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Problemáticas em Relações Internacionais 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar a especificidade das Relações Internacionais
2. Aplicar com rigor conceitos e terminologia científica das RI
3. Analisar criticamente fenómenos internacionais
4. Identificar e analisar criticamente dinâmicas políticas e de conflitualidade na cena internacional
5. Analisar criticamente estudos de caso da atualidade das relações internacionais

Pré-Requisitos Recomendados

É aconselhável que os alunos que frequentam esta UC tenham concluído com sucesso as seguintes unidades:
- Teorias das Relações Internacionais
- História das Relações Internacionais
- Política Internacional Contemporânea

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Apresentações temáticas
- Discussão de textos
- Grupos de debate
- Visualização de vídeos e documentários (de curta duração)

Conteúdos Programáticos

1. A natureza das Relações Internacionais
2. O debate agente-estrutura em Relações Internacionais
3. A nova ordem mundial pós-Guerra Fria
4. O legado da Guerra Fria nas dinâmicas políticas e de conflitualidade no pós-Guerra Fria
5. A Guerra Global contra o Terrorismo e a transformação da ordem internacional
6. Alternativas à ordem internacional liberal
7. Movimentos de resistência não-estatais à escala global

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baylis, J.; Smith, S.; Owens, P. (eds) (2016) The Globalization of World Politics. 7th edition. Oxford: Oxford University Press. ISBN: 9780198739852
Correia, P. (2010) Manual de Geopolítica e Geoestratégia – Volume II: Análise Geoestratégica do Mundo em Conflito. Coimbra: Almedina. ISBN: 9789724042572
Diez, T.; Bode, I.; Costa, A. (eds) (2011). Key Concepts in International Relations. London: SAGE Publishing. ISBN: 9781446209585
Salmon, T.; Imber, M. (eds) (2008) Issues in International Relations. 2nd edition. Oxford: Routledge. ISBN: 9780203926598

Bibliografia Complementar

Artigos em revistas científicas, entre as quais:
International Organization
International Security
International Studies Quarterly
Review of International Studies
Security Studies
World Politics
British Journal of Politics and International Relations
Cambridge Review of International Affairs
European Journal of International Relations
Geopolitics and International Boundaries
Global Governance
Global Society
International Affairs
International Journal
International Politics
International Relations
International Studies Perspectives
International Studies Review
Journal of Common Market Studies

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação. Funcionamento da UC.
Metodologia de trabalho e elementos de avaliação.

Semana 2
1. A natureza das Relações Internacionais:
1.1. Anarquia internacional
1.2. Comunidade internacional
1.3. Sociedade internacional

Semana 3
2. O debate agente-estrutura em Relações Internacionais
2.1. Perspetivas tradicionais e críticas
2.2. Utilidade para a compreensão e análise de fenómenos internacionais

Semana 4
3. A nova ordem mundial pós-Guerra Fria
3.1. Linhas caracterizadoras
3.2. Dinâmicas de continuidade e mudança

Semana 5
Preparação para o mini-teste.
Mini-teste.

Semana 6
4. O legado da Guerra Fria nas dinâmicas políticas e de conflitualidade no pós-Guerra Fria
4.1. O espaço do Médio Oriente
4.1.1. O conflito israelo-palestiniano

Semana 7
4.1.2. A questão curda

Semana 8
4.2. O espaço pós-soviético
4.2.1. Os conflitos gelados na Transnistria, Ossétia do Sul, Abecásia e Nagorno-Karabakh.

Semana 9
4.3. O espaço europeu: implicações da desintegração da Jugoslávia e da Guerra nos Balcãs
4.3.1. O caso da Macedónia

Semana 10
Continuação do tópico 4.3.

Semana 11
5. A Guerra Global contra o Terrorismo e a transformação da ordem internacional

Semana 12
6. Alternativas à ordem internacional liberal
6.1. Os BRICS

Semana 13
6.2. O caso do Brasil

Semana 14
7. Movimentos de resistência não-estatais à escala global
7.1. Antiglobalização e alterglobalização

Semana 15
7.2. Revoltas populares e a globalização da resistência ao modelo de governação liberal
Conclusão do semestre.

Coerência do programa para com os objetivos

Para alcançar os objetivos 1 e 2 da UC, serão lecionados os tópicos 1 e 2 do programa. Os objetivos 3, 4 e 5 serão concretizados transversalmente, com os contributos dos tópicos 3, 4, 5, 6 e 7 do programa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1 e 2 implicará predominantemente o recurso ao método expositivo, complementado pela discussão de textos que permitam a consolidação da matéria lecionada. Os objetivos 3, 4 e 5 serão concretizados com a aplicação do método expositivo complementado por apresentações temáticas dos alunos e grupos de debates, por forma a fomentar uma aprendizagem ativa e a investigação em Relações Internacionais. De forma transversal, e com contributo para todos os objetivos, estes métodos serão complementados com a visualização de vídeos de curta duração e documentários, com o intuito de fomentar a análise aprofundada e a consolidação dos tópicos leccionados.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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