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Marketing Estratégico 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No final desta unidade curricular, o aluno deverá estar apto a:
1. Compreender e assimilar o real conceito de marketing enquanto Filosofia de Gestão da Empresa e destino Turístico;
2. Compreender o papel do marketing estratégico e operacional;
3. Identificar e compreender as características diferenciadoras dos serviços turísticos e saber analisar as suas implicações na gestão estratégica de marketing;
4. Identificar as fases de planeamento de Marketing no turismo: empresa e destino turístico.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão leccionadas através do método expositivo, complementado com a análise e debate de casos práticos ilustrativos das temáticas a abordar. Paralelamente, providencia-se orientação tutorial, especialmente dirigida a apoiar a realização dos trabalhos de grupo; estes serão posteriormente apresentados oralmente de forma a estimular a reflexão, a capacidade crítica e a interacção nos alunos.

Conteúdos Programáticos

- Real Conceito de Marketing - Marketing Estratégico vs. Marketing Funcional;
- Conceito de Orientação ao Mercado (OM) e o modelo teórico de OM - Factores antecedentes, nucleares e consequentes;
- O Marketing estratégico nos Serviços Turísticos - As quatro principais características diferenciadoras do Marketing dos serviços turísticos;
- O Marketing Integral nos serviços turísticos: Marketing Interno, Interativo e Tradicional;
- O planeamento de Marketing: Marketing-Mix dos Serviços turísticos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kotler, P., Bowen, J. & Makens, J. (2014). Marketing for Hospitality and Tourism, Sixth Edition. Harlow: Pearson

Material de estudo disponibilizado pelo docente

Bibliografia Complementar

ARTIGOS a publicar na página da UC no Moodle

Planificação Semanal

Semana 1: Real Conceito de Marketing - Marketing Estratégico vs. Marketing Funcional;
Semana 2: Modelo de OM - Factores antecedentes, nucleares e consequentes
Semana 3: Marketing integral
Semana 4: Marketing mix
Semana 5: Planeamento de Marketing no Turismo

Coerência do programa para com os objetivos

As horas de contacto teórico-práticas leccionadas através do método expositivo e complementadas com a análise e debate de estudos-caso vão ao encontro dos objectivos inicialmente propostos e possibilitam aprendizagem e contextualização dos conceitos associados às problemáticas do marketing no turismo. A orientação tutorial no apoio prático do percurso lectivo dos alunos, mais concretamente na realização de trabalhos de grupo e individuais que serão posteriormente apresentados oralmente em contexto de aula, ajuda à prossecução do trabalho autónomo dos alunos e aplicação dos conceitos ao contexto real.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As temáticas abordadas nesta unidade curricular permitem que o aluno compreenda a importância que as estratégias de marketing têm para o sucesso das empresas turísticas e para a actividade turística dos destinos. Permitem também dotar o aluno de competências técnicas que proporcionam a eficaz leitura do mercado e as necessidades dos clientes de uma empresa e destino turístico.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita  
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipa  
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