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Marketing Digital 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final do semestre o aluno deverá:
a) Explicar como funciona o meio online e o relacionamento dos utilizadores com as marcas através do estudo, análise e resolução de casos práticos;

b) Definir a identidade da marca, posicionamento e os principais critérios de segmentação de mercados em ambiente digital.

c)Ser capaz de desenvolver um plano de marketing digital construindo uma estratégia para a criação de um novo negócio com base na economia digital.

d) Planear e desenvolver uma campanha de comunicação digital.

e) Saber selecionar as melhores ferramentas e conteúdos para a implementação da campanha de comunicação nos meios digitais.

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem.

Método de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem estará orientado para fornecer aos alunos o conhecimento e prática necessários à elaboração de um projeto de marketing digital.
Os conhecimentos serão transmitidos em sessões teórico-práticas com exposição de conceitos e casos
práticos.
Os alunos desenvolverão também uma participação ativa estudando e analisando exemplos práticos de casos,
procurando fomentar a discussão das matérias expostas.

Conteúdos Programáticos

1-Conceitos e enquadramento do Marketing Digital
2-Planeamento de Marketing
3-Consumidor Online
4-A Marca e o Digital Branding
5-Mobile Marketing
6-E-commerce e Social Commerce
7-Search Engine Marketing
8-Marketing de Conteúdo
9-Social Media e Meios Digitais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Coutinho, V., Zeferino, A., Gouveia, M., Carvalho, F., Fonseca, A. & Faustino, P. (2018) Marketing Digital para
Empresas. Perfil criativo. Marques, V. (2016). Redes Sociais 360. Coimbra: Actual Editora.
Marques, V. (2014). Marketing digital 360. Coimbra: Actual Editora.
Marques, V. (2014). Marketing digital 360. Coimbra: Actual Editora.
Kotler, P. & Kartajaya, H. & Setiwan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra:
Actual Editora.
Ryan, D. & Jones, C. (2017). Understanding digital marketing: Marketing strategies for engaging the digital
generation (4th ed.). Kogan Page.

Bibliografia Complementar

Zeferino, A. (2016). Digital marketing analytics: Optimize o valor da sua estratégia digital. Sabedoria
Alternativa.
Conrado, A. (2012). Os 8Ps do marketing digital: O guia estratégico do marketing digital. Alfragide: Texto
Editores, Lda

Planificação Semanal

1.Conceitos e enquadramento do Marketing Digital

2.Planeamento de Marketing Digital

3.Consumidor Online

4.A Marca e o Digital Branding: offline

5.A Marca e o Digital Branding: online

6.E-commerce

7. Social Commerce

8.Social Media

9.Meios Digitais

10.Search Engine Marketing

11.Marketing de Conteúdo

12.Mobile Marketing

13.Trabalho Final - Apresentação

Coerência do programa para com os objetivos

O conhecimento dos alunos acerca das diferentes teorias, estratégias e ferramentas de marketing e marketing digital, permite aos mesmos aplicar em situações práticas de gestão de marcas em ambiente online, as melhores soluções com vista ao seu sucesso. O objetivo a) da cadeira será suportado pelos conteúdos programáticos 1, 3 e 4; O objetivo b) será suportado pelos conteúdos programáticos 2 e 4; O objetivo c) será suportado pelos conteúdos 2, 4, 5, 6, dando ao aluno a capacidade para desenvolver um projeto estratégico de planeamento de marketing O objetivo d) será suportado pelos conteúdos 4, 7 e 9, permitindo ao aluno criar um plano de divulgação da marca no meio online; O objetivo e) é suportado pelos conteúdos programáticos 5, 8 e 9 dando ao aluno o conhecimento acerca das ferramentas e estratégias de desenvolvimento de conteúdos para divulgação das no meio online.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As sessões teórico-praticas servirão para atingir os objectivos b), c), e)

A análise dos exemplos práticos de caso permitirão atingir os objectivos a)

Os mini relatórios servirão para atingir os objectivos d)

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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