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Projeto 2018/2019

  • 60 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de desenhar e desenvolver um projeto de investigação, incluindo a sua redação final Deve ainda:
- Implementar o projeto de investigação na área científica em que se enquadra o domínio de estudo;
- Recolher e analisar os dados recorrendo a métodos de investigação adequados aos objectivos do projecto;
- Demonstrar autonomia nas técnicas de pesquisa e de revisão da literatura adequada à fundamentação das questões propostas com relevância teórica, actualidade e centralidade relativamente ao domínio científico;
- Discutir criticamente os resultados obtidos, demonstrando capacidades de integração de conhecimentos, gestão de questões complexas, e desenvolvimento de propostas ou emissão de juízos que tenham em consideração os modelos teóricos estabelecidos para o domínio em estudo;
- Comunicar as conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, a especialistas e não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Recorresse a metodologias ativas de ensino envolvendo trabalho autónomo, orientação tutorial e investigação. O aluno será regularmente acompanhado pelo orientador de acordo com a estrutura definida.
Serão organizados seminários temáticos que incentivam o estudante de mestrado a apresentar os seus resultados nas suas diferentes etapas.
A redacção do projecto deve atender às normas APA (6ª edição) e respeitar o estabelecido nas Normas para a formatação das Dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento da UPT, bem como o estipulado Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em vigor na UPT.
O processo de avaliação implica a defesa do projecto em provas públicas, perante um júri especializado, onde será avaliado.

Conteúdos Programáticos

O planeamento, estruturação e redação do projecto deve seguir o seguinte esquema:
- Estruturação formal e de conteúdo do projeto;
- Apresentação de pré-projecto;
- Definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis;
- Revisão bibliográfica;
- Seleção metodológica;
- Recolha e análise de dados;
- Apresentação formal do trabalho de projecto.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Blaxter, L., Hughes, C., & Tight, M. (2005). Como se hace una investigación. Barcelona: Editorial Gedisa.
Feyerabend, P. (1991). Diálogo sobre o método. Lisboa: Presença.
Fortin, N,Marie-Fabienne. (2009). Fundamentos e Etapas do processo de Investigação: Loures, Lusociência.
Marconi, M., & Lakatos, E. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5th.). São Paulo: Editora Atlas S.A.
Thomas, R. (2003).Blending qualitative & quantitative: Research methods in theses and dissertations. London: Corwin Press, Inc - A Sage Publications Company.

Bibliografia Complementar

A bibliografia específica ao tema será indicada de acordo com cada projecto em particular. O estudante deverá pesquisar e consultar bibliografia adequada ao seu tema de projecto.

Planificação Semanal

As reuniões de orientação semanal serão realizadas entre os alunos e os respetivos orientadores, segundo um horário pré-estabelecido num total de 100 horas de orientação tutorial por cada mestrando. Estas sessões de orientação serão registadas por cada um dos orientadores conforme o sistema em uso pela UPT, havendo lugar a sumario e folhas de presença.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conhecimentos inerentes à estruturação formal e de conteúdo do projeto de investigação permitirão ao aluno apresentar e discutir, em reuniões de natureza científica, o projeto proposto. Os conhecimentos inerentes à definição do problema, questões de investigação, fundamentação das intervenções e operacionalização de variáveis a apresentar permitirão ao estudante selecionar e fundamentar a relevância das questões que propõe. Os conhecimentos relativos ao processo de revisão bibliográfica permitirão ao aluno efetuar uma pesquisa bibliográfica adequada às questões do projecto proposto.
A possibilidade dos estudantes participarem em projetos existentes, permite o desenvolvimento de competências de integração de saberes e sua aplicação à realidade, tendo em consideração a diversidade de contextos de intervenção na área em estudo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias que envolvem trabalho autónomo, orientação tutorial e pesquisa aplicada dominam o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular, tendo como foco o desenvolvimento de diversas etapas como o planeamento, a construção e a escrita de uma proposta de projeto, com definição da componente de metodologia. A orientação tutorial domina a unidade curricular, visando o acompanhamento individualizado dos alunos e seu trabalho de projecto, embora também se utilizem as metodologias ativas e aprendizagem do ensino participativo através da apresentação e discussão pública regular do trabalho de projecto. A inclusão dos alunos nos projectos das linhas de investigação desenvolvidas na UPT será um valor acrescentado, com aplicabilidade prática na área do curso, permitindo o avanço da mesma.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações Sim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsável Sim
Comunicação oral e escrita Sim
Preocupação com a eficácia Sim
Preocupação com a qualidade Sim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir Sim
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