Como chegar
|
Contactos

Metodologias de Investigação Científica 2018/2019

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Desenvolver uma atitude crítica.
- Desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação;
- Refletir criticamente metodologias adotadas na investigação científica
- Reconhecer o papel e a importância da formação teórica e prática no domínio da metodologia de investigação;
- Identificar as metodologias e os recursos de consulta bibliográfica e de bases de dados bibliográficos.
- Identificar os principais instrumentos de recolha de dados;
- Identificar as etapas de elaboração e apresentação de trabalhos científicos

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Disciplina de carácter teórico-prático, para a qual se adotam os seguintes métodos e técnicas de ensino:
Método expositivo (apresentação de PowerPoint): classes teórico-práticas; estudos de caso; análises criticas das opções individuais dos estudantes.

Conteúdos Programáticos

1) Paradigmas do conhecimento científico.
2) Investigação: questões teóricas, éticas e respetiva aplicabilidade;
3) As fases de um projeto de investigação científica: as opções metodológicas;
4) Instrumentos de avaliação;
5) A apresentação académica dos resultados da investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Blaxter, L., Hughes, C., & Tight, M. (2005). Como se hace una investigación. Barcelona: Editorial Gedisa.
Feyerabend, P. (1991). Diálogo sobre o método. Lisboa: Presença.
Marconi, M., & Lakatos, E. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5th.). São Paulo: Editora Atlas S.A.
Thomas, R. (2003).Blending qualitative & quantitative: Research methods in theses and dissertations. London: Corwin Press, Inc - A Sage Publications Company.
Fortin,N,Marie-Fabienne.(2009). Fundamentos e Etapas do processo de Investigação: Loures, Lusociência
Pereira,A; Poupa,C.(2004). Como apresentar em Público teses, relatórios, comunicações usando power-point. Lisboa, edições Silabo

Bibliografia Complementar

.

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

As questões dos paradigmas do conhecimento científico., a Investigação: questões teóricas, éticas e respetiva aplicabilidade, as fases de um projeto de investigação científica: as opções metodológicas permite desenvolver uma atitude crítica e Desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação.
Os instrumentos de avaliação e apresentação académica dos resultados da investigação permitem desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação e refletir criticamente metodologias adotadas na investigação científica.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Método expositivo (apresentação de PowerPoint): classes teórico-práticas permitem desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação, reconhecer o papel, Identificar as metodologias e os recursos de consulta bibliográfica e de bases de dados bibliográficos, a importância da formação teórica e prática no domínio da metodologia de investigação e identificar as etapas de elaboração e apresentação de trabalhos científicos; estudos de caso permitem Refletir criticamente metodologias adotadas na investigação científica; análises críticas das opções individuais dos estudantes permitem desenvolver uma atitude crítica e identificar os principais instrumentos de recolha de dados

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)