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Economia Bancária 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Adquirir conhecimentos básicos sobre papel e importância do setor bancário e estudar a sua relação com o sistema financeiro.
- Analisar a principal regulamentação bancária e suas implicações.
- Perceber os diferentes modelos internos de risco (IRB).
- Reconhecer e avaliar os riscos da atividade bancária: risco de crédito, risco de mercado e risco operacional.
- Reconhecer as limitações da regulação, da União Bancária e dos planos de Resolução.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas através de método expositivo com debate de ideias e expressão de opinião fundamentada.
Discussão sobre aplicações em contexto real dos conceitos, técnicas e metodologias lecionadas.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos da economia bancária.
2. O sistema bancário: a regulamentação e supervisão do setor bancário; a organização do mercado bancário.
3. Os acordos de Basileia. A intermediação bancária. O Modelo de Diamond-Dybvig.
4. O mecanismo de transmissão das taxas de juro.
5. Determinação do risco.
6. A teoria da empresa bancária: o racionamento de crédito bancário e a desintermediação bancária.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Freixas, X. e Rochet, JC. (2008). Microeconomics of banking. Second edition. Cambridge: MIT Press

UKent MatthewsUH, HUJohn ThompsonUH. (2008). The Economics of Banking. 2 ed

Wileys Shelagh Heffernan. (2005). Modern Banking. Wiley.

Bibliografia Complementar

EUROPEAN CENTRAL BANK - EU Banking Structures. Frankfurt: ECB,
2010. Disponível em WWW: <URL:
http://www.ecb.int/pub/pdf/other/eubankingstructures201009en.pdf>

Publicações do Banco de Portugal:
https://www.bportugal.pt/page/politica-macroprudencial?mlid=858

Stiglitz, J. e Weiss, A. (1981). Credit rationing in markets with imperfect information. American Economic Review. 71(3): 393-410.

Planificação Semanal

Semana 1
Fundamentos da economia bancária.

Semana 2
O sistema bancário: a regulamentação e supervisão do setor bancário; a organização do mercado bancário. A intermediação bancária.

Semana 3
O Modelo de Diamond-Dybvig. Os acordos de Basileia.

Semana 4
Visão Histórica dos acordos de Basileia. Capital regulatório.

Semana 5
Risco de Crédito

Semana 6
Modelos Internos de Risco de Crédito

Semana 7
Risco de Mercado e Risco Operacional.

Semana 8
Apresentação de trabalhos.

Semana 9
Processos internos de validação de modelos. Pilares 2 e 3.

Semana 10
O mecanismo de transmissão das taxas de juro

Semana 11
Medidas de performance nos bancos.

Semana 12
A teoria da empresa bancária: o racionamento de crédito bancário e a desintermediação bancária.

Semana 13
Análise de produtos bancários/financeiros.

Semana 14 e 15
Apresentação e discussão de trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos que se pretendem atingir.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo será empregue na explanação da componente teórica das aulas permitindo ao aluno a compreensão dos conteúdos da unidade curricular. O complemento da componente prática consolida os conhecimentos do aluno, desperta o seu interesse pelos conteúdos e permite a compreensão da importância da economia bancária no financiamento da economia. A análise e discussão de artigos visará estimular a discussão crítica e proporcionar aos alunos o conhecimento da regulação bancária. Assim, a metodologia de ensino adotada facilita a obtenção dos objetivos da unidade curricular.

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