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Fatores Ambientais de Degradação do Património 2018/2019

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de:
- Obter um conhecimento alargado dos materiais que constituem o património artístico.
- Desenvolver as competências necessárias à identificação e compreensão das principais anomalias, causas, mecanismos e processos de degradação que a eles podem estar associados.
- Adquirir conhecimentos quanto aos fatores intrínsecos e extrínsecos de degradação, fenómenos e formas de degradação.
- Conhecer as consequências da alterabilidade na atuação da prática profissional;
- Conhecer as novas tendências tecnológicas nos campos da produção artística, da conservação preventiva e da intervenção;
- Desenvolver projetos e estudos sobre a alterabilidade dos materiais.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

Disciplina de carácter teórico-prático, com os seguintes métodos e técnicas de ensino:
- Seminários;
Método expositivo (power point): classes teórico-práticas e apresentação de casos de estudo;
- Será facultada uma lista com a bibliografia necessária;
- Casos de estudo: aulas práticas, com resolução de casos reais ou simulados, em atividades individuais ou de grupo, de forma cooperativa, seminários, visitas de estudo;
- Orientação académica: tutorias presenciais ou virtuais de modo a garantir o acompanhamento do aluno na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento do trabalho solicitado;
A avaliação será final através de exame final com uma ponderação de 100%.
A nota mínima final para aprovação será 9,5 valores, devendo a assiduidade mínima ser de 75% de presenças.

Conteúdos Programáticos

1.Alteração e degradação da pedra e argamassas
1.1.Principais anomalias, terminologia das formas de alteração e degradação
1.2.Mecanismos e processos de alteração: físicos, químicos e biológicos.
1.3.Causas intrínsecas e extrínsecas de alteração e degradação.
2.Alteração e degradação do azulejo, pintura mural, madeira, talha, estuques, tintas e metais.
2.1.Principais anomalias, terminologia das formas de alteração e degradação
2.2.Mecanismos e processos de alteração: físicos, químicos e biológicos
2.3.Causas intrínsecas e extrínsecas de alteração e degradação.
3.Caracterização química, comportamento químico e físico, degradação e tratamento.
4.Técnicas e instrumentos de análise, diagnóstico e intervenção:
5.Novos materiais e tecnologias para a conservação e o restauro.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cadernos de Edifícios 2.Revestimentos de paredes em edifícios antigos. LNEC, 2002.
BARROS, Luis Aires. As rochas dos monumentos portugueses: tipologias e patologias. Vol. I e II. Lisboa : IPPAR, 2001.
Gárate, R.I. - Artes de la cal, Madrid : Munilla-Lería , 2002.
Turco, T. - Il gesso, lavorazione, transformazione, impieghi. Seconda edizione ampliata. Itália: Ulrico Hoepli Editore, Milano, 1990.
AGUIAR, J Conservação de revestimentos e pinturas antigas. Curso de conservação em pintura mural, Lisboa, IPPAR, 2000.
R. FONTINHA e M. SALTA, Componentes metálicos na construção – Comportamento à corrosão e sua prevenção, ITPRC 3, LNEC, Lisboa, 2004.
Levantamento em obra de patologias em azulejos históricos, Plano de Investigação Programada do LNEC, LNEC 22/2011–NPC.
Saporiti J., Inspeção e avaliação de estruturas de madeira – Características, fabrico e especificação de placas de derivados de madeira usados na construção.Curso de especialização sobre: a madeira na construção,LNEC,1999.

Bibliografia Complementar

CARRIO, Juan Monjo, 2000 – Patología de cerramientos y acabados arquitectónicos – Departamento de Construcción y Tecnología Arquitectónica – UPM. Ed. Munilla–Lería. Madrid, 2000.
LOPES, F., CORREIA, M. B.. Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais, Lisboa, Livros Horizonte, 2004. ISBN: 972-24-1307-4
MILLER, ANA . Primary bioreceptivity of limestones from the mediterranean basin to phototrophic microorganisms, Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Doutor em Conservação e Restauro pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 2010.
ORDAZ, J.; ESBERT, R.M.,1988 – Glosario de términos relacionados con el deterioro de las piedras de construcción – Departamento de Geología, Universidad de Oviedo. España, 1988.
PINNIGER, David - Controlo de pragas em museus, arquivos e casas históricas. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008. ISBN 978-972-565-388-3

Planificação Semanal

Semana 1:
- Alteração e degradação da pedra e argamassas
- Alteração e degradação da pedra e argamassas: Principais anomalias, terminologia das formas de alteração e degradação
- Alteração e degradação da pedra e argamassas: Mecanismos e processos de alteração: físicos, químicos e biológicos
- Alteração e degradação da pedra e argamassas: Causas intrínsecas e extrínsecas de alteração e degradação
Semana 2:
- Alteração e degradação do azulejo, pintura mural, madeira, talha, estuques, tintas e metais
- Alteração e degradação do azulejo, pintura mural, madeira, talha, estuques, tintas e metais: Principais anomalias, terminologia das formas de alteração e degradação
- Alteração e degradação do azulejo, pintura mural, madeira, talha, estuques, tintas e metais: Mecanismos e processos de alteração: físicos, químicos e biológicos
- Alteração e degradação do azulejo, pintura mural, madeira, talha, estuques, tintas e metais: causas intrínsecas e extrínsecas de alteração e degradação.
Semana 3:
Caracterização química, comportamento químico e físico, degradação e tratamento.
- Técnicas e instrumentos de análise, diagnóstico e intervenção
- 7 de janeiro de 2017 - Visita de estudo no âmbito do módulo Fatores ambientais de degradação do Património
Semana 4:
- Novos materiais e tecnologias para a conservação e o restauro.

Coerência do programa para com os objetivos

Esta disciplina tem por objetivo obter um conhecimento alargado da alterabilidade dos materiais constituintes do Património Artístico. A unidade curricular terá uma função de introdução à alterabilidade dos materiais em termos de sistematização dos conhecimentos destes materiais e introduzir a compreensão e identificação das principais anomalias, mecanismos e formas de alteração e degradação a eles associados.
É fundamental que os discentes encontrem pontos de interseção entre os materiais estudados, conduzindo o seu pensamento e análise crítica em direção a possíveis abordagens em termos de investigação da sua alterabilidade. Serão ainda analisados criticamente projetos de investigação de referência desenvolvidos onde estes materiais estão bem presentes.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular encontram-se centrados na apresentação e discussão das características e alterabilidade dos materiais do Património Artístico adotando sempre um caracter teórico práticos. Mais ainda, pretende-se criar espaços de debate que estimulem a exposição crítica da matéria por parte dos alunos, com o objetivo de se abrirem janelas de discussão e reflexão.
Tendo em consideração que estes são os objetivos definidos para a disciplina, considera-se adequado que a metodologia de ensino combine sessões expositivas da matéria, metodologias e boas práticas, com sessões onde o debate é promovido, complementado por visitas de estudo, e orientação tutorial presencial ou virtual.
Neste seguimento considera-se que o próprio processo de avaliação mista (trabalho final, mini teste e participação nas aulas), igualmente, contribuir para o desenvolvimento e aprofundamento de competências individuais fundamentais para o ciclo de estudos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de investigação  
Comunicação oral e escrita  
Trabalho em equipa  
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