Como chegar
|
Contactos

Seminário em Hospitalidade 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Esta UC propõe o estudo aprofundado de um conjunto de 5 diferentes áreas da indústria da hospitalidade; Para cada área/setor é selecionado um exemplo empresarial/ organizacional ilustrativo, servindo assim como objeto de estudo mais detalhado na disciplina; cada setor é representado pelo gestor responsável de cada empresa/organização convidada, sendo o orador central na palestra/ seminário correspondente.

Os objetivos específicos da aprendizagem são:
1- Conhecer, avaliar e saber caraterizar cada uma das 5 áreas/ setores selecionados nos contextos: económico, turístico e empresarial, bem como, quanto ao seu potencial desenvolvimento a nível nacional e internacional;
2- Conhecer, avaliar e saber caraterizar cada um dos casos práticos, ilustrativos da realidade de cada área/ setor da indústria da hospitalidade;
3- Contactar as diferentes realidades de mercado da indústria da hospitalidade e seus protagonistas;
4- Desenvolver competências comunicacionais através da participação d

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

- Sessões expositivas com recuso à análise de casos práticos sobre conteúdos e estruturação da pesquisa para o estudo de cada área temática selecionada;
- Sessões de orientação tutorial com vista ao apoio à recolha de informação geral e específica, casos de estudo exemplares, bem como, quanto à preparação do guião da entrevista ao orador convidado (conjunto de questões pertinentes a colocar no âmbito de cada uma das palestras) nas áreas/ setores selecionados;
- Sessões de orientação com vista à preparação e concretização das visitas de estudo complementares às palestras/ seminários.

Conteúdos Programáticos

I – Metodologia de desenvolvimento dos estudos setoriais nas 5 áreas selecionadas – conteúdos a pesquisar;
II – Análise de um caso prático ilustrativo dos conteúdos e estrutura requerida para cada um dos estudos;
II - Realização de 5 palestras com interpelação aos oradores-gestores (guião individual de questões previamente preparado); visita de estudo a cada unidade alvo e posterior realização do relatório de estudo para as 5 áreas a seguir identificadas:

•Gestão de Empreendimentos Turísticos no Espaço Rural – Casa da Ventuzela/ Penafiel – Dra. Carla Aguiar
•Gestão de Unidades Hoteleiras em meio urbano – Porto Domus Hotel/ Porto – Dr. Paulo Chaves
•Gestão de Golf – Quinta do Fojo/ - Dra. Filomena Rito
•Gestão de Spas – The SPA/ Sheraton/ Porto – Dra. Magda Teixeira/ Dr. Tiago Gonçalves
•Gestão Hoteleira Hospitalar – IPO/ Porto – Dr. José Carlos Santos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Turismo de Portugal IP (2014). Turismo 2020 - cinco princípios para uma ambição. Lisboa: Turismo de Portugal, IP.
Turismo de Portugal IP (2006). 10 Produtos para o desenvolvimento do turismo em Portugal. Lisboa: Turismo de Portugal IP
Turismo de Portugal IP (2006). PENT – Turismo de Portugal IP

Planificação Semanal

Semana 1 – Metodologia de desenvolvimento dos estudos / Planificação do quadro de 5 seminários
Semana 2 - Composição e estrutura dos relatórios a realizar / Análise de caso prático ilustrativo
Semana 3 - Preparação do 1º seminário
Semana 4 - Realização do 1º seminário e visita de estudo
Semana 5 - Preparação do 2º seminário
Semana 6 - Realização do 2º seminário e visita de estudo
Semana 7 - Preparação do 3º seminário
Semana 8 - Realização do 3º seminário e visita de estudo
Semana 9 - Preparação do 4º seminário
Semana 10 - Realização do 4º seminário e visita de estudo
Semana 11 - Preparação do 5º seminário
Semana 12 - Realização do 5º seminário e visita de estudo
Semana 13 - Compilação e revisão dos relatórios de estudo
Semana 14 - Conclusões finais

Coerência do programa para com os objetivos

O contacto com os profissionais e as suas experiências nas 5 distintas áreas obriga à preparação antecipada e conjunta (docente e alunos) dos temas, concretizada na pesquisa de informação relevante sobre o funcionamento do setor, das empresas e do mercado em que se movem. As informações recolhidas junto dos profissionais cumpre o objetivos da aquisição de conhecimento aprofundado e contacto com as áreas e com as especificidades de cada tipo de negócio, a confirmar e resumir num relatório escrito com apresentação oral.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A pesquisa prévia dos conteúdos a pesquisar para cada palestra/ seminário, permite o estudo orientado de cada uma das áreas/ setores selecionados, conforme objetivo da unidade curricular. A concretização das palestras/seminários e a informação específica a recolher nesse âmbito complementada pelo posterior desenvolvimento do relatório a apresentar pelos alunos vem consolidar os conhecimentos adquiridos em cada área/ setor. Complementarmente, as visitas de estudo permitem a observação e confirmação das realidades descritas nas palestras/ seminários reforçando e aprofundando o nível de conhecimentos adquiridos

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)