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Gestão de Negócios Internacionais 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1) Compreender e interpretar o funcionamento dos negócios internacionais bem como utilizar uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais.
2) caracterizar o ambiente dos negócios internacionais.
3) compreender os modelos teóricos utilizados para analisar o funcionamento dos mercados internacionais e os processos de internacionalização.
4) compreender o processo de avaliação e selecção de países.
5) identificar e caracterizar os diferentes modos de entradas em mercados internacionais.
6) Identificar os diferentes fatores a contemplar na definição de estratégias de internacionalização.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Resolução guiada de problemas.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, contribuindo para a aquisição de competências de interpretação, sistematização e gestão de negócios internacionais.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos negócios internacionais
2. Dimensões da Internacionalização: Motivações, Timing ideal, Envolvente internacional dos negócios.
3. Teorias explicativas do Comércio Internacional.
4. Internacionalização e Globalização
5. O Processo de internacionalização da empresa
5.1. Avaliação e seleção dos mercados internacionais.
6. Formas de entrada nos Mercados Internacionais.
7. Estratégias de Posicionamento e Segmentação em mercados Globais.
8. Decisões ao nível do composto de marketing da empresa para um programa de internacionalização da empresa/marca.
9. O Marketing Internacional e a Internet.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Silva e C., S., Meneses, R. & Pinho, J.C. (2018). Marketing Internacional Negócios à Escala Global. 1ª Edição, Editora Actual, Grupo Almedina, Coimbra.
Maçães, M. (2017). Estratégias e Proessos de Iternacionalização. Editora Actual, Edições Almedina, Coimbra.
Hill, C. W. L. (2017), International business: competing in the global market place, 11th Edition, McGraw Hill.
Daniels, J.D.; Radebaugh, L.H. & Sullivan, D. (2018) International Business: Environments and Operations, 16th Edition, Pearson: New Jersey.

Bibliografia Complementar

Wall, S., Minocha, S. & Rees B. (2015), International business, 4th Edition, Pearson: Harlow.
Cullen, John B. & Parboteeah, K. Praveen (2010), International business : strategy and the multinational company, Routledge: New York.
Cateora, P., Gilly, M. & Graham, J. (2013). Marketing Internacional (15.ª ed.). Rio de Janeiro: McGraw-Hill/Bookman.
Viana, C., & Hortinha, J. (2009). Marketing Internacional (2.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação; 1. Introdução aos negócios internacionais
Semana 2 e 3: Dimensões da Internacionalização.
Semana 4 e 5: Teorias Explicativas da Internacionalização.
Semana 6 e 7: Internacionalização e Globalização; o Processo de internacionalização da empresa; avaliação e seleção dos mercados internacionais. Exercício prático.
Semanas 8 e 9 e 10: Formas de entrada nos Mercados Internacionais. Análise de exmplos.
Semana 11: Teste escrito. Estratégias de Posicionamento e Segmentação em mercados Globais.
Semana 12 e 13: Decisões ao nível do composto de marketing da empresa para um programa de internacionalização. A Internacionalização e a Internet.
Semana 14: Realização do Projeto em Grupo e entrega da Análise crítica de Artigo.
Semana 15: Apresentações do Pr.Grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Objetivo 1 - atingido através dos pontos 1 e 2.
Objetivo 2 - conseguido pelo ponto 2.
Objetivo 3 - conseguido pelos pontos 3, 4 e 5.
Objetivo 4 - atingido pelo ponto 5.
Objetivo 5 - atingido pelo ponto 6.
Objetivo 6 - conseguido pelos pontos 7, 8 e 9.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os conteúdos programáticos 1 e 2 estão suportadas em abordagens pragmáticas utilizando o método expositivo. Nos conteúdos 3 e 4 serão implementados os métodos demonstrativos e ativos, utilizando meios audiovisuais e documentários, com análise de situações reais e discussão em sala de aula. Os conteúdos 5, 6 e 7 serão baseados no método ativo e dinâmico com a resolução guiada de problemas e estudo de casos. Os conteúdos 8 e 9 terão como suporte a discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, contribuindo para a aquisição de competências de interpretação, sistematização e gestão de negócios internacionais.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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