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Dissertação 2018/2019

  • 60 ECTS
  • Lecionada em Português

Objetivos

Trabalho de natureza científica sobre um tema ou tópico da área fundamental de conhecimento do Mestrado. Deve ter uma componente de enquadramento e discussão crítica da literatura relevante e uma componente de exercício teórico ou experimental.

Pré-Requisitos Recomendados

É condição prévia para efetuar a inscrição em Dissertação que o estudante tenha concluído, com aproveitamento, pelo menos onze das doze unidades curriculares do curso de Mestrado em Gestão.

Método de Ensino

Orientação tutorial do estudante por parte do orientador da dissertação - sessões individuais de orientação científica e metodológica do trabalho que é predominantemente de natureza autónoma. Recorre-se ainda a metodologias ativas e participativas manifestas na apresentação e discussão regulares do trabalho do aluno com o orientador, e em eventuais sessões de grupo-apresentações do aluno para o seus pares.
A UC poderá funcionar em regime de blearning, privilegiando-se nesse caso a utilização de comunicação via email e reuniões via skype.
A avaliação é final e terá em conta a dissertação e sua apresentação pública.

Conteúdos Programáticos

A escolha do tema da dissertação de Mestrado carece da aprovação formal por parte da Direção do Departamento de Economia e Gestão, ouvido o Coordenador do ciclo de estudos, devendo enquadrar-se nas linhas e interesses de investigação do REMIT- Research on Economics,Management, and Information Technologies.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Dependente do tema da dissertação, sendo da responsabilidade do orientador o aconselhamento do estudante sobre a bibliografia a consultar.

Planificação Semanal

n/a

Coerência do programa para com os objetivos

O programa de trabalho é definido por cada orientador atendendo à opção tomada pelo aluno quanto à realização de uma dissertação e respetivo tema. Este programa será ajustado aos objetivos concretos subjacentes, e que em todos os casos contemplam o desenvolvimento do raciocínio crítico, da capacidade de autoaprendizagem e de comunicação escrita.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

É através do trabalho individual e respetiva orientação tutorial que se promove o objetivo de desenvolvimento de capacidades de auto-aprendizagem, incluindo conhecimento e competências várias ao nível cognitivo, comportamental e social. As sessões de orientação tutorial permitem traçar metas de trabalho, monitorizar a sua evolução, aclarar dúvidas, partilhar reflexões, e aconselhar leituras. Assim, a metodologia de ensino usada permite que o estudante apresente e justifique as suas ideias, por um lado discutindo-as com o orientador e, por outro lado eventualmente fazendo apresentações para o orientador e para os seus pares, sendo desta forma o trabalho individual desenvolvido de uma forma profunda, lógica e metódica, favorecendo a consistência e solidez dos conhecimentos, o raciocínio crítico e a capacidade de comunicação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
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