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Opção de Especialização – Gestão de Turismo em Espaço Rural 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Caraterizar as diferentes modalidades de T.E.R.
2. Identificar as condições determinantes de sucesso para o mercado do T.E.R.
3. Reconhecer a importância do Turismo de Golfe no contexto turístico nacional e internacional.
4. Compreender a estrutura organizativa e operacional das unidades de T.E.R., Golfe e de Saúde e Bem-estar.
5. Descrever os vários conceitos que compõem o Turismo de Saúde e Bem-estar nas suas diferentes vertentes e tipologias.
6. Identificar os diferentes subprodutos do Turismo de Saúde e Bem-estar.
7. Adquirir competências, comportamentos e técnicas que permitam gerir, de forma integrada, as atividades no âmbito das unidades de T.E.R., Golfe e nas Unidades de Saúde e bem-estar.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

As aulas terão um caráter teórico-prático (T/P), combinando o método expositivo interativo com a análise e
discussão das temáticas lecionadas relativas aos três tipos de Turismo abordados no âmbito da U.C., bem como a realização de um conjunto de visitas técnicas e participação em seminários sobre as temáticas em estudo.
A avaliação de conhecimentos e competências da U.C. será feita segundo o método de avaliação contínua,
onde será valorizado e obrigatório o regime presencial em 65% da totalidade das aulas. A distribuição das
horas de trabalho independente por semestre será dividido em trabalhos práticos, relatórios e mini-testes (provas escritas). Será igualmente feito o acompanhamento da elaboração dos trabalhos práticos, com apresentação
oral e discussão dos resultados em contexto de aula.
Através do recurso a estas metodologias, tornar-se-á possível desenvolver as competências genéricas
relevantes, durante a lecionação da U.C.

Conteúdos Programáticos

Tema 1. Turismo no Espaço Rural
1.1. Definição de T.E.R.
1.1.1.Caraterísticas das áreas rurais
1.2.O mercado do T.E.R.
1.2.1. A oferta e a procura
1.2.2. Gestão e promoção do T.E.R.
1.3. Turismo rural e desenvolvimento local
1.4. Estudo de casos práticos

Tema 2. Turismo de Golfe
2.1. Caraterização da atividade
2.2. A oferta e a procura no Turismo de Golfe em Portugal
2.2.1 Destinos concorrentes
2.2.2. O perfil do consumidor
2.3. Oportunidades e requisitos do mercado
2.4. Casos práticos

Tema 3. Turismo de Saúde e Bem-estar
3.1. Contextualização: origens e evolução histórica
3.2. Abordagem concetual: conceitos fundamentais
3.2.1. Modalidades de Turismo de Saúde
3.2.2. A simbologia da água: Termalismo, Talassoterapia e Spas
3.3. Produtos de Saúde e Bem-estar
3.3.1. Equipamentos e Instalações Termais
3.4. Legislação aplicável

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Andrade, F.C. e Antão, M. G. (2015). Turismo de Golfe em Portugal. Bases para a realização de um plano estratégico Filipa Centeno Andrade Mário Guerreiro Antão, Lusíada. Economia & Empresa. Lisboa, n.º 20/2015, pp. 81-97.

Gustavo, N. (2013). O golfe: lazer, turismo e sustentabilidade: reflexões sobre o caso português. Cravidão, F. e Santos, N. (Coord. de). Turismo e Cultura – Destinos e Competitividade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 453-469: DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0754-2_17

KUSAT, N. (2016). The role of rural tourism in rural development: the case of Turkey. Journal of Economics & Administrative Sciences. December, Vol. 18 Issue 2, pp. 11-21. DOI: 10.5578/jeas.27728.

