Como chegar
|
Contactos

Sistemas Integrados 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Compreender o papel das soluções integradas nos negócios
Conhecer diferentes abordagens de integração de sistemas de informação
Identificar a melhor abordagem a usar
Conhecer e caracterizar os seguintes tipos sistemas de informação: ERP, CRM, SCM
Enumerar as vantagens destes sistemas
Saber manusear as principais funcionalidades do ERP NAV, e do Sharepoint

Pré-Requisitos Recomendados

Frequência das unidades curriculares: Organização de Empresas e Sistemas de informação

Método de Ensino

Recorrer-se-á a diferentes estratégicas da aprendizagem ativa (discussão em grupos, vídeos e casos de estudos), método expositivo, prática guiada e projeto.

Conteúdos Programáticos

1.Integração de sistemas de informação
a. Necessidades e vantagens da integração dos sistemas
b.Abordagens para a integração de Sistemas de Informação
2.Enterprise Resource Planning (ERP)
a.Características
b.Evolução histórica
c.Arquitetura
d.Terminologia associada
e.Ciclo de vida de um sistema de ERP
4. Outros sitemas integrados: CRM e SCM
a. Careacteristicas
b. Arquitetura

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kurbel, karl E. Enterprise Resource Planning and Supply Chain Management: Functions, Business Processes and Software for Manufacturing, Springer 2013
Bradford, Marianne. Modern ERP: Select, Implement & Use Today's Advanced Business Systems, 2010

Planificação Semanal

Fev.
1 7 Apresentação
2 14 Integração sistemas
3 21 ERP
4 28 Microsoft NAV
Março
5 7 CRM e SCM
6 14 Sharepoint
7 21 Microsoft NAV
8 28 Sharepoint
Abril
9 4 Microsoft NAV
10 11 Sharepoint
18 Páscoa
25 Feriado
Maio
11 2 Teste escrito
12 9 Queima das Fitas
13 16 Sharepoint
14 23 Microsoft NAV (apresentação trabalho)
15 30 Sharepoint (apresentação trabalho)

Coerência do programa para com os objetivos

A compreensão do papel das soluções integradas no negócio será possível através da análise de casos de estudo (necessidades/vantagens). O conhecimento sobre as diferentes abordagens/ferramentas de integração de sistemas permitirão aos estudantes conhecer e perceber qual a melhor situação a aplicar em contexto real. A caracterização detalhada sobre ERP, CRM e SCM permitirão aos estudantes perceber melhor o papel dos sistemas integrados nas organizações e perceber as vantagens destes sistemas.
A caraterização de ferramentas de integração (SharePoint) e de sistemas integrados, ERP, permitirão através da pratica que os alunos fiquem a saber manusear as principais funcionalidades do Sahrepoint e dp ERP NAV

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para qualquer um dos cinco primeiros objetivos de aprendizagem recorrer-se-á sempre a diferentes estratégias de aprendizagem ativa e ao método expositivo. A análise de casos e a discussão de grupo serão usados para despertar os alunos para a necessidade e papel da integração de sistemas e para conhecer diferentes abordagens à integração dos sistemas. Os estudos de caso e vídeos contribuirão para que os alunos fiquem a conhecer, caraterizar e enumerar as vantagens dos seguintes sistemas integrados: ERP, CRM e SCM. A pratica guiada e o projeto permitirá que os alunos fiquem a saber manusear as principias funcionalidades do Microsoft NAV e o SharePoint (ferramenta de integração).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)