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Dissertação 2018/2019

  • 60 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de desenhar e desenvolver um projeto de investigação, incluindo a redação final de uma dissertação que respeite todos os requisitos de um trabalho científico de qualidade. Deve ainda:
- Implementar o projeto de investigação na área científica em que se enquadra o domínio de estudo;
- Recolher e analisar os dados recorrendo a métodos de investigação adequados aos objectivos da investigação;
- Demonstrar autonomia nas técnicas de pesquisa e de revisão da literatura adequada à fundamentação das questões de investigação propostas com relevância teórica, actualidade e centralidade relativamente ao domínio científico;
- Discutir criticamente os resultados obtidos, demonstrando capacidades de integração de conhecimentos, gestão de questões complexas, e desenvolvimento de propostas ou emissão de juízos que tenham em consideração os modelos teóricos estabelecidos para o domínio em estudo;
- Comunicar as conclusões de forma clara.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica

Método de Ensino

Utilizam-se metodologias ativas de ensino envolvendo trabalho autónomo, orientação tutorial e investigação. O aluno será regularmente acompanhado pelo orientador de acordo com a estrutura definida.
Serão organizados seminários temáticos que incentivam o estudante de mestrado a apresentar os seus trabalhos de investigação nas suas diferentes etapas.
A redacção da dissertação deve atender às normas APA (6ª edição) e respeitar o estabelecido nas Normas para a formatação das Dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento da UPT, bem como o estipulado Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em vigor na UPT.
O processo de avaliação implica a defesa da dissertação em provas públicas, perante um júri especializado, onde será avaliada.

Conteúdos Programáticos

O planeamento, estruturação e redação de uma dissertação deve seguir o seguinte esquema:
- Estruturação formal e de conteúdo do projeto de investigação;
- Apresentação de pré-projecto de investigação;
- Definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis;
- Revisão bibliográfica;
- Seleção metodológica;
- Recolha e análise de dados;
- Apresentação formal do trabalho de investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Blaxter, L., Hughes, C., & Tight, M. (2005). Como se hace una investigación. Barcelona: Editorial Gedisa.
Feyerabend, P. (1991). Diálogo sobre o método. Lisboa: Presença.
Fortin, N,Marie-Fabienne. (2009). Fundamentos e Etapas do processo de Investigação: Loures, Lusociência.
Marconi, M., & Lakatos, E. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5th.). São Paulo: Editora Atlas S.A.
Thomas, R. (2003).Blending qualitative & quantitative: Research methods in theses and dissertations. London: Corwin Press, Inc - A Sage Publications Company.

Bibliografia Complementar

A bibliografia específica ao tema será indicada de acordo com cada dissertação em particular. O estudante deverá pesquisar e consultar bibliografia adequada ao seu tema de dissertação.

Planificação Semanal

As reuniões de orientação semanal serão realizadas entre os alunos e os respetivos orientadores, segundo um horário pré-estabelecido num total de 100 horas de orientação tutorial por cada mestrando. Estas sessões de orientação serão registadas por cada um dos orientadores conforme o sistema em uso pela UPT, havendo lugar a sumário e folhas de presença

Coerência do programa para com os objetivos

Os conhecimentos inerentes à estruturação formal e de conteúdo do projeto de investigação permitirão ao aluno apresentar e discutir, em reuniões de natureza científica, o projeto de investigação proposto. Os conhecimentos inerentes à definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis da dissertação a apresentar permitirão ao estudante selecionar e fundamentar a relevância das questões de investigação que propõe. Os conhecimentos relativos ao processo de revisão bibliográfica permitirão ao aluno efetuar uma pesquisa bibliográfica adequada às questões de investigação propostas, a qual cumpra os requisitos de relevância teórica, atualidade e centralidade relativa ao domínio em estudo.A possibilidade dos estudantes participarem em projetos de investigação existentes, permite o desenvolvimento de competências de integração de saberes e sua aplicação à realidade, tendo em consideração a diversidade de contextos de intervenção na área

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias que envolvem trabalho autónomo, orientação tutorial e pesquisa aplicada dominarão o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular, tendo como foco o desenvolvimento de habilidades de planeamento, construção e escrita de uma proposta de projeto de pesquisa, com definição da componente de metodologia de uma investigação. A orientação tutorial domina a unidade curricular, visando o acompanhamento individualizado dos alunos e seu trabalho de dissertação, embora também se utilizem as metodologias ativas e aprendizagem do ensino participativo através da apresentação e discussão pública regular do trabalho de investigação. O enquadramento dos alunos nos projectos das linhas de investigação desenvolvidas na UPT é um valor acrescentado no sentido de produção científica de qualidade, com aplicabilidade prática na área do curso, permitindo o avanço da mesma.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações Sim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Preocupação com a qualidade Sim
Relacionamento interpessoal Sim
Resolução de problemasSimSim
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