de aula será incentivada, com vista a estimular o pensamento crítico dos alunos e a sua capacidade de emitir opiniões sustentadas suportados no objectivo 3 e 4. A análise de casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações reais suportado pelos objectivos 5 e 6.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)