Como chegar
|
Contactos

Informática Aplicada 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da UC, o aluno deve ser capaz de:
-Compreender as folhas de cálculo, suas funções específicas e metodologias no tratamento dos dados relacionados com problemas de economia e gestão;
-Identificar as funções mais adequadas aos problemas específicos, incluindo áreas como a matemática, estatística, cálculo financeiro, entre outras;
-Explicar os diferentes tipos de gráficos existentes, relacionar os dados e construir apresentações gráficas;
-Conhecer os conceitos fundamentais de bases de dados e saber relacionar entidades
-Identificar dados de origens e formatos exteriores a folhas de cálculo e aplicar métodos para a sua conversão e importação;
-Desenvolver filtros de dados simples e avançados, com aplicação de regras complexas;
-Aplicar criticamente os conceitos de tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos;
-Identificar os métodos de análises de hipóteses
-Conhecer as principais ferramentas para análise de dados estatísticos e científicos (R, Python, Julia).

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem

Método de Ensino

O método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos teóricos. Utilizar-se-ão ainda as metodologias de ensino demonstrativa e laboratorial experimental.
A realização de projetos de aplicação dos conceitos para solução de problemas concretos da área de Economia será
incentivada, com recurso a atividades de investigação orientada e autónoma e trabalho colaborativo.

Elementos de avaliação:
Período de Avaliação Normal
Dois testes intermédios (T1, T2)e um trabalho em grupo (TG).
Nota Final = ((T1 + T2)/2)* 60 % + TG * 40 %

A média dos dois testes intermédios tem de ser pelo menos 9,5 valores e nenhum deles pode ter uma nota inferior a 7 valores.

Período de Avaliação de Recurso e Especial
• Nota Final = Exame * 60% + Trabalho * 40%

Conteúdos Programáticos

1. Modelação de dados em folha de cálculo
2. Funções matemáticas, de estatística e financeiras
3. Funções lógicas, temporais e de texto
4. Funções de pesquisa, referência, e filtros de dados
5. Visualização gráfica de dados em folha de cálculo
6. A folha de cálculo como base de dados mono tabela
7. Funções de base de dados e operações sobre tabelas
8. Tabelas e gráficos dinâmicos
9. Análise de hipóteses e ferramentas de análise
10. Noções de linguagem de programação R
11. Projeto Jupyter (Julia, Python, R)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Utilização do Excel 2010 para a Economia & Gestão, Luís Silva Rodrigues, 4ª Edição, FCA, 2011.
- Domine a 110%: Excel 2010, Maria José Sousa, FCA, 2011 (reimpressão de Março de 2015).
- Exercícios Resolvidos com Excel para Economia & Gestão, Adelaide Carvalho, 4ª Edição Atualizada e
Aumentada, FCA, 2012 (reimpressão de Setembro de 2014).
- Excel Avançado, Paula Peres, Edições Sílabo, 1ª Edição, 2005 (disponível na biblioteca).
- Excel Aplicado, Maria do Rosário Bernardo et al.,
- Robert Kabacoff, R in Action: Data Analysis and Graphics with R, Hanning Ed., 2nd Edition, ISBN-13: 978-1617291388
- Norm Matloff, Fast Lane to Python, University of California, Davis, available online: http://heather.cs.ucdavis.edu/~matloff
/Python/PLN/FastLanePythonF2014.pdf

Bibliografia Complementar

Disponível no Moodle.

Planificação Semanal

- Modelação de dados em folha de cálculo
- Funções matemáticas, de estatística e financeiras
- Funções lógicas, temporais e de texto
- Funções de pesquisa, referência, e filtros de dados
- Visualização gráfica de dados em folha de cálculo
- Mini teste 1
- A folha de cálculo como base de dados mono tabela
- Funções de base de dados e operações sobre tabelas
- Tabelas e gráficos dinâmicos
- Análise de hipóteses e ferramentas de análise -
- Noções de linguagem de programação R
- Projeto Jupyter (Julia, Python, R)
- Mini-teste 2
- Apresentação e defesa de trabalho de projeto

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos nucleares da unidade curricular (Excel e R) permitirão alcançar o conhecimento de algumas ferramentas utilizadas no ambito da gestão e economia.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo permitirá assimilar os diferentes conceitos teóricos que fazem parte dos objetivos da unidade curricular. As fichas de trabalho, as demonstrações, os pequenos exercícios e os exercícios evolutivos permitirão consolidar os mesmos conceitos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)