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Metodologia de Investigação Científica 2018/2019

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Reconhecer a importância da fase de revisão da literatura.
- Compreender como formular problemas e questões de investigação.
- Pesquisar, recuperar e avaliar recursos de informação, a partir de diversas fontes, para o desenvolvimento de projetos de investigação.
- Identificar e refletir sobre as fases iniciais do processo de investigação.
- Compreender os limites e as possibilidades de diferentes desenhos de investigação.
- Identificar, caracterizar e elaborar instrumentos de recolha de dados.
- Compreender procedimentos de análise de dados, técnicas de amostragem e seleção de participantes: estudos de natureza quantitativa.
- Compreender os elementos implicados na análise, interpretação e relato de resultados a partir de estudos de
natureza qualitativa.
- Compreender as questões éticas envolvidas numa investigação.
- Comunicar os resultados da investigação, utilizando normas internacionais.
- Elaborar uma proposta de investigação metodologicamente adequada.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de metodologia de investigação.

Método de Ensino

Tendo a unidade curricular um caráter teórico-prático assente na análise e elaboração de documentos, os métodos de ensino adotados serão: expositivos, para a presentação de quadros teóricos de referência; participativos, com análise e discussão de textos de referência ou resolução de casos práticos; ativos com a realização de trabalhos individuais e de grupo e envolvendo pesquisa e estudo/trabalho autónomo. A participação será manifestada através da realização de trabalhos em pequeno grupo, que evidenciem análise, reflexão e síntese e posteriormente apresentados ao grande grupo. Trabalho final individual escrito e respetiva apresentação e defesa.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à investigação em educação
2. Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico
3. Metodologias quantitativas e qualitativas
4. Processo de investigação em educação:
4.1. Fases do projecto de investigação
4.2. O problema de investigação e as questões de pesquisa
4.3. A construção da problemática
4.4. O design: eixos de análise e operacionalização da pesquisa empírica
4.5. Técnicas e Instrumentos de recolha de informação
4.6. Estrutura de um relatório / monografia / projecto
5. O estudo de caso em investigação em educação
6. Normas para a elaboração de textos científicos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Afonso, N.(2005). Investigação Naturalista em Educação. Um guia prático e crítico.Porto:Edições ASA.
Coleman, M., & Briggs, A. R. (Eds). (2002). Research Methods in Educational Leaderships and Management.
London: Paul Chapman Publishing
Denzin, N. K., & Lincoln, Y- S. (Eds.) (1994). Hanbook of Qualitative Research. USA: SAGE.
Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e Prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários.
Oeiras:Celta.
Morgado, J. C. (2013). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De facto.
Tuckman, B. W.(1972). Conducting Educational Research. USA:HBJt.

Bibliografia Complementar

Bryant, A., & Charmatz, K. (eds.) (2007). The Sage handbook of grounded theory. Los Angeles: Sage
Publications.
Ghiglione, R. e Matalon, B. (1995). O Inquérito – Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora, LDA.
Reason, P. & Bradbury, H. (2001). Handbook of Action Research. Londres: Sage.
Yin, Robert (1989). Case study research: design and methods. London: SAGE.

Planificação Semanal

- Introdução à investigação em educação
- Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico
- Metodologias quantitativas e qualitativas
- Processo de investigação em educação:
- Fases do projecto de investigação
- O problema de investigação e as questões de pesquisa
- A construção da problemática
- O design: eixos de análise e operacionalização da pesquisa empírica
- Técnicas e Instrumentos de recolha de informação
- Estrutura de um relatório / monografia / projecto
- O estudo de caso em investigação em educação
- Normas para a elaboração de textos científicos

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos da unidade curricular, fornecendo aos estudantes ferramentas de trabalho e aprendizagem de forma a que eles possam desenvolver as competências necessárias para a elaboração de projectos de investigação, mais particularmente no âmbito da educação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino procuram desenvolver competências de investigação nos estudantes, quer através do trabalho mais orientado para a resolução de casos práticos, quer através do trabalho de campo que realizam no seu contexto de trabalho, de forma a atingir os objetivos propostos para esta unidade curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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