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Técnicas de Apoio à Economia e Gestão 2018/2019

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Os alunos devem conseguir aplicar as regras de matemática financeira com o objectivo de determinar o capital final, os juros, as taxas efectivas e nominais, os termos de uma renda, etc. Devem ainda ser capazes de interpretar e calcular Medidas de Concentração, calcular e interpretar Números Índices e serem capazes de trabalhar e interpretar a Deflação de Séries.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de estatistica descritiva

Método de Ensino

Adotar-se-á uma metodologia caracterizada pela coexistência do modelo expositivo com o modelo interativo.
Como estratégia para a prossecução dos objetivos da disciplina, promover-se-á a realização de exercícios práticos com apresentação e correção na própria aula.
Nas aulas práticas incentivar-se-á a independência no raciocínio e na resolução de exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

Parte I
1.Conceitos Básicos de Matemática Financeira
1.1.Enquadramento Geral
1.2.Capital, Tempo e Juros. Operações Financeiras
2.Regimes de Capitalização e de Desconto
2.1.Regime de Juro Simples
2.2.Regime Dito Simples
2.3.Regime de Juro Composto
3.Assincronismo da Capitalização e da Taxa de Juro
3.1.Taxas Equivalentes e Taxas Proporcionais
3.2.Taxas Efectivas e Taxas Nominais
4.Rendas
4.1.Conceitos Introdutórios: Noção de Renda; Momentos da Renda; Classificação das Rendas
4.2.Valor de Uma Renda de termos Quaisquer: Renda de Termos Constantes.
Parte II
1. Números Índices
1.1.Índices Simples
1.2.Índices Agregados ou Compostos
1.2.1.Índice de Laspeyres
1.2.2.Índice de Paasche
1.2.3.Deflação de Séries Cronológicas
1.2.3.1.IPC
1.2.3.2.Valores Reais/Valores Nominais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Parte I :
- Laureano, R., Santos, L., (2011. Fundamentos do Cálculo Financeiro, Edições Sílabo, Lisboa.
- Matias, Rogério (2009), Cálculo Financeiro- Teoria e Prática, Escolar Editora, Lisboa.
Lisboa, J., Augusto, M., (2008). Cálculo Financeiro. Vida Económica, Porto.
- Quelhas, A.; Correia, F. (2014). Manual de Matemática Financeira. Edições Almedina, Coimbra.

Parte II :
- Santos, C., (2010). Estatística descritiva, Edições Sílabo, Lisboa.
- Moreira, A., Macedo, P., Costa, M., Moutinho, V., (2011). Exercícios de Estatística com Recurso ao SPSS, Edições Sílabo, Lisboa.
- Reis, E. (2008). Estatística Descritiva, Edições Sílabo, Lisboa.

Bibliografia Complementar

Parte I:
- Mateus, A. (1999), Cálculo Financeiro, 5ª ed., Edições Sílabo, Lisboa

Parte II:
- B.Murteira, Análise Exploratória de Dados- Estatística Descritiva, McGraw-Hill, Lisboa, 1993
- Newbold, P., Carlson,W., Thorne, B. (2003), Statistics for Business and Economics, Prentice-Hall- Pearson Education (International Edition)

Planificação Semanal

Semana 1
1.Conceitos Básicos de Matemática Financeira
1.1.Enquadramento Geral
1.2.Capital, Tempo e Juros. Operações Financeiras
Semana 2
2.Regimes de Capitalização e de Desconto
2.1.Regime de Juro Simples
2.2.Regime Dito Simples
Semana 3 e 4
2.3.Regime de Juro Composto
3.Assincronismo da Capitalização e da Taxa de Juro
3.1.Taxas Equivalentes e Taxas Proporcionais
Semana 5
3.2.Taxas Efectivas e Taxas Nominais
1º teste de Avaliação
Semanas 6, 7 e 8
4.Rendas
4.1.Conceitos Introdutórios: Noção de Renda; Momentos da Renda; Classificação das Rendas
4.2.Valor de Uma Renda de termos Quaisquer: Renda de Termos Constantes
Semanas 9 e 10
4.3. Amortização de empréstimos
2º teste de Avaliação
Semana 12 e 13
Parte II
1.. Números Índices
1.1.Índices Simples
1.2.Índices Agregados ou Compostos
1.2.1.Índice de Laspeyres
1.2.2.Índice de Paasche
1.2.3.Deflação de Séries Cronológicas
1.2.3.1.IPC
1.2.3.2.Valores Reais/Valores Nominais
3º teste de Avaliação

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos que se pretendem atingir. Assim, para o aluno ser capaz de fazer o tratamento dos dados utilizando várias técnicas e interpretando o seu significado, são estudados conceitos básicos de estatística descritiva; os números índices; e a Deflação de Séries.
Quanto aos objetivos de conseguir aplicar as regras de matemática financeira para determinar o capital final, os juros, as taxas efetivas e nominais e os termos de uma renda, são estudados e efetuados exercícios práticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para todos os objetivos da aprendizagem é utilizado o método expositivo com debate de ideias e expressão de opinião fundamentada. Através da utilização de uma metodologia expositiva, com um modelo interativo e com o incentivo à participação dos alunos visa-se a operacionalização de conceitos e o conhecimento dos conceitos básicos de matemática financeira e dos regimes de capitalização e de desconto.
Os alunos ao serem incentivados a desenvolver uma atividade de permanente pesquisa, desenvolvem capacidades no âmbito do assincronismo da capitalização e da taxa de juro, nomeadamente no domínio da compreensão dos aspetos das taxas equivalentes e proporcionais, das taxas efetivas e nominais e das rendas.
Através do debate de ideias e da permanente resolução de problemas, visa-se compreender os números índices; medidas de concentração e deflação de séries e compreender a importância do seu conhecimento.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSim 
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