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Interpretação e Valorização do Património Cultural 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1- Analisar a interpretação e a valorização do património cultural como instrumento de leitura e de comunicação;
2- Reconhecer os instrumentos, os métodos e as técnicas de abordagem da investigação, inventariação, estudo e proteção dos bens culturais associados à valorização patrimonial e aos estudos de casos concretos;
3- Compreender a interpretação como instrumento metodológico e técnico de valorização da reabilitação do património cultural;
4- Reconhecer o impacto das redes e de uma comunicação acessível implementada como boas práticas em estudos de casos.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica

Método de Ensino

Método expositivo em articulação com o método interrogativo de forma a promover a transmissão de conhecimentos em aulas teórico-práticas; Estudo de casos: aulas práticas com resolução de casos reais ou simulados, em atividades individuais ou de grupos, de forma cooperativa; com debate e discussão critica; seminários; visitas externas ou de estudo; visitas virtuais. Aprendizagem autónoma através da realização de investigação em projeto em curso fomentando a descoberta do conhecimento em trabalho de campo, pesquisa e análise bibliográfica de publicações relacionadas com os conteúdos da unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1.Caraterização e interpretação dos documentos
1.1Leitura, interpretação e valorização do património cultural:definição de conceitos
2.Interpretação e Valorização do Património Arqueológico
2.1A interpretação e a elaboração dos projetos de valorização
2.2Metodologia aplicada à conservação, restauro, dinamização e rentabilização de arquiteturas arqueológicas
2.3Estudos de caso
3. Leitura e Valorização de Património Construído
3.1 A Gestão da preservação/conservação como parte integrante da Gestão do património.
3.1.1 A importância dos planos de conservação preventiva
4.Acessibilidades e comunicação aos bens culturais
4.1Turismo, educação e públicos diferenciados
4.2Estudos de caso de interpretação, acessibilidades e comunicação
5.OTurismo como fator de sustentabilidade dos bens culturais e de desenvolvimento do território
5.1Estudos de caso
5.1.1Centros históricos e bens classificados como património mundial
5.1.2Da arquitetura tradicional portuguesa ao hotel rural.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

AGUIAR, J. (2003). Cor e cidade histórica. Estudos cromáticos e conservação do património, FAUP.
BALLART, J. (1997). El Patrimonio histórico y arqueológico: valor y uso, Barcelona, Ariel.
BLOCKLEY, M., HEMS, A. (ed.). (2006). Heritage Interpretation: Theory and Practice: Issues in Heritage Management, London, Routledge.
HOWARD, P. (2003). Heritage: Management, Interpretation, Identity, London, Continuum
SILVA, M. F., & Borges, I. M. (2019). Religious Tourism and Pilgrimages in the Central Portuguese Way to Santiago and the Issue of Accessibility. Socio-Economic Impacts of Religious Tourism and Pilgrimage (pp. 375-395). Hershey, PA: IGI Global.
SILVA, Fátima M. (2017). Os primórdios do Termalismo: os balneários castrejos e o seu potencial turístico. Tourism and Hospitality International Journal, 9(2), 4-28.
SILVA, Fátima M. (2015). Valorización de los poblados fortificados de la edad del hierro del noroeste de la península ibérica y el turismo arqueológico. Conserva,20, Chile

Bibliografia Complementar

CUSTODIO, J. (1993). Salvaguarda do património - antecedentes históricos: de Alexandre Herculano... Carta de Veneza (1837-1964). Dar Futuro ao Passado/IPPAR, 33-71.
SILVA, M. Fátima Matos e PEREIRA, A. (2014). Conservação preventiva em Museus Regionais e Municipais – a importância da formação. Anuário do Património - As Boas Práticas de Reabilitação e Conservação, Grémio do Património (GECORPA)/editora Canto Redondo, Número 2, 64-71.
SILVA, M. Fátima Matos e PEREIRA, A. (2012). La frmación en conservación preventiva en los Museos: el qué y el porqué. El caso del Museu Regional de Paredes de Coura (Miño, Portugal).V Congreso del Grupo Español de Conservación del International Institute for Conservation of historic and artistic works (I.I.C.), Madrid, 275-283,395
SILVA, Fátima M.(2002)(coord)Actas Conservação e Intervenção em Sítios Arqueológicose Monumentos Históricos, Porto.
http://www.iccrom.org/
http://www.igespar.pt/pt/
Outra bibliografia será fornecida durante as aulas.

Planificação Semanal

Aula 1
Apresentação do módulo.
Considerações diversas sobre os conteúdos programáticos, a bibliografia, o sistema de avaliação, as atividades externas, entre outros elementos consignados na ficha de unidade curricular
Informações diversas e enquadramento dos trabalhos de investigação a desenvolver no âmbito do módulo.
Caraterização e interpretação dos documentos
Leitura, interpretação e valorização do património cultural: definição de conceitos
Interpretação e Valorização do Património Arqueológico
A interpretação e a elaboração dos projetos de valorização
Aula 2
Metodologia aplicada à conservação, restauro, dinamização e rentabilização de arquiteturas arqueológicas
Estudos de caso
Leitura e Valorização de Património Construído
A Gestão da preservação/conservação como parte integrante da Gestão do património.
A importância dos planos de conservação preventiva

Aula 3
Acessibilidades e comunicação aos bens culturais
Turismo, educação e públicos diferenciados
Estudos de caso de interpretação, acessibilidades e comunicação

Aula 4
O Turismo como fator de sustentabilidade dos bens culturais e de desenvolvimento do território
Estudos de caso
Centros históricos e bens classificados como património mundial
Da arquitetura tradicional portuguesa ao hotel rural

Aula 5
Apresentação dos trabalhos de investigação

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são claramente coerentes com os objetivos da unidade curricular dado que foram criados conjunta e harmonicamente como uma unidade indissociável sem a qual a unidade curricular não teria qualquer sentido. Por exemplo, os estudos de casos relativos à abordagem dos diversos tipos de bens culturais estão claramente referidos nos objetivos, tal como as visitas de estudo e outros mencionadas para que os conteúdos que se pretendem transmitir aos estudantes lhe cheguem de uma forma direta, numa interação conjugada que passa pelo aprender vendo fazer e fazendo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino são manifestamente coerentes com os objetivos da unidade curricular na medida em que estas promovem um ensino teórico-prático aliado à realização de trabalhos de investigação (aprendizagem por projeto), numa metodologia de investigação-ação para que sejam cumpridos os principais objetivos de identificação, inventariação, estudo, proteção e valorização dos bens culturais. Essa coerência fica clara no exposto relativo aos objetivos e à metodologia de ensino.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisão Sim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor Sim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsável Sim
Preocupação com a qualidade Sim
Resolução de problemas Sim
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