Como chegar
|
Contactos

Oficina de Língua Portuguesa 2018/2019

  • 3 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1 Identificar necessidades de informação e conhecer as fontes e os recursos disponíveis;
2 Distinguir entre recursos científicos, literários e informativos.
3 Conhecer e aplicar técnicas e estratégias para a identificação, avaliação e seleção da informação científica.
4 Utilizar, eticamente e de forma adequada os resultados da pesquisa de informação.
5 Conhecer e aplicar normas e estilos de citação e construção de bibliografias.
6 Organizar e gerir referências bibliográficas e citações usando softwares de gestão bibliográfica (e.g. EndNote Web, Mendeley).
7 Compreender a importância da ética e do uso responsável da informação.
8 Construir um texto científico e identificar as melhores formas de o comunicar.
9 Utilizar corretamente a língua portuguesa na interpretação de textos e na comunicação oral e escrita.
10 Conhecer e saber usar ferramentas digitais de suporte à elaboração de trabalhos, à comunicação e à colaboração.
11.Saber planificar um trabalho/atividade

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular, será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Especificamente, valorizar-se-ão os métodos de ensino expositivos, para a apresentação de quadros teóricos de referência; participativos, para a análise e resolução de casos; ativos, com a realização de trabalhos individuais, dinâmicas de grupo e envolvendo pesquisa e estudo/ trabalho autónomo. A componente expositiva será ainda suportada com exemplos práticos, e elaboração de exercícios práticos. Serão dinamizados seminários com especialistas em áreas como a comunicação, ética, literacia da informação.

Conteúdos Programáticos

0. Planificação de uma tarefa
1. A informação:natureza e suportes,organização,fontes,modos de acesso.
2. Os recursos de informação:técnicas e estratégias de pesquisa, recuperação e avaliação da informação. Fontes de informação digital.
3. Iniciação ao trabalho académico. Direitos de autor e ética da informação. Citações e referências usando normas e aplicando softwares de gestão de referências bibliográficas.
4. Sistematização e comunicação da informação: a língua como meio de comunicação. Estilos e estratégias de comunicação.
5. Técnicas de leitura, interpretação, comentário e discussão de textos académicos e não académicos.
6. A comunicação da informação científica: escrita, estrutura e técnicas de construção e edição do trabalho académico. A comunicação oral: apresentações orais e mistas. Técnicas de expressão oral e adequação a diferentes públicos.
7. Ferramentas digitais para elaboração e apresentação de trabalhos
8. Ferramentas digitais para suportar a comunicação e a col

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Estrela, E. et al (2013). Saber escrever uma tese e outros textos. Lisboa: Dom Quixote.
Estrela, E. et al. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote.
Information Retrieval & Management: a guide for students (2012). Stckholm: KTH, Royal Institute of Technology. https://www.kth.se/polopoly_fs/1.798275!/Information%20retrieval%20and%20management%202012.pdf
Madeira, A. M. Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência: como redigir e apresentar trabalhos científicos. Lisboa: Escolar.
Proctor, M. (2016). Advice on academic writing. University of Toronto, http://advice.writing.utoronto.ca/
Buzan, T., Saber Pensar, Editorial Presença, 1996

Bibliografia Complementar

Mestrados e Doutoramentos: estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência, A. Correia e A. Mesquita, Vida Economica, 2013
Revisão da literatura e sistematização do conhecimento, T. Cardoso, I. Alarcão e J.A. Celorico, Porto EDitora, 2010
Dantas, E. B. (2013). A importância da pesquisa para a tomada de decisões. In Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-2013-importancia-pesquisa-tomada-decisoes.pdf
Bergström, M. & Neves, R. (2012). Prontuário ortográfico e guia da língua portuguesa, 51.ª ed. Alfragide: Casa das Letras
Saber Pensar, T. Buzan, Editorial Prsença, 1996
http://www.priberam.pt/
https://pt.wikihow.com/Fazer-Anota%C3%A7%C3%B5es-Usando-o-M%C3%A9todo-Cornell

