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Seminário de Projeto 2018/2019

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

Esta UC pretende acompanhar e apoiar o estudante na elaboração do seu projeto individual de tese doutoral.
De forma particular, o estudante deverá:
OA1 – Desenvolver um projeto de investigação original que servirá de base para a tese de doutoramento.

Pré-Requisitos Recomendados

O estudante deverá deter conhecimentos avançados de metodologia de investigação.

Método de Ensino

Sessões tutoriais (54h de contacto com um docente) permitirão a orientação e discussão de trabalhos focados no tema específico dos alunos. As 108h de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia, o trabalho de pesquisa de estado da arte e o aperfeiçoamento crítico da proposta de investigação. A avaliação, tendo por base o projeto de tese desenvolvido pelo aluno ao longo do 1º ano do programa, decorre de provas públicas e é da responsabilidade da CAT. Este relatório será acompanhado por um parecer da CAT (aprovado, a aprovar com base em alterações menores, a aprovar com base em alterações major, ou reprovado) enviado para a coordenação científica. Os pareceres "a aprovar" implicam alterações ao programa de trabalhos a submeter à coordenação científica, para deliberação futura; alterações menores, um parecer por parte do orientador e co-orientador; e alterações major, a reapreciação científica pela CAT. Uma proposta aprovada vincula o projeto e a orientação científica do mesmo.

Conteúdos Programáticos

CP1 - Embora não exista um programa formalizado nesta UC dada a sua natureza aplicada, pretende-se, contudo, oferecer ao doutorando um leque de oportunidades que lhe permitam concretizar os objetivos delineados. Deste modo, são proporcionadas ao estudante investigador orientações tutoriais individualizadas para monitorização e orientação do processo de investigação, experiências colegiais de apresentação e avaliação crítica do progresso das atividades de pesquisa através de um Seminário anual, além da frequência de seminários específicos e eventos científicos pertinentes para a área temática onde estão enquadrados os trabalhos de investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association (Sixth edition). Washington, DC: American Psychological Association.
Cone JD & Foster SL (2006). Dissertations and Theses from Start to Finish: Psychology and Related Fields (Second Edition). Washington, DC: American Psychological Association.
Wentz EA (2013). How to design, write and present a successful dissertation proposal. Los Angeles, CA: Sage.

Bibliografia Complementar

Será definida bibliografia adicional para de cada estudante, em conjunto com o orientador.

Planificação Semanal

Dado que não existe um programa formalizado nesta UC dada a sua natureza aplicada, a planificação semanal de atividades será organizada em torno das necessidades impostas pelos trabalhos de investigação dos estudantes, com o objetivo último de oferecer aos doutorandos um leque de oportunidades que lhe permitam concretizar os objetivos delineados. Deste modo, são proporcionadas ao estudante investigador orientações tutoriais individualizadas para monitorização e orientação do processo de investigação, experiências colegiais de apresentação e avaliação crítica do progresso das atividades de pesquisa através de um Seminário semestral, além da frequência de seminários específicos e eventos científicos pertinentes para a área temática onde estão enquadrados os trabalhos de investigação.

Coerência do programa para com os objetivos

Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência:
OA1 – CP1;

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para que os estudantes desenvolvam competências reflexivas sobre a investigação científica conducentes à delimitação e operacionalização de questões centrais de investigação, assim como o seu enquadramento conceptual, serão privilegiadas as metodologias de orientação tutorial, permitindo o feedback individualizado e a definição de ajustamentos necessários à delimitação da problemática e plano de investigação. Esta orientação tutorial será, de igual forma, essencial para que os estudantes desenvolvam competências de conceção e planificação do projeto de investigação nas suas diferentes etapas, assim como a sua apresentação e defesa pública.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
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