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Metodologia de Investigação Científica 2018/2019

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Reconhecer a importância da fase de revisão da literatura.
- Compreender como formular problemas e questões de investigação.
- Pesquisar, recuperar e avaliar recursos de informação, a partir de diversas fontes, para o desenvolvimento de projetos de investigação.
- Identificar e refletir sobre as fases iniciais do processo de investigação.
- Compreender os limites e as possibilidades de diferentes desenhos de investigação.
- Identificar, caracterizar e elaborar instrumentos de recolha de dados.
- Compreender procedimentos de análise de dados, técnicas de amostragem e seleção de participantes: estudos de natureza quantitativa.
- Compreender os elementos implicados na análise, interpretação e relato de resultados a partir de estudos de
natureza qualitativa.
- Compreender as questões éticas envolvidas numa investigação.
- Comunicar os resultados da investigação, utilizando normas internacionais.
- Elaborar uma proposta de investigação metodologicamente adequada.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Tendo a unidade curricular um caráter teórico-prático assente na análise e elaboração de documentos, os métodos de ensino adotados serão: expositivos, para a presentação de quadros teóricos de referência; participativos, com análise e discussão de textos de referência ou resolução de casos práticos; ativos com a realização de trabalhos individuais e de grupo e envolvendo pesquisa e estudo/trabalho autónomo. A participação será manifestada através da realização de trabalhos em pequeno grupo, que evidenciem análise, reflexão e síntese e posteriormente apresentados ao grande grupo, assim como um trabalho individual.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à investigação em educação
2. Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico
3. Metodologias quantitativas e qualitativas
4. Processo de investigação em educação
4.1. Fases do projecto de investigação
4.2. O problema de investigação e as questões de pesquisa
4.3. Revisão da literatura.
4.4. O research design e operacionalização da pesquisa empírica
4.5. Técnicas e instrumentos de recolha de informação
4.6. O estudo de caso em investigação em educação
5. Estrutura de um relatório / monografia / projecto
6. Normas para a elaboração de textos científicos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Afonso, N.(2005). Investigação Naturalista em Educação. Um guia prático e crítico.Porto:Edições ASA.
Almeida, L. & Freire, T. (1997). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Coimbra: APPORT.
Coleman, M., & Briggs, A. R. (Eds). (2002). Research Methods in Educational Leaderships and Management. London: Paul Chapman Publishing.
Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y- S. (Eds.) (1994). Hanbook of Qualitative Research. USA: SAGE.
Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e Prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras:Celta.
Morgado, J. C. (2013). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De facto.

Bibliografia Complementar

Ghiglione, R. e Matalon, B. (1995). O Inquérito – Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora, LDA.
Reason, P. & Bradbury, H. (2001). Handbook of Action Research. Londres: Sage.
Yin, Robert (1989). Case study research: design and methods. London: SAGE.

Planificação Semanal

Aula 1 (4h): Apresentação; Introdução à investigação em educação.

Aula 2 (4h):Estrutura de um relatório; Normas para a elaboração de trabalhos científicos.

Aula 3 e 4 (8h): Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico; Metodologias quantitatitvas e qualitativas (trabalhos de grupo e apresentação da investigação elaborada).

Aula 5 (4h): Fases do projeto de investigação. O problema de investigação e as questões de pesquisa. Revisão da literatura.

Aula 6 (4h): Research Design e operacionalização da pesquisa.

Aula 7 (4h): Técnicas e instrumentos de recolha da informação.

Aula 8 (2h): O estudo de caso.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos estão coerentes com os objectivos da unidade curricular pois cada um deles se destina a atingir os objectivos propostos, fornecendo aos estudantes ferramentas de trabalho e aprendizagem de forma a que eles possam desenvolver as competências necessárias para a elaboração de projetos de investigação correctamente elaborados e com qualidade.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino procuram desenvolver competências de investigação nos estudantes, quer através do trabalho mais orientado (trabalho individual), quer através de trabalhos de leitura e pesquisa que realizam no seu contexto de sala de aula (trabalho de grupo), de forma a atingir os objectivos propostos para esta unidade curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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