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Inovação em Turismo e Hospitalidade 2018/2019

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Justificar a importância da inovação para a competitividade;
2. Dominar um conjunto de conceitos e ferramentas para criar e desenvolver soluções inovadoras;
3. Comunicar a ideia e o negócio aos potenciais investidores;
4. Analisar e interpretar diferentes processos de inovação;
5. Interpretar e relacionar os diferentes modelos de inovação;
6. Reconhecer os modelos de inovação territorial, sistémicos e em rede como fundamentais no processo de desenvolvimento dos destinos turísticos integrados;
7. Compreender de que forma as especificidades dos territórios afetam as práticas de inovação do turismo e a competitividade dos destinos.
8. Compreender e discutir os principais debates e desafios recentes na gestão da inovação em turismo e hospitalidade.

Pré-Requisitos Recomendados

n.d.

Método de Ensino

É adotada uma metodologia mista, aplicando métodos expositivos, com recurso ao powerpoint ou a ilustrações diretas na Internet, para a apresentação inicial das matérias, e métodos participativos de maneira a estimular a construção autónoma das aprendizagens. Em cada aula são realizados trabalhos individuais ou de grupo que incluem a leitura, a análise e discussão de textos, bem como a análise de casos, privilegiando-se a autodescoberta e a discussão coletiva, de forma a sedimentar os conhecimentos obtidos a partir da solução de problemas. Serão ainda organizados seminários.

- escrita de artigo (individual): 30%
- análise e discussão de um caso (grupo): 25%
- participação nas atividades propostas em sala: 20%
- Teste escrito: 25%

Conteúdos Programáticos

1. Introdução e conceitos centrais
1.1. Inovação, Invenção e Criatividade
1.2. Relevância da inovação
1.3. Inovação e empreendedorismo
1.4. Tipos de inovação
1.5. Inovação e conhecimento

2. O processo de inovação: criação, entrega e captura de valor
2.1. Modelos lineares versus modelos sistémicos
2.2. A empresa inovadora e a gestão do processo de inovação
2.3. Fontes de inovação
2.4. Modelos de negócio
2.5. Proteção da propriedade intelectual

3. Debates e desafios recentes
3.1. Território e inovação
3.2. Inovação aberta e redes de inovação
3.3. Disrupção e modelos de negócio
3.4. Inovação e empreendedorismo social
3.5. Sustentabilidade, eco-inovação e economia circular
3.6. Transformação digital

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Artigos distribuídos (moodle) para análise e discussão.

Bessant, J. & Tidd, J. (2015). Innovation and Entrepreneurship, 3rd Edition. Chichester, Wiley.

Egger, R., Gula, I., & Walcher, D. (Eds.)(2016). Open tourism. Open innovation, crowdsourcing and collaborative consumption challenging the tourism industry. Springer.

Hall, C.M & Williams, A.M (2008). Tourism and Innovation. New York, Routledge.

Bibliografia Complementar

Peter, M. & Pikkemaat, B. (2005). Innovation in Hospitality and Tourism. New York: Haworth Press.

Walder, B., Weiermair, K. & Sancho-Perez, A. (Eds.) (2006). Innovation and product development in tourism. Berlin: Erich Schmidt Verlag.

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

CP1 - OA1, OA2, OA3
CP2 – OA2, OA4, OA5, OA6, OA7
CP4 – OA6, OA7, OA8

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Todos os objetivos são alcançados através da combinação da exposição teórica com a leitura, análise e discussão de textos e de alguns casos práticos, de forma participativa, isto é, elaborados e discutidos por todos, recorrendo a processos de auto-descoberta e discussão na aula de dificuldades e sucessos. Para o 8º objetivo desenvolvem um trabalhos de grupo de análise e discussão de um caso de estudo, permitindo a aplicação dos conhecimentos obtidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
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