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da unidade curricular: objectivos, estrutura, avaliação e corpo docente. Teste diagnóstico. Seminário SIUPT: Os recursos de software da UPT. Os recursos digitais da UPT (Wi-Fi, VPN, MOODLE, SIUPT, …)
Semana 2
Planificação das atividades/trabalhos dos estudantes no 1º semestre, através da construção de um gráfico de Gantt em Excel.
Semana 3
Informação e informação científica: introdução geral ao tema. Recursos de informação.
Utilização do Word para elaboração de relatórios
Semana 4
Pesquisa de informação na Internet: estratégia e processo de pesquisa de informação. A avaliação da qualidade da informação. Ferramentas de social bookmarking.
Semana 5
Técnicas de leitura, interpretação, comentário e discussão de textos académicos e não académicos.
Exercícios de leitura, interpretação e debate de textos da área das TSI. A utilização de mapas mentais para sistematização de conceitos. Formas de Fazer Anotações Usando o Método Cornell.
Semana 6
Referenciação e citação bibliográfica. Responsabilidade social e ética da informação. Citações e referências usando normas e aplicando gestores de referências bibliográficas. Conceitos de originalidade, plágio e respeito pelos direitos de autor: testes de identificação de plágios, citações diretas e paráfrases. Normas e estilos de citação e referências. Softwares de gestão bibliográfica: o Mendeley e o EndNote Web. Funcionalidades, aplicações, integração com o Word.
Seminário BGUPT: Literacia Digital - Os recursos de informação da UPT. Realização de um trabalho prático.
Semana 7
Sistematização e comunicação da informação: a língua como meio de comunicação. A pontuação na escrita e na oralidade. Erros comuns no uso do Português e como minimizá-los. Estilos e estratégias de comunicação. Orientação da comunicação para públicos diversos.
Análise de casos e exercícios práticos.
Semana 8
Redação de um trabalho científico ou técnico: tipos de trabalhos; utilização de ferramentas digitais para elaboração de trabalhos. Ferramentas de trabalho colaborativo. Regras de escrita de trabalhos da UPT.
Semana 9
Seminário: Comunicação com impacto. Estilos e estratégias de comunicação. Orientação da comunicação para públicos diversos.
Semana 10
Trabalho de grupo
A comunicação oral: apresentações orais e mistas. Especificidades da linguagem na criação de apresentações. A ligação entre a apresentação no ecrã e a apresentação oral.
Software para a criação de apresentações: PowrPoint e outros.
Semana 11
Seminário - A comunicação não verbal. Trabalho de grupo.
Semana 12
Construção de relatório técnicos (Manuais e Ajuda em sistemas Informáticos)
Semana 13
Apresentação de trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo 1, “Identificar necessidades de informação…”, é atingido através da aprendizagem do conteúdo 1. O objetivo 2 é alcançado no âmbito dos conteúdos 1 e 5, o 1.º relativo à natureza da informação, e o 2.º à identificação e práticas de leitura de textos de natureza científica e não científica. O conteúdo 2, destinado à exploração de recursos de informação permitirá atingir os objetivos 3 e 4. Os objetivos 5, 6 e 7 serão logrados através da exploração da matéria apresentada no conteúdo 3, reservado à iniciação ao trabalho académico. O objetivo 8, relativo à construção e comunicação de um texto cintífico sera´atingido pelos conteúdos 2, 3 e 6. O objetivo 9, relativo ao domínio e aplicação da língua portuguesa será alcançado no âmbito da aprendizagem dos conteúdos 4 e 5 e 6. Este último conteúdo contribuirá igualmente para que sejam alcançados os objetivos 3, e 6. Os conteúdo 7 e 8 contribuirão para o objetivo 10.
O objetivo 11 é atingido com o conteúdo 0

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nesta unidade curricular, será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. O uso de métodos de ensino expositivos, para a apresentação de conteúdos, juntamente com a realização de trabalhos individuais, dinâmicas de grupo e elaboração de exercícios práticos permitirão atingir os diferentes objetivos de aprendizagem.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)