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Comercio Eletrónico 2018/2019

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Conhecer a evolução do comércio eletrónico desde o seu surgimento até às últimas tendências.
2. Identificar estratégias de comércio eletrónico.
3. Distinguir os modelos de negócios tradicionais dos do comércio eletrónico.
4. Compreender porque e como se implementa um projeto de e-commerce.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de Marketing

Método de Ensino

• Exposição dos conteúdos programáticos, complementada pela análise de casos reais e respetiva reflexão e discussão.
• Resolução de casos práticos e reais.

• Avaliação -
- Realização de um trabalho de grupo para aplicação dos conhecimentos adquiridos (50%);
- Teste escrito com consulta (35%);
- Análise de artigo, individual (15%).

Conteúdos Programáticos

1. Comércio Eletrónico: origem e evolução (e-commerce vs. e-business)
2. Porque devem as empresas avançar para o online.
3. Estratégias comércio eletrónico.
4. Modelos de negócio eletrónico.
5. A importância do Design para a imagem da Marca.
6. Fornecedores vs Clientes - Escolha e Avaliação de Fornecedores e Desenho do perfil de clientes.
7. Tendências ao nível do e-commerce (ex.: social e-commerce; Omnichannel strategy).
8. O Projecto de e-commerce.
9. Meios de Pagamento e Distribuição.
10. Como medir o impacto do e-commerce.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

AFONSO, c., MONTEIRO, D., AMARAL, I. and NETO, J. (2016). Marketing Digital & E-Commerce. Viseu. Psicosoma Editora.
LAUDON, Kenneth & TRAVER, Carol (2015), ECommerce: Business, Technology, Society, 11ª ed.,New York. Prentice Hall
CHAFFEY, Dave (2009),EBusiness and ECommerce Management: Strategy, Implementation and Practice, 4th ed.,Italy. Prentice Hall

Bibliografia Complementar

-

Planificação Semanal

1ª aula - Comércio Eletrónico: origem e evolução, Ecommerce vs. Ebusiness.
2ª aula - Porque devem as empresas avançar para o online - análise de exemplos reais.
3ª aula - Estratégias e Modelos de Comércio Eletrónico.
4ª aula - Exercícios práticos (com colega das P).
5ª aula - A Importância do Design para a valorização da Imagem da Marca. Análise de casos práticos.
6ª Aula - Fornecedores e Clientes - contextualização no mercado nacional e evolução temporal.
7ª Aula - Tendências
8ª aula - O Projeto de e-commerce; meios de pagamento e transporte.
9ª aula - Meios para medir o Impacto do e-commerce para uma Empresa/Marca.

Coerência do programa para com os objetivos

- o 1º Objetivo é conseguido através dos pontos 1, 2 e 7.
- o 2º objetivo é consegido através do ponto 3.
- o 3º objetivo é conseguido através do ponto 4.
- O 4º objetivo é conseguido através dos pontos 5, 6, 8, 9 e 10.
- o 5º objetivo é conseguido pela Avaliação em si e pela análise de casos práticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A exposição dos conteúdos programáticos, complementada pela análise de casos reais e respetiva reflexão e discussão está inerente aos pontos 1, 2, 3, 4 e 8 do programa, dado tratarem-se de conceitos e fundamentos de cariz mais teórico.
Os pontos 3 a 6 do programa serão abordados de forma mais específica através da realização de um trabalho de grupo, no qual os estudantes terão de aplicar os conhecimentos adquiridos.
Por fim, a resolução de casos práticos e reais será a metodologia inerente à abordagem dos pontos 5 e 7 do programa.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Trabalho em equipaSim 
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