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Ciência Política 2018/2019

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular pretende dotar o discente de conhecimento sobre os conceitos centrais em Ciência Política. No final do semestre o discente deverá ser capaz de:
1. Entender as diferenças entre política, ciência política e ideologias políticas;
2. Compreender, de modo holístico, o conceito de Poder;
3. Descrever e explicar a evolução do conceito de Estado, bem como a sua arquitectura e os seus fins;
4. Destinguir e analisar com precisão as formas políticas, os regimes políticos e os sistemas políticos;
5. Analisar a natureza heterogénea dos partidos políticos e dos vários sistemas eleitorais.

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem

Método de Ensino

A unidade curricular contará com aulas de natureza teórica e aulas de natureza prática-laboratorial. Nas aulas de natureza teórica será efectuada uma discussão baseada na natureza ontológica e epistemológica dos conceitos. Nas aulas práticas-laboratoriais terá lugar uma problematização, por via de discussão moderada pelo discente, da utilidade e aplicabilidade dos conceitos no quadro do século XXI.

Conteúdos Programáticos

I. Conceitos basilares
a. Política
b. Ciência Política
c. Ideias Políticas
d. Compreensão holísitica de Poder

II. O Estado
a. Evolução do conceito de Estado
b. O Estado Moderno
c. Os elementos constitutivos do Estado
d. Tipos de Estado
e. Fins e funções do Estado

III. Formas políticas, Regimes políticos e Sistemas políticos
a. Monarquia: elementos constitutivos
b. República: elementos constitutivos
c. Democracia: tipos e formas de regimes democráticos
d. Autrocracia: tipos e formas de regimes autocráticos
e. A problematização dos regimes híbridos: os casos do sultanismo e da teocracia constitucional

IV. Participação política
a. Conceptualização da noção de Partido Político
b. Categorização dos tipos de Partidos Políticos
c. Visão holística dos Sistemas Eleitorais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

* Amaral, Diogo Freitas, 2014. Uma Introduçâo à Política. Lisboa: Bertrand
* Fernandes, António José, 2010. Introdução à Ciência Política: Teorias, Métodos e Temáticas. Porto: Porto Editora
* Grisby, Ellen, 2009. Analyzing Politics: An Introduction to Political Science. London: University of New Mexico
* Pasquino, Gianfranco, 2010. Curso de Ciência Política. Cascais: Principia

Bibliografia Complementar

* Cunha, Paulo Ferreira da, 2005. Política Mínima. Coimbra: Edições Almedina
* Godin, Robert e Klingemann, Hans-Dieter, 1998. ANew Handbook of Political Science. Oxford: Oxford University Press
* Hoffman, John e Graham, Paul, 2009. Introduction to Political Theory. Edimburgo: Pearson Longman
* Lara, António de Sousa, 2017. Ciência Política: Estudo da Ordem e da Subversão. Lisboa: Edições ISCSP
* Lowndes, Vivien, et. al., 2018. Theory and Methods in Political Science. Londres: Palgrave
* Magstadt, Thomas, 2011. Understanding Politics: Ideas, Institutions and Issues. Boston: Wadsworth
* Maltez, José Adelino, 2007. Metodologias da Ciência Política Lisboa: Edições ISCSP
* Moreira, Adriano, 2014. Ciência Política. Coimbra: Edições Almedina

Planificação Semanal

Semana 1
Definição de Política e de Ciência Política

Semana 2 - Poder
Conceito de Poder
Elementos constitutivos de Poder
Tipos (mais comuns) de Poder

Semana 3 - Estado I
Evolução história do conceito de Estado
Elementos basilares dos Estados contemporâneos

Semana 4 - Estado II
Tipos de estado
Fins do Estado
Funções do Estado

Semana 5 - Formas Políticas
Características e funções da Monarquia
Características e funções da República

Semana 6 - Regimes Políticos I
Conceptualização holística de Democracia
Príncipios estruturais dos regimes democráticos

Semana 7 - Regimes Políticos II
Democracia Directa;
Democracia Representativa;
Democracia Consociativa;
Democracia Étnica

Semana 8 - Revisão das matérias leccionadas. Teste

Semana 9 - Regimes Políticos III
Princípios estruturais dos regimes Autoritários
Princípios estruturais dos regimes Totalitários

Semana 10 - Regimes Políticos IV
Continuação da aula anterior

Semana 11 - Regimes Híbridos
Sultanismo
Teocracia Constitucional

Semana 12 - Sistemas de Governo
Funcionamento do Presidencialismo
Funcionamento do Semi-Presidencialismo
Funcionamento do Parlamentarismo

Semana 13 - Partidos Políticos
Funções dos partidos políticos
Classificação dos partidos políticos
Tipos de sistemas de partidos políticos

Semana 14 - Sistemas Eleitorais
Tipos de eleições
A questão dos círculos uninominais e plurinominais
Sistema proporcional
Sistema representativo
Sistema misto

Semana 15 – Revisão das matérias leccionadas. Teste

Coerência do programa para com os objetivos

O programa foi desenhado tendo em conta os objectivos não só da unidade curricular em causa, mas também a matriz mais ampla do ciclo de estudos em que a unidade curricular se encontra inserida. O primeiro e segundo objectivos compreendem a primeira parte dos conteúdos programáticos (conceitos basilares); o terceiro objectivo será alcançado com a segunda parte dos conteúdos programáticos (O Estado); o quarto objectivo, que é o mais amplo dos objectivos, ocupando várias as aulas do semestre, será cumprido com a terceira parte dos conteúdos programáticos (Formas políticas, Regimes políticos e Sistemas políticos); o quinto objectivo será alcançado com a quarta parte dos conteúdos programáticos (Participação Política)

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A combinação entre aulas teóricas, de natureza marcadamente analítica, e aulas práticas, com debates e problematização dos conceitos em estudo, permite ao discente alcançar, com relativa facilidade, todos os objectivos programáticos. A natureza dual, mas interdependente, das metodologias empregues em sala de aula facilitam a percepção das características multidimensionais dos conceitos em estudo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes Sim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia Sim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacionalSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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