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Gestão e Desenvolvimento de Projetos 2018/2019

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final desta Unidade Curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Identificar e relacionar os componentes fundamentais de um projeto educativo;
2. Analisar e refletir sobre projetos educativos de âmbito nacional e internacional;
3. Distinguir e articular o projeto educativo com outros instrumentos de gestão curricular;
4. Estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas da escola e com a gestão autónoma e local do currículo;
5. Avaliar a importância da gestão e desenvolvimento de projetos no exercício dos cargos de gestão da escola.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

A presente unidade curricular tem um caráter teórico- prático, uma vez que existirá por parte da docente exposição e clarificação de conceitos, assim como recurso a leitura e análise individual de documentos de trabalho (de natureza normativa e teórica) considerados pertinentes, para posterior reflexão conjunta e elaboração de trabalhos. Serão ainda realizados debates sobre as temáticas em análise sustentados nos conteúdos lecionados enriquecidos com pesquisas bibliográficas. Recorrer-se-á à análise e discussão de estudos de caso. Relativamente à avaliação, esta será do tipo contínua. Neste sentido, a participação (peso de 10%) será manifestada através da realização de trabalhos em pequeno grupo, que evidenciem análise, reflexão e síntese apoiada em diversos tipos de suportes e posteriormente apresentados ao grande grupo. Trabalho final escrito - projeto (peso de 60%) e defesa oral do projeto (peso 30%).

Conteúdos Programáticos

1.Projeto Educativo
1.1.Polissemia do conceito de projeto
1.2.Evolução político normativa no contexto do sistema educativo português
1.3.Como se distinguem e articulam o projeto educativo e outros instrumentos de gestão curricular
2.A autonomia da escola e os seus projetos como desafio para a definição de estratégias de gestão.
3.Processo de construção, monitorização e avaliação de projetos educativos:
3.1.1. Conteúdos e fases;
3.1.2. Participação dos diferentes membros da comunidade educativa.
3.1.3. Diagnóstico estratégico - importância e procedimentos.
3.1.4. Missão e visão – construção.
3.1.5. Metas e indicadores de verificação.
3.1.6. Dispositivos de avaliação.
3.1.7. Plano de comunicação/divulgação.
4.Estudos de caso.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Azevedo, R. (coord.) (2011). Projetos Educativos: elaboração, monitorização e avaliação – guião de apoio. Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos – guião prático. Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Costa. J. (2007). Projectos em Educação: contributos de análise educacional. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Fontoura, M. (2006). Do projecto educativo de escola aos projectos curriculares. Fundamentos, processos e procedimentos. Porto: Porto Editora.
Roldão, V. (2007). Gestão de Projectos. Lisboa: Monitor

Bibliografia Complementar

Alves, M. (2003). Organização, gestão e projectos educativos as escolas. Porto: Edições ASA.
Costa, J. (2003). Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (des)construção. Revista Educação & Sociedade, 24 (85). Campinas (pp. 1319-1340).
Costa. J. (2004). Construção de projectos educativos nas escolas: traços de um percurso debilmente articulado. Revista Portuguesa de Educação, 17, 2. Universidade do Minho – Braga (pp. 85-114).
European Commission (2004). Project Cycle Management. Brussels: EC.
Freitas, C. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional

Planificação Semanal

Apresentação da UC
1.Projeto Educativo
1.1.Polissemia do conceito de projeto
1.2.Evolução político normativa no contexto do sistema educativo português
1.3.Como se distinguem e articulam o projeto educativo e outros instrumentos de gestão curricular
2.A autonomia da escola e os seus projetos como desafio para a definição de estratégias de gestão.
3.Processo de construção, monitorização e avaliação de projetos educativos:
3.1.1. Conteúdos e fases;
3.1.2. Participação dos diferentes membros da comunidade educativa.
3.1.3. Diagnóstico estratégico - importância e procedimentos.
3.1.4. Missão e visão – construção.
3.1.5. Metas e indicadores de verificação.
3.1.6. Dispositivos de avaliação.
3.1.7. Plano de comunicação/divulgação.
4.Estudos de caso.
Avaliação e encerramento da UC.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos curriculares enumerados como 1 e 2 permitirão aos estudantes construir um referencial teórico que permita a problematização e reflexão crítica, e compreender a importância da gestão e desenvolvimento de projetos no exercício dos cargos de gestão da escola; A lecionação do conteúdo curricular 1.3, permitirá distinguir e articular o projeto educativo com outros instrumentos de gestão curricular A lecionação dos conteúdos curriculares que compõem o ponto 3 permitirão atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: Identificar e relacionar os componentes fundamentais de um projeto educativo; e estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas da escola e com a gestão autónoma e local do currículo; O conteúdo curricular enumerado como 4 permitirá analisar e refletir sobre projetos educativos de âmbito nacional e internacional.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A leitura e interpretação de textos e legislação fornecidos pela docente, seguido de debate em grande grupo com os estudantes permitirão aos mesmos “distinguir e articular o projeto educativo com outros instrumentos de gestão curricular” e “avaliar a importância da gestão e desenvolvimento de projetos no exercício dos cargos de gestão da escola. A elaboração de trabalhos de pares e em grupo, associados a trabalhos de pesquisa e exposição teórica da docente contribuirão para a concretização dos objetivos, a saber: “identificar e relacionar os componentes fundamentais de um projeto educativo” e “Estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas da escola e com a gestão autónoma e local do currículo. A análise de casos de estudo contribuirá para o desenvolvimento de competências de análise e reflexão sobre projetos educativos de âmbito nacional e internacional.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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