Como chegar
|
Contactos

Metodologia e Investigação em Relações Internacionais 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Definir os conceitos de Ontologia, Epistemologia e Metodologia
2. Caracterizar a investigação em Ciências Sociais
3. Identificar os métodos utilizados pelas Relações Internacionais
4. Recolher dados e tratá-los cientificamente
5. Desenhar um projeto de investigação
6. Implementar e apresentar um trabalho de investigação

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Discussão de textos
- Discussão e análise dos projetos de investigação
- Exercícios práticos
- Apresentações

Conteúdos Programáticos

1. O conhecimento científico: ontologia, epistemologia e metodologia
2. A investigação em Ciências Sociais
3. Metodologias de investigação em Relações Internacionais
4. Desenhar um projeto de investigação
5. Concretizar a investigação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bell, J. (2004) Como realizar um projeto de investigação (3ª edição). Lisboa: Gradiva. ISBN: 9726625246
Freixo, M. (2013) Metodologia Científica: Fundamentos, Métodos e Técnicas (4ª edição). Lisboa: Instituto Piaget. ISBN: 9789896591144
Lamont, C. (2015) Research Methods in International Relations. London: Sage. ISBN: 9781446286050
Quivy, R.; Campehoudt, L. (2008) Manual de Investigação em Ciências Sociais (5ª edição). Lisboa: Gradiva. ISBN: 9789726622758
Williams, C. (2015) Doing International Research: Global and Local Methods. London: Sage. ISBN: 978144627349

Bibliografia Complementar

Artigos em revistas científicas, entre as quais:
American Behavioral Scientist
American Political Science Review
Comparative Political Studies
Critical Discourse Studies
International Organization
Political Analysis
Polity
World Politics

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação. Funcionamento da UC.
1. O conhecimento científico
1.1. Ontologia
1.2. Epistemologia
1.3. Metodologia

Semana 2
2. A investigação em Ciências Sociais
2.1. A importância dos conceitos e das teorias na investigação em Ciências Sociais
2.2. A ética e a responsabilidade na investigação

Semana 3
2.3. Diferentes trabalhos de investigação: a recensão, o comentário, o artigo científico e as monografias
Exercícios práticos

Semana 4
3. Metodologias de investigação em Relações Internacionais
3.1. Positivismo vs. Pós-positivismo
3.2. Métodos quantitativos
3.1.1. Estatística e inquéritos
Exercícios práticos

Semana 5
3.3. Métodos qualitativos
3.3.1. Análise de discurso
3.3.2. Etnografia
Exercícios práticos

Semana 6
3.3.3. Entrevistas
3.3.4. Estudos de caso
Exercícios práticos

Semana 7
4. Desenhar um projeto de investigação
4.1. Selecionar um tema
4.2. A revisão da bibliografia
Exercícios práticos

Semana 8
4.3. Definir o problema de investigação e o argumento
4.4. Definir o quadro teórico e conceptual
Exercícios práticos

Semana 9
4.5. Definir a metodologia de investigação
4.6. A relevância da investigação
Exercícios práticos

Semana 10
Apresentação e discussão dos projetos de investigação

Semana 11
5. Concretizar a investigação
5.1. Recolha e tratamento de dados
Exercícios práticos

Semana 12
5.2. Estruturação do trabalho de investigação
Exercícios práticos

Semana 13
5.3. Elaboração de conclusões
Exercícios práticos
Apresentação e discussão dos trabalhos de investigação

Semana 14
Apresentação e discussão dos trabalhos de investigação

Semana 15
Debate e comentários finais sobre os trabalhos de investigação.
Conclusão do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

Cada objetivo está diretamente relacionado com o tópico correspondente do programa de conteúdos da UC, à exceção dos objetivos 5 e 6 que serão alcançados com a execução do tópico 5. O objetivo 6 conta ainda com o contributo transversal de toda a matéria lecionada durante o semestre.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1-3 implicará maioritariamente o recurso ao método expositivo, complementado por debates e discussão de textos que permitam a consolidação da matéria lecionada. Para alcançar os objetivos 4, 5 e 6 o método expositivo será complementado pela realização de exercícios práticos em sala de aula, debate e análise de textos, bem como pela apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos durante o semestre.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)