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Práticas em Eventos, Turismo e Hospitalidade 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Reconhecer os contextos e as tendências dos eventos no âmbito dos destinos turísticos e das dimensões da hospitalidade;
2. Compreender os eventos e a economia das experiências, combinando uma base teórica de conhecimento com operações práticas;
3. Reconhecer os eventos e as experiências como fatores determinantes da atratividade dos destinos e da experiência turística global, respondendo às motivações dos diferentes públicos;
4 Compreender a importância da autenticidade, originalidade cultural como garantia de qualidade.
5. Reconhecer a importância do envolvimento da população e do voluntariado cultural, como elementos integrantes dos eventos e das experiências.
6. Entender as questões operacionais associadas às características dos eventos;
7. Identificar os impactes dos eventos.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas.
Decorrerão sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos, bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos com recurso a estudos de caso.

Conteúdos Programáticos

1. O contexto, quadro de desenvolvimento, conceitos e teorias de suporte ao estudo das práticas em eventos, no contexto do turismo e hospitalidade;
2. Os eventos no enquadramento do turismo e dos seus públicos;
3. Tendências do turismo de eventos nas práticas de recreio e de lazer;
4. A economia das experiências no contexto das novas motivações turísticas: o comportamento do novo consumidor e a atratividade dos destinos;
5. A qualidade das experiências e a sua relação com a autenticidade e a originalidade cultural;
6. Os eventos como catalisadores do desenvolvimento turístico das cidades e dos territórios;
7. Gestão do relacionamento com a comunidade anfitriã, enquanto elemento fundamental da construção dos eventos e a experiência global;
8. Planeamento e gestão de eventos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Azevedo, A. S. (2014). Gestão de comunicação em eventos: o caso Port Wine Fest. Dissertação de Mestrado.
Porto. Universidade Portucalense.
Jackson, N. (2013). Promoting and marketing events: theory and practice. Grã-Bretanha. Routledge.
Marujo, M. N. (2017). Turismo, Turistas e Eventos: da teoria à prática. Castelo Branco. RVJ - Editores, Lda.
Pedro, F., Caetano, J., Christiani, K. & Rasquilha, L. (2012). Gestão de Eventos. Lisboa. Escolar Editora.
Rogers, T. (2013) Conferences and conventions: a global industry. Grã-Bretanha. Routledge.
Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo – Planeamento e Organização. Lisboa. Edições Sílabo.

Bibliografia Complementar

management. Milton,
Queensland: Wiley.
Bowdin, G.A.J., Allen, J., O'Toole, W., Harris, R. & McDonnell, I. (2011). Events management - 3rd ed.. Oxford.
Elsevier Butterworth-Heinemann.
Getz, D. (2012). Events Study: theory, research and policy for planned events. London. Routledge.
Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, 29, p. 403-428.
Getz, D. (1997). Event management and event tourism. New York. Cognizant Communications Corporation.
Gursoy, D. & Kendall, K. W. (2006). Hosting Mega Events. Modelling Locals’ Support. Annals of Tourism Research, Vol. 33 (3), p. 603-623.
Van der Wagen, L.& White, L. (2011). Event Management for tourism: Cultural, Business and Sporting Events.
EUA. Prentice Hall.

Planificação Semanal

-

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular adequam-se aos conteúdos programáticos, sendo desenvolvidos de acordo com a evolução na aprendizagem dos conteúdos, encontrando-se adaptados às várias partes em que se divide o programa proposto. Fazendo uma ligação estreita com exemplos e casos práticos de aplicação, a UC explorará os principais conceitos teóricos, os processos metodológicos e as técnicas de análise fundamentais da UC, aplicada aos eventos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Atendendo a que os objetivos propostos equilibram as teorias fundamentais dos Eventos, Turismo e Hospitalidade, a aplicação prática dos conteúdos no domínio dos conceitos, a metodologia adotada cumpre esses fins. Transversal a todo o momento de ensino é a abordagem de investigação, patente no projeto de grupo a construir ao longo do percurso letivo, que se entende venha a constituir uma competência fundamental.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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