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Estudos Europeus 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar os fundamentos filosóficos da ideia de Europa
2. Analisar as origens da União Europeia enquanto projeto político
3. Identificar e compreender as principais teorias da integração europeia
4. Compreender a dimensão institucional da política externa da União Europeia
5. Analisar criticamente algumas das políticas externas da União Europeia
6. Problematizar a União Europeia como ator global e as suas relações com outros atores internacionais

Pré-Requisitos Recomendados

É aconselhável que os alunos que frequentam esta UC tenham concluído com sucesso as seguintes unidades:
- Direito da União Europeia

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Discussão de textos
- Grupos de debate
- Visualização de filmes e documentários
- Quizzes
- Simulação

Conteúdos Programáticos

1. História da ideia de Europa
2. As origens da União Europeia: os "founding fathers"
3. Teorias da integração europeia
4. A dimensão institucional da política externa da União Europeia
5. Políticas externas da União Europeia
6. A União Europeia como ator global

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bache, I. et al (eds.) (2014) Politics in the European Union (4ª edição). Oxford: Oxford University Press. ISBN: 9780199689668
Camisão, I.; Lobo-Fernandes, L. (2005) Construir a Europa: O processo de integração entre a teoria e a história. Cascais: Princípia. ISBN: 9728818521
Marsh, S.; Mackenstein, H. (2014) The International Relations of the European Union. London: Routledge. ISBN: 9780582472938

Bibliografia Complementar

Bindi, F.; Angeluscu, I. (eds.) (2011) The Frontiers of Europe: A Transatlantic Problem? Washington: Brookings/SSPA. ISBN: 9780815705451

Artigos em revistas científicas, entre as quais:
International Organization
International Security
International Studies Quarterly
Review of International Studies
Security Studies
World Politics
British Journal of Politics and International Relations
Cambridge Review of International Affairs
European Journal of International Relations
Geopolitics and International Boundaries
Global Governance
Global Society
International Affairs
International Journal
International Politics
International Relations
International Studies Perspectives
International Studies Review
Journal of Common Market Studies

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação. Funcionamento da UC.

Semana 2
1. A História da Ideia de Europa

Semana 3
2. As origens da União Europeia: os "founding fathers"

Semana 4
3. As teorias da integração europeia
3.1. Federalismo
3.2. Supranacionalismo

Semana 5
3.3. Intergovernamentalismo
3.4. Novas abordagens ao estudo da integração regional

Semana 6
4. A dimensão institucional da política externa da União Europeia
4.1. O Serviço Europeu para a Ação Externa

Semana 7
5. As políticas externas da União Europeia
5.1. A Política Externa e de Segurança Comum
5.2. A Política Comum de Segurança e Defesa

Semana 8
5.3. O Alargamento

Semana 9
5.4 A Política Europeia de Vizinhança
5.5. Instrumentos informais de política externa - da cultura ao comércio
Mini-teste

Semana 10
6. A União Europeia como ator global
6.1. Poder civil, poder militar e poder normativo

Semana 11
6.2. As parcerias estratégicas da União Europeia
6.2.1. As relações com a vizinhança a sul e com a vizinhança a leste

Semana 12
6.2.2. As relações com a Rússia
6.2.3. As relações com a China

Semana 13
6.2.4. As relações com os EUA
6.3. Desafios e oportunidades para a política externa da União Europeia
Preparação da Simulação do Conselho Europeu

Semana 14
Preparação da simulação do Conselho Europeu (continuação)
Simulação do Conselho Europeu

Semana 15
Conclusão da Simulação
Conclusão do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

Cada objetivo está diretamente relacionado com o tópico correspondente do programa de conteúdos da UC. Os objetivos 4 a 6 terão uma dimensão mais transversal, sendo que todos os tópicos lecionados contribuirão para a sua concretização.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1-3 implicará maioritariamente o recurso ao método expositivo, complementado por debates e discussão de textos que permitam a consolidação da matéria lecionada. Para alcançar os objetivos 4, 5 e 6, o método expositivo será complementado pela visualização de filmes e documentários, quizzes, análise de discursos políticos e estudos de caso, bem como de uma simulação final.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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