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Ética e Responsabilidade Social das Organizações 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1) Reconhecer a necessidade do tratamento adequado da sustentabilidade a nível macro e micro económico;
2) Adquirir o conhecimento necessário para compreender criticamente a ética empresarial e a responsabilidade social das organizações;
3) Desenvolver as competências relacionadas com a utilização dos principais instrumentos de responsabilidade social das empresas e sua comunicação;
4) Desenvolver a sensibilidade para a dimensão ética da gestão das organizações e compreender as problemáticas associadas à formalização e gestão da ética nas organizações.

Pré-Requisitos Recomendados

n/a

Método de Ensino

Os métodos de ensino incluem aulas expositivas, análise e discussão de dilemas, casos e assuntos da atualidade bem como filmes e documentários.

Conteúdos Programáticos

1) Introdução à Ética Empresarial e Responsabilidade Social das Organizações;Relação entre Ética Empresarial, Responsabilidade Social das Organizações e Desenvolvimento Sustentável;
2) Responsabilidade Social das Organizações e a sua operacionalização; Conceitos afins
3) Ética Empresarial e gestão do desempenho ético;

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

PORTER, M. & KRAMER, M. R., (2011), “The Big Idea: Creating Shared Value”, HBR.
REGO, A., CUNHA, M. P., GUIMARÃES, N., GONÇALVES, H. & CABRAL-CARDOSO, C., (2006), “Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática”. Lisboa. RH Editora
SCHWARTZ, M. S., (2013), “Developing and sustaining an ethical corporate culture: The core elements”, Business Horizons

Bibliografia Complementar

BCSD Portugal, (2008), “Do Desafio à Oportunidade – O papel das empresas na sociedade de amanhã”
COMISSÃO EUROPEIA, (2011) “Reponsabilidade social das empresas: uma nova estratégia da UE para o período de 2011-2014”
MARREWIJK, M. van, (2003), “Concepts and Definitions of CSR and Corporate Sustainability: Between Agency and Communion”, Journal of Business Ethics 44: 95–105
OCDE, (2008), “Sustainable Development: Linking economy, society, environment"

Planificação Semanal

1ª e 2ª | Introdução à Ética Empresarial e Responsabilidade Social das Organizações; Relação entre Ética Empresarial, Responsabilidade Social das Organizações e Desenvolvimento Sustentável;
3ª, 4 ª, 5ª e 6ª | Responsabilidade Social das Organizações e a sua operacionalização; Conceitos afins;
7ª, 8ª, 9ª e 10ª| Ética Empresarial e gestão do desempenho ético;
11ª e 12ª | Apresentação e discussão de trabalhos;
13ª e 14ª | Revisões e Prova escrita.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com o processo de aprendizagem, que são ajustados às várias partes do programa. Como o objetivo principal é a aplicação prática dos conceitos teóricos a casos 'reais', alternar-se-á o método expositivo com o interrogativo, dando-se ênfase à participação dos alunos, formulando perguntas abertas com o objetivo de desenvolver o espírito critico. Recorrer-se-á ainda aos métodos demonstrativo e ativo através da análise crítica e discussão de dilemas, casos, artigos de imprensa, filmes e documentários.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A unidade curricular cobre os tópicos essenciais de Ética e RSE e providencia uma abordagem crítica à gestão das organizações centrada no lucro e na falta de ética e responsabilidade social.
Os métodos de ensino convidam a participação ativa dos estudantes, desenvolvem a sensibilidade para assuntos de natureza ética e ajudam os estudantes a tomar consciência da importância da ética e da responsabilidade social na gestão das organizações.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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