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Sistemas Multimédia 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Inglês
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O aluno deverá poder identificar e desenvolver aplicações multimédia, na indústria, comércio, lazer, e noutros
âmbitos da sociedade.
Conhecer os componentes que formam os conteúdos multimédia, com especial relevância na multimédia interactiva.
Dotar o aluno de noções práticas de desenvolvimento de projectos de multimédia, tal como videojogos
e outras Apps Multimédia para plataformas PC, online e mobile.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos práticos de programação em Javascript, C++, C# ou Java.

Método de Ensino

Expositivo nas aulas teóricas e Demonstrativo nas aulas práticas.

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução à multimédia

2 - Texto, Cor, Imagem
2.1. Texto em multimédia
2.2. Física da cor
2.3. Cores aditivas e subtrativas
2.4. Modelos de cor
2.5. Imagens e fotografia
2.6. Compressão e formatos

3 - Mapa de Bits vs Vetorial
3.1. Mapas de bits
3.2. Vetoriais
3.3. Imagem 2D vs Imagem 3D

4 - Video e Som
4.1. Vídeo analógico
4.2. Vídeo digital
4.3. Compressão e formatos de video
4.4. Som analógico
4.5. Som digital
4.6. Compressão e formatos de som

5 - Animação
5.1. Princípios de animação
5.2. Animação 2D e 3D
5.3. Técnicas de animação

6 - Modelos 3D
6.1. Primitivas
6.2. Perspetivas
6.3. Modelação de objetos
6.4. Texturas e cores
6.5. Luzes e sombras
6.6. Rendering

7 - Interatividade, VR e AR
7.1. Videojogos
7.2. Realidade Virtual
7.3. Realidade Aumentada

8 - Programação de App Multimedia
8.1. Introdução ao Unity
8.2. Programação Multimédia com C#
8.3. Desenvolvimento de Apps Multimedia com Unity

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Multimédia e Tecnologias Interativas, Nuno Magalhães Ribeiro, FCA, 2012, ISBN: 978-972-722-744-0
Multimedia: Making It Work, Tay Vaughan, McGraw-Hill Education, 2014, ISBN: 978-0071832885
Learning 2D Game Development with Unity: A Hands-On Guide to Game Creation, Matthew Johnson, James A. Henley, Addison-Wesley, 2014, ISBN: 978-0-321-95772-6
http://unity3d.com/support/documentation/

Bibliografia Complementar

Dictionary of Multimedia, 3rd Ed, Peter Collin Pub., 2003, EUA, ISBN: 1901659518.

Planificação Semanal

Semana 1 - Introdução à multimédia
Semana 2 - Texto, Cor, Imagem
Semana 3 - Mapa de Bits vs Vectorial
Semana 4 - Imagem 2D vs Imagem 3D
Semana 5 - Video e Som
Semana 6 - Animacao
Semana 7 - Modelos 3D
Semana 8 - Interactividade, VR e AR
Semana 9 - Programação de App Multimedia
Semana 10 - Programação de App Multimedia
Semana 11 - Pascoa
Semana 12 - Revisões
Semana 13 - Teste Teórico e Teste Prático
Semana 14 - Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos
Semana 15 - Apresentação dos trabalho

Coerência do programa para com os objetivos

Os desenvolvimentos dos conteúdos estão orientados para que as metodologias de ensino sejam realizadas com uma abordagem teórico-expositiva e pratico-demonstrativa.
A avaliação da unidade curricular é continua utilizando métodos ativos de ensino-aprendizagem. O resultado da avaliação deve sintetizar o conhecimento teórico e o prático, consolidado com a apresentação final do trabalho, numa distribuição percentual de: 35% Teste Teórico, 35% Teste Prático e 30% em Trabalho final. Todas as avaliações devem ser obrigatórias, com o valor mínimo de 8.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As várias metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.
A composição das metodologias propostas tem por objetivo a aquisição de conhecimento por métodos expositivos e demonstrativos nas aulas teórico-práticas, seguido pela consolidação do conhecimento pela experimentação prática, levada a cargo nas aulas de Práticas Laboratoriais.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSim 
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSim 
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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