Smith, M. and Puczkó, L. (2014). Health, Tourism and Hospitality – Spas, wellness and medical travel. New York: Routledge.(em aquisição)

Bibliografia Complementar

Bodeker, G. and Cohen, M. (Eds.) (2008). Understanding the Global Spa Industry. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Bushell, R. and Sheldon, J. (Eds.) (2009). Wellness and Tourism – Mind, Body, Spirit, Place. New York: Cognizant Communication Corporation.
D’ Angelo, Janet M. (2009). Spa Business Strategies (2nd Edition). Miami: Murray Media.
Dirk, Jean-Paul (2008). Les espaces ruraux (2ème éd.). Paris: Armand Collin.
Coelho, M. M. M. S. e Portela, A. J. S. G. (2010). Turismo de saúde e bem-estar: um modelo de empreendedorismo e inovação. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Kimes, S. E., & Singh, S. (2009). Spa revenue management [Electronic version]. Cornell Hospitality Quarterly, 50(1), 82-95. Retrieved [10th October 2017], from Cornell University, School of Hospitality Administration site: http://scholarship.sha.cornell.edu/articles/259/
Leavy, H. R. and Bergel, Reinhard R. (2003). The SPA Encyclopedia – A guide to treatments & their benefits for Health & Healing.

Planificação Semanal

Semana 1 – Introdução e desenvolvimento do Tema 1. Turismo no Espaço Rural: Definição de T.E.R.; caraterísticas das áreas rurais.

Semana 2 – Desenvolvimento do Tema 1. Turismo no Espaço Rural: o mercado do T.E.R.; a oferta e a procura; gestão e promoção do T.E.R.

Semana 3 – Conclusão do Tema 1. Turismo no Espaço Rural: Turismo rural e desenvolvimento local; estudo de casos práticos.

Semana 4 – Realização de visita técnica a unidade de T.E.R.

Semana 5 - Revisão dos Conteúdos Programáticos e realização da 1.ª Prova Escrita de avaliação.

Semana 6 – Introdução e desenvolvimento do Tema 2. Turismo de Golfe: caraterização da atividade; a oferta e a procura no Turismo de Golfe em Portugal e o perfil do consumidor.

Semana 7 – Desenvolvimento e conclusão do Tema 2. Turismo de Golfe: oportunidades e requisitos do mercado; análise de casos práticos.

Semana 8 – Realização de Visita Técnica a Campo de Golfe e elaboração do respetivo Relatório.

Semana 9 – Introdução e desenvolvimento do Tema 3. Turismo de Saúde e Bem-estar: contextualização – origens e evolução histórica.

Semana 10 – Desenvolvimento do Tema 3. Turismo de Saúde e Bem-estar: abordagem concetual – conceitos fundamentais; modalidades de Turismo de Saúde; A simbologia da água: Termalismo, Talassoterapia e Spas.

Semana 11 – – Desenvolvimento e conclusão do Tema 3. Turismo de Saúde e Bem-estar: produtos de Saúde e Bem-estar; equipamentos e instalações termais, análise da legislação aplicável.

Semana 12 – Realização de Visita Técnica a Unidade de Saúde e Bem-estar (SPA) e elaboração do respetivo Relatório.

Semana 13 – Sessões de elaboração dos Trabalhos de Grupo.

Semana 14 – Revisão dos Conteúdos Programáticos e realização da 2.ª Prova Escrita.

Semana 15 – Apresentação dos Trabalhos de Grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos abordados ao longo da UC dotarão os alunos de conhecimentos específicos no âmbito do Turismo no Espaço Rural, Turismo de Golfe e Turismo de Saúde e Bem-Estar (objetivos 1, 2 e 3), que vão ao encontro das necessidades do mercado, permitindo desenvolver competências que têm como objetivo final a integração adequada no contexto laboral,
nomeadamente em funções de liderança no âmbito da gestão e supervisão das operações em unidades dedicadas a estas atividades que ocorrem e se desenvolvem em diversos contextos (objetivos 4, 5, 6, 7 e 8).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia expositiva interativa será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem permitindo
que o aluno compreenda os vários conceitos inerentes ao turismo no espaço rural (T.E.R.), ao Turismo de Golfe e ao Turismo de saúde e bem-estar (objetivos 1, 4, e 7),
compreendendo a sua evolução no contexto nacional e internacional, reconhecendo a sua importância para o
desenvolvimento do setor (objetivos 2, 5 e 8). Esta metodologia será complementada com outros métodos,
específicos para cada objetivo, como a realização de exercícios práticos, com visitas técnicas a diferentes tipos de unidades de turismo (objetivos de 1 a 8).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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