Como chegar
|
Contactos

Estudos da Paz e da Segurança 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar e compreender as principais teorias e conceitos relacionados com os Estudos da Paz e da Segurança
2. Analisar as principais dinâmicas da paz e as causas dos conflitos no contexto internacional
3. Analisar estratégias de intervenção internacional e resolução de conflitos com recurso a estudos de caso
4. Identificar e analisar as principais escolas dos estudos de segurança e as ameaças à segurança internacional
5. Analisar criticamente os principais debates internacionais sobre paz e segurança

Pré-Requisitos Recomendados

É aconselhável que os alunos que frequentam esta UC tenham concluído com sucesso as seguintes unidades:
- Teorias das Relações Internacionais
- Geoestratégia e Recursos

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Discussão de textos
- Grupos de debate
- Visualização de filmes e documentários
- Quizzes

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao estudo da Paz e da Segurança: conceitos e teorias
2. Estudos para a Paz
3. Intervencionismo global e resolução de conflitos
4. Estudos de Segurança

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Buzan, B.; Hansen, L. (2011) The Evolution of International Security Studies. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN: 9780521694223
Galtung, J. (1996) Peace by Peaceful Means: Peace and Conflict, Development and Civilization. Oslo: PRIO. ISBN: 0803975112
Jeong, H. (2010) Conflict Management and Resolution: An Introduction. London: Routledge. ISBN: 9780415450416

Bibliografia Complementar

Balzacq, T. (ed) (2011) Securitization Theory: How Security Problems Emerge and Dissolve. Oslo: PRIO. ISBN: 9780415556286

Kaldor, Mary (2012) New and Old Wars (3a edição). Cambridge: Polity Press. ISBN: 9780745655625

Artigos em revistas científicas, entre as quais:
International Organization
International Security
International Studies Quarterly
Review of International Studies
Security Studies
World Politics
British Journal of Politics and International Relations
Cambridge Review of International Affairs
European Journal of International Relations
Geopolitics and International Boundaries
Global Governance
Global Society
International Affairs
International Journal
International Politics
International Relations
International Studies Perspectives
International Studies Review
Journal of Common Market Studies

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação. Funcionamento da UC.

Semana 2
1. Introdução aos Estudos da Paz e da Segurança

Semana 3
2. Estudos para a Paz
2.1. Conflito, violência e paz

Semana 4
2.2. ‘Velhas’ e ‘Novas’ Guerras
2.2.1. Estados falhados

Semana 5
2.2.2. Etnia e religião

Semana 6
2.2.3. Economias de guerra

Semana 7
3. Intervencionismo global e resolução de conflitos
3.1. A paz democrática e a paz liberal

Semana 8
3.2. A R2P

Semana 9
3.3. O papel das Nações Unidas na gestão de conflitos

Semana 10
Conclusão do tema da semana anterior.

Semana 11
4. Estudos de Segurança - dos tradicionalistas às escolas de Paris, Aberystwyth e de Copenhaga

Semana 12
Conclusão do tema da semana anterior.
4.1. Segurança discursiva

Semana 13
4.2. Os grandes debates internacionais sobre Segurança
4.2.1. Alargamento e aprofundamento da agenda de segurança

Semana 14
4.3. Principais ameaças à segurança internacional

Semana 15
Conclusão do semestre
Teste

Coerência do programa para com os objetivos

Cada objetivo está diretamente relacionado com o tópico correspondente do programa de conteúdos da UC. O objetivo 5 terá uma dimensão mais transversal, sendo que todos os tópicos lecionados contribuirão para a sua concretização.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1-4 implicará o recurso ao método expositivo, complementado por debates e discussão de textos que permitam a consolidação da matéria lecionada. Transversalmente a todos os objetivos, mas com principal contributo para alcançar o objetivo 5, o método expositivo será complementado pela visualização de filmes e documentários, quizzes e estudos de caso.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipa Sim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)