Como chegar
|
Contactos

Tecnologias Web 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de criar aplicações web simples e websites usando HTML5, CSS3 e JavaScript 5 no cliente e PHP no servidor:
1- Identificar e caracterizar os diferentes serviços disponíveis na Internet
2- Planear e estruturar o mapa de navegação de um sitio Web.
3- Compreender o funcionamento do WWW: servidor e cliente
4- Identificar principais marcas HTML e saber actualizar conteúdos de uma página web.
5- Compreender o funcionamento dos formulários Web.
6- Entender a diferença entre um site CMS, um site estático e sites usando outras tecnologias do lado do servidor.
7- Compreender os benefícios de trabalhar com base de dados do lado do servidor na criação e gestão de sites.
8- Delinear e implementar sites usando ferramentas de CMS, incluindo a criação e edição de conteúdo, adição de funcionalidades e criação de modelos e temas personalizados.

Pré-Requisitos Recomendados

São recomendados (não exclusivos) conhecimentos das seguintes matérias:
- Algoritmia e programação;
- Arquitetura de computadores,
- Sistemas de Informação.

Moodle -

Método de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2. Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3. Ativas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Conteúdos Programáticos

1)Internet e Web - Passado, presente e futuro:
- Evolução dos conceitos e tecnologias: Web 1.0, 2.0 e 3.0
- Browser landscape
- Protocolos Web
- HTTP, pedidos e respostas, verbos e retornos
- Exemplos de aplicações/serviços na Web
2) HTML:
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- Elementos básicos de conteúdo
- Elementos avançados para aplicações
3) CSS:
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- Seletores e propriedades
- Regras de especificidade e posicionamento
- Técnicas avançadas

4) JavaScript:
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- Interação com o DOM
- Eventos
5) PHP:
- Configuração de um servidor básico
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- Formulários
6) Site Web: Planeamento/Estratégia, Mapa navegação, Prototipagem/Mockups
7) Sistemas de Gestão de Conteúdos Online (CMS):
- Terminologia, Arquitetura de informação Cliente-Servidor
- Plataforma Wordpress - instalação e configuração
- Loja online com Wordpress e Woocommerce

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Pereira, Alexandre; Poupa, Carlos (2013); Linguagens Web;6.ª edição; Edições Sílabo; Lisboa; ISBN: 978-972-618-913-8

M. Stepp, et al. (2012); Web Programming: Step by Step; 2nd edition: Step by Step Publishing

Bibliografia Complementar

Abreu, Luís (2015); HTML5 - 4a edição; FCA, Lisboa; ISBN: 978-972-722-821-8
Remoaldo, Pedro (2011); CSS3; FCA, Lisboa, ISBN: 978-972-722-731-0
Abreu, Luis (2015); JAVASCRIPT 6; FCA, Lisboa; ISBN: 978-972-722-815-7

- Fonseca, A. N., Ferreira, V.M. (2006), As Oportunidades, os Riscos e os Benefícios do Negócio Electrónico. SPI - Sociendade Portuguesa de Inovação, Porto, Retirado de http://web.spi.pt/negocio_electronico/documentos/manuais_PDF/Manual_II.pdf
- Magalhães, Nuno, Grilo, Alberto (2006), A segurança informática e o negócio eletrónico. SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação. Porto, Retirado de http://web.spi.pt/negocio_electronico/documentos/manuais_PDF/Manual_VII.pdf

Planificação Semanal

Semana 1:
- (1TP) Apresentação da UC e docentes. Logística.

Semana 2:
- (1TP/PL) Internet e Web: passado, presente e futuro.
- (2PL) Tecnologias web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0

Semana 3:
- (1TP) HTML, fundamentos.
- (1PL) Protocolos Web.
- (2PL) HTTP, pedidos e respostas, verbos e retornos. Exemplos.

Semana 4:
- (1TP) HTML, elementos de conteúdo
- (1PL) HTML, elementos para aplicações
- (2PL) Editores HTML, experimentação de elementos.

Semana 5:
- (2PL) CSS: fundamentos.
- (2PL) CSS: seletores e propriedades.
- (2PL) Criação de páginas simples HTML.

Semana 6:
- (1TP) Javascript: fundamentos.
- (1PL) Javascript: Document Object Model (DOM) e eventos simples.
- (2PL) Criação de páginas complexas com HTML e CSS.

Semana 7:
- (1TP) Arquitetura Cliente-Servidor: Servidor Web Apache
- (1PL) PHP: fundamentos.
- (2PL) Página com validação simples de campos

Semana 8:
- (1TP) PHP: formulários, Método envio POST/GET.
- (1PL) PHP: persistência dados (sessões, cookies).
- (2PL) Aplicação XAMPP, PHP “Hello World”, variáveis, estruturas de controlo, estruturas.

Semana 9:
- (1TP) Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS): Fundamentos
- (1PL) CMS: Terminologia, Arquitetura de informação
- (2PL) Site Web: Planeamento/Estratégia, Mapa navegação, Prototipagem/Mockups

Semana 10:
- (1TP) Mini-Teste
- (1PL) Introdução do sistema WordPress: âmbito, funcionalidades, arquitetura SI, WordPress.org vs. WordPress.com
- (2PL) instalação WordPress no servidor Linux/Apache

Semana 11:
- (2TP/PL) WordPress: exploração ferramenta administração
- (2PL) WordPress: editor de Temas – Interface

Semana 12:
- (2TP/PL) WordPress: Plug-ins e Módulos
- (2PL) Loja online: Woocommerce

Semana 13:
- Acompanhamento do trabalho

Semana 14:
- Acompanhamento do trabalho

Semana 15:
- (2TP/PL) Acompanhamento do trabalho
- (2PL) Apresentação/Defesa trabalho

* A data do teste está condicionada à publicação do mapa de avaliações, podendo sofrer alterações

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos nucleares da unidade curricular (HTML, CSS, JavaScript e PHP) permitirão alcançar o conhecimento de algumas linguagens de implementação de Web sites com arquitetura cliente-servidor. O conhecimento dessa mesma arquitetura será permitido através dos conteúdos programáticos introdutórios da unidade curricular (essencialmente, componentes arquiteturais da Internet e da Web). Através da compreensão dos sistemas de gestão de conteúdos online, permitirá a concepção, instalação e personalização de uma solução de site web, com loja online/ecommerce.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo permitirá assimilar os diferentes conceitos teóricos que fazem parte dos objetivos da unidade curricular. As fichas de trabalho, as demonstrações, os pequenos exercícios e os exercícios evolutivos permitirão consolidar os mesmos conceitos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de investigação  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)